Site da Resultados Digitais: https://resultadosdigitais.com.br/materiais-educativos/
A internet promoveu uma mudança tão profunda na vida das pessoas que muitos traçam um paralelo entre essa época e a do surgimento do rádio ou da televisão. Em maio de 1995, o Ministério das Comunicações liberou o serviço comercialmente no Brasil, e as primeiras URLs com o sufixo “.com.br” apareceram no cenário nacional, dando início a uma revolução na vida das pessoas. Apenas 25 anos depois, mudamos completamente a maneira de fazer coisas simples, como tomar um táxi, comprar uma passagem de avião, reservar um hotel ou fazer compras. Os médicos-veterinários trocaram seus arquivos de aço por aplicativos hospedados em nuvem, obtêm resultados de exames à distância e assistem a palestras e congressos no conforto de suas residências. A maneira de divulgar o trabalho e estabelecer uma conexão entre o tutor e o médico-veterinário também mudou drasticamente. A mala direta enviada via correio e os anúncios em jornais de bairro deram lugar ao marketing digital.
Hoje em dia é imperativo que médicos-veterinários, clínicas e hospitais definam uma estratégia de marketing digital para suas atividades, sob o risco de verem seus concorrentes alavancarem suas operações, enquanto quem não o faz experimenta frustração com a estagnação ou a queda do faturamento. O objetivo deste artigo é dar uma visão geral dos principais pontos a considerar nessa jornada e apontar algumas dicas importantes.
Assumir a tarefa ou terceirizar
O conhecimento necessário para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente é enorme; portanto, delegar essa tarefa a uma empresa especializada é sem dúvida a melhor opção. Uma vez que o clínico veterinário coloca suas energias no atendimento aos tutores e seus animais, e o gestor da clínica foca a administração do negócio, provavelmente nenhum deles conseguirá desempenhar muito bem o trabalho de um profissional de marketing. A empresa Resultados Digitais (https://resultadosdigitais.com.br/materiais-educativos/), que se tornou referência nacional nessa área, disponibiliza vasto material que pode ajudar a entendê-la melhor. Uma rápida pesquisa no Google permite encontrar agências de marketing especializadas no setor veterinário.
É importante salientar que, ao contratar uma agência ou um profissional de marketing, o gestor da clínica deve definir metas objetivas e monitorar os resultados. Existem hoje ferramentas capazes de mensurar o resultado de determinadas ações, que se traduzem em relatórios de desempenho intuitivos e de fácil interpretação. Em linhas gerais, o médico-veterinário tem que ter em mente uma conta simples: se ele investe um valor X em reais em uma empresa ou em uma campanha de marketing, a empresa contratada deve mostrar que o faturamento subiu no mínimo duas vezes, caso contrário a estratégia deve ser reavaliada. Evidentemente, esse resultado pode não aparecer no primeiro mês, mas é importante considerar mudar de plano caso não tenha algum resultado positivo em três meses.
Os pontos mais importantes de uma campanha de marketing digital
Vamos considerar que o médico-veterinário ou proprietário de uma clínica pequena não tenha condições financeiras para contratar um profissional de marketing, ou mesmo que esteja disposto a tentar fazer algo por conta própria. Nessa situação, é fundamental que conheça os pontos-chaves do marketing digital.
Website
Não importa o tamanho do negócio, isso serve para um veterinário autônomo ou para um hospital veterinário. Ter um site institucional na internet é o primeiro passo. É fundamental pensar em um nome de domínio para o site e ver se ele já está sendo utilizado. A consulta e o registro de domínios podem ser feitos no Registro.br (https://registro.br/), que é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da internet no Brasil. O custo para registrar um domínio no Brasil é de R$ 40,00 ao ano. Além de domínio com o sufixo “.com.br”, é possível registrar domínios do tipo “.vet.br” para veterinários, “.zlg.br” para zoólogos, “.bio.br” para biólogos e muitos outros. A lista completa de domínios disponíveis pode ser encontrada no endereço https://registro.br/dominio/categorias/.
Uma vez efetivado o registro de domínio, é necessário criar o site e hospedá-lo em um servidor. Há várias plataformas que permitem criar sites sem a necessidade de muito conhecimento de programação e a custos muito baixos, como Locaweb (https://www.locaweb.com.br/) e Wix (https://pt.wix.com/), entre outras. Pensar em um site complexo, com muitas páginas e fotos, é um erro para quem estiver começando. É recomendável começar com algo bem simples, com informações básicas e dados de contato como telefone, endereço e e-mail. Uma única página é o suficiente para começar.
A partir do momento em que o empreendimento tenha um site, o próximo passo é criar uma conta no Google Meu Negócio (https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/). Essa funcionalidade permite que os usuários visualizem o site quando procuram veterinários no Google; além disso, podem interagir após serem atendidos, classificando o atendimento com até 5 estrelas e escrevendo comentários. Quanto maior o número de comentários positivos, maiores as chances de seu site aparecer na lista desse tipo de pesquisa.
Redes sociais
A presença nas redes sociais é necessária, contudo, mais importante ainda é a frequência das postagens. Um canal desatualizado no Facebook ou no Instagram denigre a imagem da clínica; em contrapartida, um canal com postagens semanais, conteúdo de qualidade e boas imagens tem mais chances de chamar a atenção e de promover um alto engajamento de clientes que voltem a acessar o canal.
Outro ponto fundamental é a linguagem utilizada nas postagens. A forma de se comunicar com o público define a imagem que o cliente fará do negócio. Aqueles que adotam uma linguagem infantil provavelmente serão lembrados como amigos, mas os que usam uma linguagem profissional, com informações técnicas de qualidade e de fácil compreensão, serão lembrados como veterinários competentes. Não basta engajar muitos seguidores, é importante posicionar-se de maneira a agregar valor ao serviço. A valorização da profissão começa pela imagem que o cliente cria do profissional, e isso ocorre muitas vezes antes mesmo de ele se tornar cliente.
Investimento em publicidade
Alguns canais aceitam publicidade, ou seja, é possível investir um valor diário para forçar a visualização do seu site ou canal de redes sociais. O resultado desse tipo de investimento costuma ser imediato. Ao investir numa campanha no Google AdWords (https://ads.google.com/), por exemplo, criam-se anúncios que são listados na área de publicidade do buscador. O objetivo do Google com esse tipo de ação é colocar uma pessoa que procura por um atendimento veterinário em contato com uma clínica veterinária perto dela. O ponto importante a lembrar no caso do Google AdWords é que é possível definir uma área geográfica para a publicidade, de maneira que apenas pessoas localizadas em determinado bairro ou cidade visualizem os anúncios, otimizando ao máximo o valor investido.