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Gestão espiritualista

Plano de ação para empreendimento espiritualizado

Matéria escrita por:

Celso Morishita

17 de jul de 2021

No cenário atual de valorização da inovação, dar ao seu empreendimento um enfoque espiritualizado pode fazer toda a diferença, ao reorientar seus objetivos e o seu relacionamento com os clientes, permitindo ganhos de competitividade realmente sólidos e duradouros. Créditos: Lightspring No cenário atual de valorização da inovação, dar ao seu empreendimento um enfoque espiritualizado pode fazer toda a diferença, ao reorientar seus objetivos e o seu relacionamento com os clientes, permitindo ganhos de competitividade realmente sólidos e duradouros. Créditos: Lightspring

Nos diversos artigos aqui publicados até agora, procuramos dar uma visão geral dos empreendimentos espiritualizados, isto é, daqueles que buscam adotar e valorizar um conjunto de princípios universais como a gratidão, o sorriso, a humildade, a harmonia e o amor altruísta. Nosso atual ambiente de negócios é baseado nas noções clássicas da administração, que têm levado à maximização da competitividade a todo custo, à redução radical dos custos, à obtenção de resultados imediatos e à consolidação de uma imagem favorável para o cliente que muitas vezes não corresponde à realidade. Os empreendimentos espiritualizados partem de um enfoque mais abrangente, assentado na compreensão da importância desses citados princípios universais, tanto na vida pessoal quanto na empresarial. 

Assim, o sucesso vem de seu enfoque particular e das relações mais sólidas com os clientes e com o próprio negócio, fundamentadas nesses princípios. Isso pode à primeira vista parecer menos eficaz do que a costumeira postura aguerrida e individualista, mas tem o poder de revigorar um empreendimento, dando nova vida às relações com os clientes e à gestão do negócio, com resultados práticos surpreendentes. Oferecer reais benefícios aos clientes e cuidar do negócio segundo uma óptica espiritualista permite obter ganhos de competitividade mais sólidos, resultantes de uma postura fundamentada em relações mais verdadeiras e consistentes.

O primeiro passo para um empreendimento espiritualizado é montar um plano de ação com as respectivas etapas, como ocorre com todo empreendimento. Esse plano de ação deve identificar os objetivos que irão orientar a prática. 

Um plano realizado a partir de uma consciência espiritualista, embora tenha o fim de produzir meios de se autossustentar, se desenvolver e gerar rendimentos, deve colocar ênfase em uma profunda reflexão sobre os verdadeiros motivos existenciais que inspiram o empreendedor a desenvolver a sua atividade profissional. Esse é um de seus grandes diferenciais.

Nesse sentido, o plano deve refletir as intenções e o desejo do empreendedor ao exercer sua atividade. Intenção e desejo nos remetem ao sentimento e não apenas ao pensamento, ao raciocínio lógico. 

O que caracteriza a visão espiritualizada de um empreendimento é um comprometimento específico. Em vez de procurar maneiras de extrair algo do consumidor ou cliente, esse comprometimento parte da disposição genuína de “servir” ao próximo (os clientes). Servir, em sua manifestação plena, é um “produto” raro no ambiente de negócios, apesar de constituir até mesmo o slogan de muitos empreendimentos. A consciência da espiritualidade contempla o altruísmo, o amor ao próximo, o desejo de oferecer satisfação e alegria por meio do trabalho. Isso é que diferencia um empreendimento espiritualista, e é nisso que se assenta seu sucesso. 

Ele vai na direção oposta à do desejo de ser servido, de ter vantagens pessoais, de ir atrás de conquistas, de realizações e de bens, que em sua essência focam apenas a satisfação pessoal. Cada vez mais essas motivações se mostram insatisfatórias e ineficazes. No contexto da espiritualização, propósitos pessoais não são excluídos, mas passam a ser consequência do desejo de servir ao próximo fazendo o bem. E é isso que traz resultados mais sólidos para o cliente e para o empreendimento, pois clientes satisfeitos são fundamentais para um negócio de sucesso.

O plano de trabalho que iremos propor ao longo dos próximos artigos é composto por 10 itens. Eles nos levam a identificar os nossos valores mais profundos, que em sua essência serão os fundamentos para o sucesso do empreendimento. Os 10 itens são: a intenção do trabalho; a cultura de valores; a estratégia de execução; os talentos pessoais; as sabedorias profissionais e espirituais; os conhecimentos e as habilidades profissionais e espirituais; o desenvolvimento da intuição; a oração e a conexão com algo maior; o desenvolvimento do próprio potencial, e a superação das autolimitações.

É importante começar uma reflexão sobre essas questões para ganhar clareza a respeito de cada uma delas. Nas próximas edições falaremos sobre cada um desses itens do plano, lembrando que devemos sempre buscar uma mudança na nossa maneira de pensar a fim de cultivar sentimentos positivos. Portanto, trata-se de um desafio, e para isso não devemos nos autolimitar. É preciso ter um pouco de ousadia para buscar novos horizontes. E a apreciação desses itens permite no mínimo realizar um bom balanço do que viemos fazendo até aqui e apreciar o valor desses princípios para a nossa vida individual e social. Trata-se de uma proposta de mudar o foco de nossas ações – e a essência dessas ações está na própria espiritualidade.

 

 

 

 



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