UFPR e Instituto PremieRpet® celebram 1 ano do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo
Primeiro CMVC do Brasil está localizado em Curitiba, oferece atendimento à população e desenvolve a ciência da veterinária social
Inaugurado em abril de 2022, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) acaba de completar 1 ano de atividades com muitos motivos para comemorar. Veja a notícia da sua inauguração na edição 158 (https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/noticias/ufpr-inaugura-centro-de-medicina-veterinaria-do-coletivo/). O CMVC é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conta com a parceria permanente do Instituto PremieRpet®, da Boehringer Ingelheim e do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC). O CMVC já é uma referência, por ser o primeiro Centro de Medicina Veterinária do Coletivo do Brasil e atuar colocando em prática essa especialidade ainda recente no país, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade e protetores independentes que formam uma rede de apoio aos animais abandonados, tendo sido registrados importantes avanços na medicina veterinária social.
A sede do espaço contou com uma reforma patrocinada pelo Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, que desde 2018 desenvolve projetos em parceria com a UFPR.
Atualmente, o CMVC oferece em um só lugar, após triagem do serviço social das famílias: atendimento clínico e cirúrgico – incluindo terapêuticas integrativas –, doação de ração (Projeto Zero Fome) e de medicamentos (Farmácia Solidária), perícia de animais vivos e castração de filhotes (em parceria com a Prefeitura de Curitiba). O CMVC conta com um Centro de Atendimento Especializado em Esporotricose (Cate), coordenado pela professora Cybelle Souza, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
Além desses serviços, o projeto Medicina de Abrigos oferece consultoria para abrigos de cães e gatos melhorarem os níveis de bem-estar dos animais e aumentarem as taxas de adoção. O projeto Adote um Adulto estimula a adoção de animais adultos. Ambos os projetos contam com a parceria do Instituto PremieRpet®.
“Por meio da parceria com a UFPR, nós fomentamos e disseminamos o conhecimento científico e a formação de profissionais especializados, em uma iniciativa pioneira na área da medicina veterinária do coletivo. Juntos e com base na ciência e nos conhecimentos mais avançados, ampliamos nossa capacidade de transformação social por meio de ações com foco em saúde única, na união indissociável entre saúde animal, humana e ambiental, promovendo impacto positivo na vida dos pets, dos tutores e da sociedade”, afirma Madalena Spinazzola, presidente do Instituto PremieRpet®.
Um ano de realizações
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR dá espaço a uma das áreas da medicina veterinária que mais cresce no mundo. O objetivo é agregar os serviços já prestados à comunidade, criando oportunidades para ensino, pesquisa e extensão.
Idealizado pela professora Cybelle de Souza, com a colaboração dos professores José Francisco Warth e Nivaldo Rizzi, o projeto inicial se referia ao atendimento clinico-cirúrgico público (gratuito). Outros projetos e serviços foram agregados ao atendimento público, como o Zero Fome, Adote um Adulto, Clínica de Interação Humano-animal, Farmácia Solidária, Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades, Medicina Veterinária Social, Serviço de Perícia de Animais Vivos e o Centro de Controle da Natalidade, coordenados pela professora Rita Garcia, formando desse modo o complexo denominado de Centro de Medicina Veterinária do Coletivo.
Sob a coordenação das professoras Cybelle de Souza e Rita Garcia, o CMVC conta com a atuação das professoras Roberta Carareto e Soraia Souza, das residentes Renata Oliveira e Aline Garbellotti; técnicos Jéssica Bescrovaine e Edson Faria; apoio administrativo, Silene Andrade; voluntária Daiana Knaut, médica-veterinária; alunos de pós-graduação: Amanda Barros, Brunna Ferreira, Bruno Nunes, Jean Moller, Larissa Wolf, Lucas Galdioli, Lu Baldan, Renan Vieira, Sandra Seixas e Yasmin Gonçalves; e os bolsistas de extensão Fabian Domingues, Vinicius Santos, Aline Mesquita, Jaqueline Chagas, Rafaela Cuchi, Thais Sell e Thyemi Cheng. Toda a equipe contribui para que o CMVC seja cada dia mais valioso, criando oportunidades para entregar suas melhores ações à comunidade.
“Um dos pilares do Centro são as práticas médico-veterinárias sociais cujo enfoque são as famílias multiespécie em situação de vulnerabilidade ou com violação de direitos. Os trabalhos interdisciplinares envolvem profissionais de assistência social e de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e das prefeituras da região metropolitana de Curitiba. A medicina veterinária atua estrategicamente para a promoção da saúde de seres humanos e animais”, explica Rita Garcia.
