2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Opinião Gestão espiritualista Ser ou ter
Gestão espiritualista

Ser ou ter

Matéria escrita por:

Celso Morishita

28 de mar de 2025

Créditos: cifotart Créditos: cifotart

O ser humano é direcionado a ter riquezas materiais para ser felizes. Ter vem prevalecendo sobre ser, e as pessoas almejam riquezas materiais ou o que é proporcionado por elas, como poder, status social e reconhecimento.

Ser é confundido com as ocupações profissionais. Quando perguntamos a crianças “O que você quer ser?”, a resposta indica a profissão de ser médico, empresário, esportista, etc. Assim, confundem ser com fazer. A pergunta deveria ser “O você quer fazer no futuro?

Mas será que o fato de ser/fazer uma profissão garante a felicidade? Será que ter riquezas materiais garante saúde e harmonia? Será que a pessoa é feliz por ser médico ou professor? Nesse conceito, o ser é exercer uma profissional como meio para alcançar o ter (bens, viagens etc.)

Devemos aspirar o ser sob outra ótica, e as perguntas seriam: Que tipo de ser humano você gostaria de ser? Podemos ser o que queremos ser? Estamos construindo o que queremos ser? Tenho aspiração de ser alguma coisa, de ser uma pessoa melhor? Tenho pretensões nesse sentido? 

Fazer as coisas não é o mais importante, porque as coisas acontecerão com você ou sem você. A própria natureza nos ensina. A primeira coisa a fazer é a construção de si próprio, assim aprendemos a conviver com a natureza e não provocar a sua destruição.

Toda a evolução das tecnologias como a IA (inteligência artificial) poderá ser benéfica ou não de acordo com a intenção do ser humano que vai operá-la ou utilizá-la; ele poderá usá-la para o bem ou para o mal.

Por isso o fundamental é a construção do ser humano com caráter sólido, em termos morais e éticos. Poucos são aqueles que levam suas vidas com condutas corretas e virtudes que transformam a sociedade e o ser humano.

Aspirar ser uma pessoa melhor com condutas corretas e plena de virtudes requer atenção e a adoção de práticas que promovam mudanças nos sentimentos e nos pensamentos, como ter gratidão por tudo (conforme artigo da última edição revista), amor-próprio e também altruísta, compaixão, perdão, humildade, entre outros.

Com essas práticas podemos nos tornar pessoas ímãs, transformando o meio que vivemos e atraindo a verdadeira felicidade com saúde, harmonia e prosperidade. Com isso, o ter será consequência do novo ser que podemos ter a aspiração de nos tornar.

A humanidade, o país, a sociedade precisam de mais seres humanos conscientes de que ser é o fundamental para a construção do novo, e que o sistema que coloca o ter como principal objetivo de vida pode perfeitamente ser colocado em segundo plano. O universo conspira para a grande mudança da era do ter para a era do ser.

 

 

 



Leia também

Gestão espiritualista Ano 2025 – Começar agradecendo
Gestão espiritualista Retrospectiva 2024 e novo ciclo 2025
Gestão espiritualista Meio ambiente e animais