2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias UFPR inaugura Centro de Medicina Veterinária do Coletivo
PremieRpet

UFPR inaugura Centro de Medicina Veterinária do Coletivo

Centro é voltado a serviços à comunidade, com ênfase na atenção básica a animais, indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

8 de jun de 2022

Da esquerda para a direita, participantes do projeto, como a professora Rita Garcia, do DMV/SCA/UFPR, e estagiários, residentes, alunos de mestrado e doutorado, Yasmin da Rocha, Bruno Pedon, Hemilayne Leonel, Vitor Amarante, Biatriz Gelati Ribeiro da Luz, Myllena Jeronimo, Jaqueline Chibicheski, Lorena de Oliveira, Renan, Michele Brugnerotto, Lucas Galdioli e Lu Baldan. Créditos: Marcos Solivan - UFPR Da esquerda para a direita, participantes do projeto, como a professora Rita Garcia, do DMV/SCA/UFPR, e estagiários, residentes, alunos de mestrado e doutorado, Yasmin da Rocha, Bruno Pedon, Hemilayne Leonel, Vitor Amarante, Biatriz Gelati Ribeiro da Luz, Myllena Jeronimo, Jaqueline Chibicheski, Lorena de Oliveira, Renan, Michele Brugnerotto, Lucas Galdioli e Lu Baldan. Créditos: Marcos Solivan - UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou no dia 14 de abril, às 11 horas, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) do Departamento de Medicina Veterinária, do Setor de Ciências Agrárias (SCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto dá espaço a uma das áreas da medicina veterinária que mais cresce no mundo. O objetivo do CMVC é agregar os serviços já prestados à comunidade, por meio de ações extensionistas, mas com enfoque na atenção básica a animais, a indivíduos ou a famílias em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades para ensino, pesquisa e extensão a partir do desenvolvimento de projetos integrados das áreas de saúde coletiva, medicina veterinária legal, medicina de abrigos, medicina de desastres e medicina veterinária social.

 

Placa de inauguração do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Créditos: Marcos Solivan – UFPR

 

A nova unidade vai funcionar no Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, em Curitiba, e oferecerá inicialmente, entre outros serviços, atendimento medico-veterinário social e castrações para animais de famílias em situação de vulnerabilidade e de abrigos de cães e gatos; consultorias para municípios implantarem ou implementarem programas para o manejo populacional de cães e gatos com vistas à prevenção do abandono; cuidados para animais em situação de maus-tratos, abuso, crueldade e negligência, e para aqueles atendidos por protetores independentes; perícia de animais vivos; e curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade.

O CMVC será conduzido por professores da área de medicina veterinária, residentes de medicina veterinária do coletivo do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde (Praps) do Hospital Veterinário da UFPR, que atuarão no CMVC em forma de rodízio e plantão, atendendo às demandas sociais e das instituições parceiras, geralmente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 

Da esquerda para a direita, a representante do cerimonial da universidade; a profa. Cybelle de Souza, autora do projeto; profa. Graciela Inês Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR; o prof. Amadeu Bona Filho, diretor do SCA; e o prof. José Francisco Ghignatti Warth, chefe do Departamento de Medicina Veterinária. Créditos: Marcos Solivan – UFPR

 

Farão parte do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC):

1. Assistência Social Veterinária (ASV): acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade e busca de alternativas para o enfrentamento conjunto das demandas sanitárias e necessidades de melhora do nível de bem-estar dos seus animais de forma gratuita. O Projeto ASV dará apoio aos tutores com dificuldades para arcar com as despesas médicas de seus animais. O tutor passará por entrevista e seleção para identificar as vulnerabilidades e a melhor forma de o animal ter acesso ao atendimento veterinário. Também terão acesso ao serviço os moradores de rua e pessoas com transtorno de acumulação de animais. O ASV poderá dar suporte aos tutores em momentos de luto ou com a indicação de eutanásia dos seus animais. Esse serviço será prestado em parceria com a Faculdade de Psicologia e do Serviço Social da UFPR.

 

2. Projeto Zero Fome: Famílias em situação de vulnerabilidade e cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios parceiros da UFPR. O projeto tem o apoio e patrocínio do Instituto PremieRpet® e teve início em 2020 para viabilizar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. Inicialmente, o trabalho foi feito em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Campo Magro. As famílias cadastradas no CADÚnico Nacional recebem a visita técnica do assistente social e do residente de MVC e passam por uma triagem que avalia a situação de vulnerabilidade econômica e o nível de guarda responsável. Os tutores recebem orientações sobre os cuidados básicos para a promoção de saúde dos seus animais, e os cães e gatos recebem assistência médica básica. Com a expansão do projeto, as famílias receberão mensalmente ração para os seus cães e gatos, sendo que no momento da entrega, os animais passarão por avaliação veterinária e serão acompanhados para o controle sanitário e para melhorar o nível do seu bem-
estar. O projeto foi expandido para os protetores independentes que trabalham no resgate, na manutenção e na promoção da adoção de animais abandonados. Essa etapa está conectada com a pesquisa de dois pós-graduandos em Saúde Única e, ao mesmo tempo, auxilia esses protetores que dedicam a vida e seus recursos para diminuir o sofrimento dos animais abandonados.

