
Em 2008, em Itajaí, SC, morreram mais de 2 mil bovinos com as enchentes: Clínica Veterinária, n. 78, jan/fev, p. 18, 2009 – http://goo.gl/nmRAfF
Fazendo uma retrospectiva dos últimos 10 anos, os desastres, sejam naturais ou provocados por ação humana, causaram grande impacto tanto nos seres humanos quanto nos animais. Nos últimos, o salvamento de animais sempre foi prejudicado pela falta de pessoas e de instituições preparadas para lidar com a situação emergencial.
Em novembro de 2008, em Santa Catarina, mas de 2 mil bovinos morreram em enchentes. Alguns detalhes estão registrados em um artigo publicado na revista Clínica Veterinária, n. 78, janeiro/fevereiro de 2009: “Atuação de médicos-veterinários em desastres”
Em 2011, a região serrana do estado do Rio de Janeiro sofreu um grande deslizamento, gerando uma enorme tragédia que tirou a vida de muitas pessoas e animais. Dados oficiais apontam um número próximo de mil pessoas mortas. Porém, segundo o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis e associações das vítimas, entre outras entidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, cerca de 10 mil pessoas podem ter morrido ou desaparecido nas chuvas que atingiram a região naquele ano. Os números se referem apenas aos seres humanos! No entanto, o comprometimento da vida animal também foi muito grande. De pequenos a grandes animais.
Mais recentemente, o grande desastre de Mariana, MG, envolvendo a mineradora Samarco também causou enorme quantidade de vítimas, humanas e animais. Felizmente, dessa vez houve a participação de equipe médico-veterinária mantida pela Samarco. Inclusive com a participação da médica-veterinária Carla Sassi, que já tinha experiência acumulada em operações de resgate na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Alguns detalhes estão registrados em artigo publicado na revista Clínica Veterinária n. 120, janeiro/fevereiro de 2016: “A tragédia de Mariana, MG, relembra a importância da medicina veterinária de desastres”.
AVMA e desastres
A American Veterinary Medical Association (AVMA) tem materiais disponíveis na internet com o objetivo de preparar as pessoas para os casos de desastres e ensiná-las a proceder da melhor forma pos sível nos casos emergenciais e de resgate – http://goo.gl/hRw6zp:
• AVMA Emergency Preparedness and Response Guide (Guia de resposta e preparação emergencial);
• Saving the Whole Family (Salvando a família toda);
• Saving the Whole Family – Spanish (Salvando a família toda – Espanhol);
• Disaster Preparedness for Veterinary Practices (Preparação de práticas veterinárias para desastres).
WADEM 2017
De 25 a 28 de abril, acontece em Toronto, no Canadá, o WADEM Congress on Disaster and Emergency Medicine 2017, evento focado no manejo de situações de desastre e emergência que envolvem equipes multiprofissionais. A profa. dra. Rita de Cássia Maria Garcia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira no Brasil no ensino de medicina veterinária do coletivo, representará a medicina veterinária brasileira, com apresentação oral no WADEM 2017.
Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo
Nos dias 19 e 20 de maio ocorrerá a VIII Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo. Ela será realizada em Porto Alegre, RS, na UniRitter. O evento é uma realização em conjunto do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (Itec), do CRMV-RS e da UniRitter.
Manejo de animais em desastres, controle populacional de cães e gatos, cães comunitários, epidemiologia do abandono de animais, maus-tratos a animais, saúde única e zoonoses são alguns dos temas a serem abordados.