2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Opinião Gestão Sucesso profissional e inteligência emocional
Gestão

Sucesso profissional e inteligência emocional

5442

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

5 de nov de 2017


Todo profissional espera alcançar o sucesso, por mais que o sucesso seja algo muito individual, já que está atrelado aos valores, ou seja, àquilo que cada um considera importante. É comum depararmos com profissionais bem capacitados do ponto de vista técnico que estão à margem do sucesso, enquanto outros não tão brilhantes tecnicamente sobressaem. E a razão disso é simples: inteligência emocional! Sim, hoje em dia o mercado não se preocupa tanto com o quociente de inteligência, o famoso Q.I., pois sabe que, de uma forma ou de outra, o aprendizado técnico é uma meta acessível a todos, inclusive aos medianamente inteligentes.

A inteligência emocional, no entanto, confere vantagens competitivas extremamente significativas no mercado de trabalho. Entender as próprias emoções e saber lidar com elas, permite ao profissional relacionar-se melhor com colegas e clientes, ser mais assertivo nas próprias escolhas, estabelecer metas de curto e longo prazo, e ficar mais conectados aos seus próprios valores e crenças. Muitos dos resultados que obtemos na carreira passam invariavelmente por nossas crenças, ou seja, pelas percepções que alimentamos a respeito de nós mesmos. E essas crenças muitas vezes limitam nosso potencial, ao invés de liberá-lo. “Eu não sou capaz”, “não consigo ganhar dinheiro”, “alguma coisa sempre dá errado”, “isso não é prá mim” são apenas alguns exemplos de crenças limitantes comuns do ser humano. Por isso, é importante reconhecê-las para poder ressignificá-las e alcançar resultados melhores.

Nossas emoções são dirigidas por impulsos biológicos.

Embora não seja possível eliminar esse impulsos, podemos administrá-los. Portanto, reconhecer e gerir as próprias emoções significa tomar as rédeas da própria vida.

A motivação, por exemplo, tão importante em qualquer tipo de empreendimento, é uma variante da autogestão emocional, uma vez que permite canalizar os sentimentos para as próprias metas. É possível transformar emoções negativas como raiva, frustração e medo em estratégias para aproveitar o potencial, assim como aprender a lidar com críticas de forma positiva.

Visando desenvolver essas habilidades entre os médicos-veterinários foi criado o evento Vet Performance, que busca levar todo profissional à sua mais alta performance.

Neste evento específico para o mercado veterinário, serão abordados temas imprescindíveis para quem busca alavancar a carreira profissional, como Inteligência emocional, estabelecimento de metas, estratégias de marketing digital e crenças limitantes, por meio de ferramentas de coaching.

Serão três profissionais conduzindo as ferramentas:

Kaleizu Rosa, master coach, veterinário e doutor em ciências pela USP; Talia Jaoui, master coach trainer, formada em psicologia; e Alan Paris, especialista em marketing digital, coach e master em PNL. Um grupo com formação eclética para conduzir os profissionais veterinários a desenvolver suas carreiras.

Será nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em Mairiporã, SP, num local estratégico, facilitando a interiorização e, consequentemente o processo como um todo. E você, está satisfeito com sua carreira ou acha que pode mais?

Confira os detalhes do evento consultando a VetAgenda