2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Opinião MVColetivo II Semana da Justiça pela Paz em Casa
MVColetivo

II Semana da Justiça pela Paz em Casa

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

5 de jan de 2019

Desembargadora Lenice Bodstein Desembargadora Lenice Bodstein

A abertura da II Semana da Justiça pela Paz em Casa, cujo principal tema foi “Violência doméstica e os animais de estimação”, no dia 28 de novembro, no auditório do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV/UFPR-Curitiba), contou com a participação da desembargadora Lenice Bodstein, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), responsável pela Coordenadoria Estadual da  Violência Doméstica e Familiar (Cevid); do juiz e professor da UFPR Vicente Ataide Junior; da representante da Coordenadoria da Delegacia da Mulher (Codem – Polícia Civil do Paraná), dra. Claudia Martins de Souza; além de representante da Patrulha Maria da Penha, de alunos do projeto de extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades, de pós-graduandos e de outros membros da comunidade.

A desembargadora Lenice Bodstein fez uma explanação a respeito da atuação da Cevid no enfrentamento da violência contra a mulher, com ampla discussão sobre o tema. Na sequência, o juiz Vicente Ataide Junior abordou o tema do direito dos animais. Após os debates, quatro pontos principais foram identificados para que a violência contra a mulher e contra os animais de estimação possa ser enfrentada conjuntamente: as medidas protetivas devem se estender a todos os vulneráveis, incluindo os animais de estimação; reconhecer os maus-tratos como problema de saúde pública; considerar a necessidade da integração das informações sobre a violência contra a mulher e sobre os maus-tratos aos animais, bem como outros tipos de violência interpessoal; e a obrigatoriedade de os municípios terem serviço de atendimento de denúncias a esse respeito.

­

Da esquerda para a direita, a professora Rita de Cassia Maria Garcia, a desembargadora Lenice Bodstein e o juiz Vicente Ataide Junior

­

O tema da violência interpessoal e dos maus-tratos aos animais, denominado teoria do elo, vem sendo estudado com mais profundidade na América Latina nos últimos anos por grupos de pesquisa da UFPR, USP, Unesp e UFMG. O Departamento de Medicina Veterinária (DMV) do Setor de Ciências Agrárias da UFPR tem várias linhas de pesquisa centradas na teoria do elo, envolvendo alunos de projetos de extensão e iniciação científica, residentes e pós-graduandos sob a orientação da profa. Rita de Cassia Maria Garcia ([email protected]). Nos Estados Unidos, o FBI já possui um banco que cruza os dados dos diferentes crimes e dos maus-tratos aos animais. O Brasil ainda precisa de muitos avanços no enfrentamento da violência interpessoal e dos maus-tratos aos animais, mas os primeiros passos nesse sentido já foram dados.