Balanço de 1 ano do CMVC
• 2.483 animais atendidos;
• 412 exames complementares realizados;
• dezenas de filhotes de cães e gatos castrados mensalmente;
• 32 gatos com esporotricose atualmente tratados e monitorados pelo CATe, em atendimentos que incluem aplicações de laserterapia e o apoio de terapêuticas integrativas;
• 10 toneladas de alimentos PremieRpet® doados e distribuídos pelo Projeto Zero Fome;
• 3 bolsas de estudos de doutorado em andamento, com financiamento de pesquisas pelo Instituto PremieRpet®, na área de MVC;
• 1 bolsa de doutorado e 1 de mestrado em andamento, financiadas pela Boehringer Ingelheim, na área de MVC;
• além disso, o CMVC já conta com mais de 80 graduandos nos projetos de extensão; 10 pós-graduandos; 2 residentes; 5 professores; 1 auxiliar de enfermagem; 1 técnica em biomedicina; 1 servidor administrativo e 1 de serviços gerais.
Serviços oferecidos
Entre os serviços oferecidos pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR à comunidade estão:
Clínica de interação ser humano/animal – Com o apoio e o patrocínio oferecidos pelo Instituto PremieRpet®, tem como objetivo fortalecer o vínculo ser humano/animal, melhorar os níveis de bem-estar dos animais de estimação e prevenir maus-tratos, negligência, abuso e abandono. Entre as atividades desenvolvidas está a consultoria para seis abrigos de cães e gatos (Projeto Medicina Veterinária de Abrigos), visando melhorar o nível de bem-estar dos animais e aumentar a taxa de adoção. As atividades incluem a capacitação de profissionais e voluntários e a identificação de pontos críticos a corrigir. O projeto contempla ainda o adestramento e a educação de animais adotados e o atendimento clínico comportamental de animais das famílias que frequentam o CMVC, bem como de protetores independentes.
Projeto Zero Fome – Com o apoio e o patrocínio do Instituto PremieRpet®, o projeto teve início em 2020 para viabilizar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. A distribuição do alimento é feita para famílias cadastradas no CadÚnico Nacional e protetores cadastrados na rede de proteção animal do seu município. Já foram destinadas 10 toneladas de alimentos PremieRpet® para cães e gatos por meio do projeto.
Perícia de Animais Vivos (SPA) – A UFPR tem termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp/PR), com várias frentes de trabalho, entre as quais a realização de perícia em animais vivos. O SPA conta com sala própria para a realização das perícias e equipamentos para realizar os exames. Em parceria com os órgãos policiais, investiga denúncias de maus-tratos a animais. Também oferta serviços de perícia veterinária para tutores que apresentem boletim de ocorrência. O laboratório local também serve para as aulas práticas de graduação e pós-graduação, bem como para pesquisa.
Assistência Social Veterinária (ASV) – O Projeto ASV dá apoio aos tutores com dificuldades para arcar com as despesas médicas de seus animais. O tutor passa por entrevista e seleção para identificar vulnerabilidades e a melhor forma de o animal ter acesso ao atendimento veterinário. Moradores de rua e pessoas com transtorno de acumulação de animais também têm acesso ao serviço, em parceria com a Faculdade de Psicologia e do Serviço Social da UFPR.
Projeto Adote um Adulto – Em parceria com o Instituto PremieRpet®, o projeto incentiva nas redes sociais a adoção de cães adultos e idosos que aguardam um lar em ONGs. O projeto foi criado pela ex-residente de medicina veterinária do coletivo, Jéssica Nascimento. Dezenas de animais já foram beneficiados e ele conta também com a participação de alunos de extensão do projeto Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades, sob a coordenação do bolsista Fabian Domingues. Saiba mais em: https://www.instagram.com/projetoadoteumadulto/.
Centro de Atendimento Especializado em Esporotricose (Cate) – Centro criado para suprir a demanda progressiva de atendimento a felinos doentes na região metropolitana de Curitiba. Felinos positivos para esporotricose e com famílias em vulnerabilidade econômica também foram incluídos no Projeto Zero Fome e recebem mensalmente 1,5 kg de alimento seco e sachês da PremieRpet® para auxiliar no tratamento.
O CMVC continua em expansão, transformando a realidade dos animais, aumentando a chance de adoção de cães e gatos em abrigos e permitindo cada vez mais a participação de discentes de graduação de medicina veterinária, psicologia e assistência social, além de promover o tripé ensino/pesquisa/extensão.
Como ajudar o CMVC?
Um convênio com a Fundação de Pesquisas Florestais (Fupef) foi firmado recentemente para viabilizar doações de pessoas físicas ou jurídicas ao CMVC. Isso permitirá a contratação de mais profissionais para a equipe e a ampliação do atendimento e das castrações, entre outras ações. Doações também são importantes e podem ser feitas para a conta da Fupef: Banco Itaú, Agência 3812, Conta 54.902-4, CNPJ 75.045.104/0001-11.
