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Gestão espiritualista

Plano de ação para empreendimento espiritualizado – detalhamento – etapa 2

Matéria escrita por:

Celso Morishita

27 de nov de 2021

A estratégia de trabalho define as ações práticas que você deve adotar e que lhe permitirão realizar sua “intenção”. Envolve suas aptidões e conhecimentos, conectando-os com valores como gratidão, amor altruísta e humildade. Créditos: didesign021 A estratégia de trabalho define as ações práticas que você deve adotar e que lhe permitirão realizar sua “intenção”. Envolve suas aptidões e conhecimentos, conectando-os com valores como gratidão, amor altruísta e humildade. Créditos: didesign021

Na edição passada, apresentamos os dois primeiros itens do plano de ação para empreendimento espiritualizado. O primeiro pede que você defina a intenção do seu trabalho; o segundo, que pense na cultura que irá adotar e incentivar. Dando continuidade ao detalhamento do plano, veremos agora os itens 3 e 4. O item 3 define a estratégia de trabalho para a realização da intenção; e o item 4 trata de um ponto essencial: o talento.

 

3º item – Estratégia de trabalho

O terceiro item, a estratégia de trabalho, trata do conjunto de ações práticas que permitem realizar a “intenção”. Vamos dizer que você definiu que a intenção é promover a alegria e a satisfação do seu cliente por meio do seu trabalho. Então deve considerar dois planos iniciais de ação e uma ação complementar.

O primeiro é o Plano Horizontal, que visa alcançar a excelência ao “entregar” o trabalho, com base na formação profissional, nos conhecimentos, técnicas, metodologias, tecnologias, processos, procedimentos, atendimentos, gestão, relacionamentos, serviços, etc.

O segundo é o Plano Vertical, que busca associar a prática dos aspectos do plano horizontal às práticas de valores da cultura (1º item), como: gratidão, amor altruísta, humildade, sorrisos, etc.

A ação complementar tem como objetivo a utilização exclusiva de palavras positivas de elogio, gentileza, incentivo, etc., ou seja, ter atenção constante para nunca proferir palavras de insatisfação, reclamação, críticas, julgamentos, etc.

A prática efetiva de coordenar os planos horizontal e vertical somada à ação complementar potencializam a transformação, promovendo a alegria e a satisfação do cliente.

 

Descobrir e cultivar seu talento no dia a dia permite realizar seu trabalho com maior prazer, e isso se traduz em satisfação para o seu cliente. Uma boa reflexão lhe dará uma noção de quais são seus pontos fortes e em que atividades você mostra melhor desenvoltura. Créditos: VGstockstudio

 

4º Item – Talento

O talento é aquele dom com o qual cada um nasce e que vai lapidando ao longo da vida. Exercitar nosso talento nos dá alegria e prazer a todo momento. Devemos utilizar nosso talento ao desenvolver nosso trabalho, tornando-o assim agradável e prazeroso; isso gera alta satisfação e nos estimula a seguir adiante.

O que se propõe aqui é que cada pessoa identifique seus talentos a partir de uma reflexão a respeito das atividades que executa com satisfação. Para isso, é fundamental manter a serenidade, refletir sobre as atividades que lhe dão prazer, o motivam e estimulam, e evitar ficar preso a atividades extenuantes que não geram felicidade. Ao contrário, devemos procurar obter alta satisfação e bem-estar nas atividades que desempenhamos.

Nossos talentos, por exemplo, nos permitem:

• administrar e levar em frente negócios e empreendimentos – é o talento das pessoas que sabem visualizar oportunidades, nichos, gestão, etc.;

• construir relacionamentos interpessoais – é o talento próprio de pessoas que sabem interagir nas mais diversas situações com diferentes tipos de pessoas, independentemente de sua classe social, cultura, tipo de personalidade, etc;

• comunicar-se – é o talento das pessoas que sabem fazer os outros compreenderem com facilidade o que estão transmitindo;

• ter boa visão do todo – é o talento daqueles que “enxergam” com facilidade todo o processo de desenvolvimento de serviços ou produtos;

• ter percepção humana – é o talento das pessoas que têm sensibilidade especial para identificar as características comportamentais e principalmente o talento dos demais;

• dominar processos – é o talento das pessoas que têm facilidade de conceber processos de desenvolvimento de serviços ou produtos;

• ter visão de detalhes – é o talento dos que conseguem perceber detalhes que passam despercebidos aos outros;

• educar e formar – é o talento de pessoas que têm o dom de mudar o comportamento dos outros, transformando pessoas, transmitindo-lhes valores e conhecimentos;

• servir ao próximo – talento daqueles que se sentem felizes pelo simples fato de poderem oferecer seus serviços a outros e atendê-los bem.

Na próxima edição analisaremos questões igualmente importantes, como sabedoria, habilidades e conhecimentos.