Unidades ou centros de diagnóstico por imagem
Parte 2 – radiologia, tomografia e ressonância magnética
Como apresentado na matéria publicada na edição 157 desta revista, os exames de imagem podem ser realizados dentro ou fora da estrutura de uma clínica ou hospital veterinários; assim, convecionamos chamar de unidade de diagnóstico por imagem ao local interno a uma clínica ou hospital veterinários; já uma unidade externa é chamada de centro de diagnóstico por imagem.
A escolha dos equipamentos de imagem determina a configuração dos ambientes, visando proporcionar um atendimento de qualidade e a obtenção da aceitação do espaço pelo fabricante das máquinas. Isso é particularmente mais crítico nos aparelhos de ressonância magnética, pelas particularidades dos ambientes de apoio, além das da sala de exames.
A estrutura física apropriada a cada equipamento especializado garante a segurança da operação e a confiança dos médicos-veterinários solicitantes nos resultados. Isso corrobora definitivamente a reputação do estabelecimento e de seu serviço.
Como apresentado anteriormente, a posição estratégica do setor de imagem varia, podendo ser:
- entre o bloco cirúrgico e o setor clínico numa clínica ou num hospital veterinário; e
- logo após as salas de espera num centro de diagnóstico por imagem.
Convém lembrar que a maioria dos tutores ou algum de seus familiares já passou por algum exame de imagem, então existe uma expectativa em relação ao ambiente em que ocorrerá o procedimento no seu animal. Dessa forma, mostrar um ambiente técnico, organizado e limpo proporciona uma sensação de segurança aos tutores.
Nesta segunda matéria sobre ambientes de diagnóstico por imagem abordaremos especificamente: radiologia, tomografia computarizada e ressonância magnética.
Sala de radiologia de um hospital veterinário. Notar aparelho de radiologia (seta preta), aventais plumbíferos (seta vermelha), toalheiro (seta verde) e evaporadora de ar condicionado (seta roxa). Créditos: Renato Couto Moraes
A radiologia é um dos mais antigos exames de diagnóstico por imagem que ainda tem uma importância considerável, inclusive sendo obrigatória em hospitais veterinários, conforme a Resolução CFMV nº 1.275 de 2019. Pode-se afirmar que ganhou mais força com a radiologia digital, na qual a revelação não mais é necessária, como na convencional; assim, um ambiente e um profissional dedicados ao processo de revelação dos filmes não são mais necessários. Existem dois tipos de radiologia digital, a saber:
- digital direta (DR) – na qual a imagem é capturada por um sensor ou placa que substitui o filme radiográfico; e
- digital indireta (CR) – na qual realiza-se uma radiografia convencional digitalizada por meio de escâner.
Sala de comando e laudo de radiologia de um hospital veterinário. Notar a central de comando e disparo (seta preta), o telefone (seta verde), o computador exclusivo (seta laranja), o nobreak (seta vermelha) e o escâner (seta azul). Créditos: Renato Couto Moraes
Conteúdo exclusivo para assinantes
Seja um dos milhares de leitores que se beneficiam dos conteúdos da Clínica Veterinária
Acompanhamos sua jornada de autoconhecimento e evolução
Assine agora e junte-se à nossa comunidade
Digital
R$230,00
Ou escolha o seu plano
Assinatura digital, diretamente do nosso acervo com todas as edições publicadas, desde o nº 1.
Assinatura digital, diretamente do nosso acervo com todas as edições publicadas, desde o nº 1.
Assinatura digital, diretamente do nosso acervo com todas as edições publicadas, desde o nº 1.
AssinarAtualização científica e divulgação de informações para o médico-veterinário de pequenos animais
- Principal publicação científica de educação continuada do setor no país.
- Desde 1996, o veículo de referência para o médico-veterinário de pequenos animais.
- Indexada no Zoological Records CAB Abstracts, Latindex e Web of Science.
- Periodicidade bimestral, publicada na versão digital.
- Cobre as diversas especialidades da clínica veterinária de pequenos animais como dermatologia, cardiologia, neurologia, nefrologia, reprodução, endocrinologia, oftalmologia, incluindo também bem-estar animal, saúde pública, zoonoses, medicina veterinária de desastres medicina veterinária do coletivo, ecologia, animais silvestres, entre outras.
- Opção de assinatura digital. O leitor tem acesso ao conteúdo digital completo dos 29 anos de publicação.
- A cada nova edição bimestral, conteúdos importantes e atualizações para seu dia-a-dia profissional.
Atenção!!
Estudantes de medicina veterinária possuem CUPOM de 30% de desconto. Antes de concluir a compra, favor enviar um comprovante estudantil (carteirinha, um boleto atual ou uma certidão, válido para estudantes de graduação, pós-graduação, doutorado ou mestrado do curso de medicina veterinária) para o seguinte e-mail: [email protected] ou WhatsApp: (11) 98250-0016
Após o envio e confirmação, você receberá o cupom para finalizar sua compra.
Revista Clínica Veterinária.
Já é assinante? Clique e entre na sua conta!