O CMVC envolve muitos profissionais, e diversos deles compartilharam seus depoimentos para celebrar esse primeiro ano
“Participo das atividades do CMVC desde dezembro de 2022. Sinto-me honrada em colaborar com o atendimento de felinos com esporotricose. Além do acompanhamento aos animais da comunidade na extensão universitária, temos a oportunidade de poder trabalhar com ensino e pesquisa na saúde única.” – Soraia Pelizzari, professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR.
“O CMVC alavanca a saúde única, oferecendo atendimento gratuito a cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reduzindo as disparidades de acesso aos serviços de saúde animal. Sinto-me lisonjeada ao trabalhar ao lado de profissionais tão dedicados na promoção de saúde coletiva e bem-estar animal, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e seus animais de estimação.” – Brunna Gabriela Gonçalves de Oliveira Ferreira, médica-veterinária e aluna de mestrado em Saúde Única na UFPR.
“O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo busca atender animais de pessoas em situação de vulnerabilidade, e esse trabalho é possível graças a diferentes profissionais que disponibilizam seu tempo para participar de forma voluntária nas atividades diárias. Atuar como veterinário nos diversos projetos do CMVC me possibilitou obter experiência em diferentes áreas da veterinária e me tornar mais humano, além de poder vivenciar outras realidades dentro do coletivo.” – Renan Oliveira Vieira, médico-veterinário e aluno de mestrado em Saúde Única na UFPR.
“O CMVC é, por excelência, um centro de atendimento social, que deve seguir uma metodologia própria do serviço social. Associar saberes da área de atendimento social aos já praticados na medicina veterinária social é um desafio encarado com entusiasmo. Particularmente, disseminar os saberes do serviço social é fascinante e um desafio inspirador. Ainda há muito trabalho a fazer, o que nos motiva e nos inspira a produzir resultados e conhecimento.” – Jean Moller, sociólogo, assistente social e aluno de mestrado em Saúde Única na UFPR.
“Costumo dizer que o CMVC é um campo multidisciplinar que faz qualquer profissional ou estagiário ter um olhar para além de desafios únicos. Com toda a certeza, trabalhar no Centro nos traz à tona a sensibilização e o cuidado que devemos ter com os que mais precisam e buscar alternativas viáveis de tratamento, entre outros fatores. Agradeço todos os dias pela grande oportunidade.” – Vinícius Santos, bolsista de extensão.
“O CMVC é extremamente necessário para sanar vários problemas que a população menos favorecida enfrenta. Um local onde essas pessoas possam ter um respaldo clínico e comportamental para seus animais de estimação faz toda a diferença. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa e de oferecer atendimento na área comportamental para que a convivência dos cães com seus tutores seja a melhor possível, evitando um possível abandono ou a devolução de um cãozinho.” – Ana Lúcia Baldan, médica-veterinária e aluna de doutorado em Medicina Comportamental de Abrigos na UFPR.
“É maravilhoso poder atender os animais que necessitam de cuidados daqueles tutores que não dispõem de recursos financeiros, restabelecendo a sanidade dos pacientes, evitando a eutanásia, possibilitando o auxílio no tratamento da dor e promovendo cuidados em doenças avançadas. A terapia integrativa pode e deve ser utilizada para o tratamento de diversas doenças e também de forma preventiva nos animais. Essa abordagem auxilia a reestruturação familiar, que se beneficia do atendimento e de orientações que servem para toda a família. Hoje os animais ocupam um lugar especial dentro do nosso lar e merecem todo o respeito e dedicação de profissionais da área, de tutores e dos órgãos públicos.” – Sandra Vogel Seixas, médica-veterinária e aluna de doutorado em Saúde Única na UFPR.
“O CMVC é o encontro de políticas públicas sociais e da saúde, integrando a tríade ensino/pesquisa/extensão, tendo como objetivo a promoção da saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades, entendendo que os animais fazem parte
dessas representações. A medicina veterinária atua estrategicamente para a promoção da saúde de seres humanos e animais.” – Rita Garcia, professora do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR.
Para mais informações, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo disponibiliza o site https://www.agrarias.ufpr.br/portal/mvc/cmvc/ e atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, pelo número (41) 99267-7406.
O professor José Francisco Warth, da UFPR, um dos responsáveis pelo projeto do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, é um dos autores do livro Saúde única: uma visão sistêmica, organizado pelo médico-veterinário e professor Álvaro Menin, da UFSC, em 2021, que está disponível para download gratuito no site do CRMV-SC.
Veja a notícia no link a seguir e baixe seu exemplar:
https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/noticias/entidades/conselhos/crmv-sc/a/