 

3. Clínica de Interação Humano-Animal (CIHA): Com o objetivo de fortalecer o vínculo ser humano/animal e prevenir o abandono, a CIHA atenderá às demandas do Hospital Veterinário e de ONGs para aconselhamento e capacitação de tutores quanto a guarda responsável, adestramento e modulação comportamental de cães e gatos.

A clínica tem como objetivo fortalecer o vínculo entre o ser humano e os animais, melhorar os níveis de bem-estar dos animais de estimação e prevenir maus-tratos, negligência, abuso e abandono. As atividades desenvolvidas serão:

• aconselhar tutores que adotaram animais que apresentam problemas comportamentais no novo lar;

• promover o adestramento e a educação de animais adotados ou encaminhados pelo Hospital Veterinário;

• capacitar tutores sobre guarda responsável e educação básica de cães e gatos;

• diagnosticar problemas comportamentais e indicar o tratamento para a modulação comportamental;

• consultoria para abrigos de cães e gatos.

 

4. Serviço de Perícia em Animais Vivos (SPA): A UFPR tem termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) e a Polícia Científica, com várias frentes de trabalho que incluem a realização de perícias de maus-tratos aos animais vivos pelos residentes de MVC. Pela falta de um ambulatório, muitas vezes essas perícias eram realizadas em áreas externas. O serviço contará agora com sala própria para a realização das perícias, bem como com local apropriado para a guarda dos materiais e instrumentos de trabalho. Em parceria com os órgãos policiais, investigará denúncias de maus-tratos a animais. Também ofertará serviços de perícia veterinária para tutores que apresentem boletim de ocorrência e servirá ainda de laboratório para as aulas práticas de graduação e pós-graduação e para a pesquisa. O SPA do CMVC será responsável pela perícia de animais vivos.

 

5. Consultoria em Medicina de Abrigos: Gestores e veterinários de abrigos de cães e gatos serão atendidos e orientados quanto às práticas de governança para a melhora dos níveis de bem-estar dos animais abrigados e a diminuição do tempo de permanência no abrigo até a adoção.

 

6. Consultoria em Saúde Única (CSU): Avaliação e diagnóstico epidemiológico de situações de risco envolvendo saúde animal, humana e ambiental, avaliação e acompanhamento de pessoas com transtorno de acumulação, encaminhadas por parceiros; estudo e implementação de programas de manejo populacional de cães e gatos para municípios que ainda não têm tal política pública.

A equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores da UFPR Cybelle Souza, José Francisco Warth, Nivaldo Rizzi e Rita Garcia. O novo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento.

Parte da reforma do espaço foi patrocinada pelo Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®. Desde 2018, o instituto desenvolve diversos projetos de impacto social em parceria com a UFPR, como o Projeto Medicina Veterinária de Abrigos (PMVA), que tem o objetivo de levar conhecimento técnico para as ONGs visando aumentar o bem-estar dos animais abrigados e impulsionar as adoções bem sucedidas; o Grupo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo, Legal, Alternativa e Bem-estar; o projeto Zero Fome, que oferece alimento para cães e gatos a tutores em situação de vulnerabilidade e a lares transitórios; e o projeto Adote um Adulto, iniciativa dos alunos da universidade para divulgar animais disponíveis para adoção no Instagram.

 

Ração doada pelo Instituto PremieRpet para ser utilizada no programa Zero Fome para as protetoras independentes que trabalham como lares transitórios de animais abandonados. Da esquerda para direita: Rute de Fátima, Baur Michels, a vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz, Isabelle Soffiatti, Marilene Cassimiro e Eliana Uler. Créditos: Marcos Solivan – UFPR

 

Área multidisciplinar

A medicina veterinária do coletivo (MVC) é uma nova área multidisciplinar que utiliza conhecimentos de saúde coletiva, medicina de abrigos, medicina veterinária legal e de desastres para promover a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias, comunidades e entorno, considerando os animais como parte integrante e indissociável dessas representações e gerando diversas possibilidades de interação com outras disciplinas e novas áreas para atuação do profissional. Foi reconhecida como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2021. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira no ensino e na especialização nessa área.

“Um dos pilares do Centro de MVC da UFPR são as práticas médico-veterinárias sociais cujo enfoque são as famílias multiespécie em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos interdisciplinares envolvem profissionais de assistência social e psicologia da UFPR e das prefeituras da região metropolitana. Isso demonstra que a medicina veterinária vem atuando estrategicamente para a promoção da saúde de seres humanos e animais”, explica a professora Rita Garcia.

 

Estagiários, residentes e alunos de mestrado e doutorado em MVC da UFPR, junto à professora de MVC Rita Maria Garcia. Da esquerda para a direita, Michele Brugnerotto, Lucas Galdioli, Yasmin da Rocha, Vitor Amarante, Rita Garcia, Lu Baldan, Myllena Jeronimo, Hemilainy Leonel, Lorena de Oliveira, e o gerente executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Taylison Santos. Créditos: Marcos Solivan – UFPR