A Zoetis, companhia global líder em saúde animal, com mais de 60 anos de história e presente em mais de 100 países, lançou recentemente no Brasil dois produtos inovadores para pequenos animais: Palladia e Cytopoint.
Palladia (fosfato de toceranib) é um inibidor dos receptores de tirosina quinase que bloqueia a atividade de vários receptores em células cancerosas e vasos sanguíneos, e a única terapia especificamente desenvolvida para o tratamento de câncer canino.
Alexandre Merlo, médico-veterinário e gerente técnico de Animais de Companhia da Zoetis, explica: “O produto é indicado para uso em cães com mastocitomas cutâneos recorrentes (de graus II ou III), com ou sem envolvimento de linfonodos regionais”.
Rodrigo Ubukata, médico-veterinário especialista em oncologia declarou “Este lançamento é um marco na história da medicina veterinária no Brasil. Trata-se de medicação de extrema importância e que revolucionou no mundo inteiro o tratamento do câncer em animais. Além de ser o único medicamento do tipo disponível no Brasil, a grande vantagem de um tratamento desse tipo é sua alta eficiência terapêutica, com um índice de efeitos colaterais bem inferior ao da quimioterapia. Há uma especificidade maior para o tratamento, e, o que é melhor, o produto mantém e prioriza a qualidade de vida de nossos pacientes”.
Maria Lúcia Zaidan Dagli, presidente da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária ressaltou: “Sempre tivemos o anseio de melhorar os tratamentos de câncer em cães. A aprovação do uso desse medicamento no Brasil nos coloca entre os países mais avançados no tratamento de neoplasia. É uma grande conquista”.
A comercialização do Palladia, vendido somente sob prescrição de médicos-veterinários, será diferenciada. Segundo Marcela Tocchet, médica-veterinária e gerente de produto de Animais de Companhia da Zoetis, “é preciso um controle maior, porque a automedicação é um problema, e o impacto disso é muito negativo. A venda será feita diretamente ao tutor mediante a apresentação de prescrição médica”.
Cytopoint é o primeiro medicamento da medicina veterinária brasileira a usar anticorpo monoclonal para o tratamento da dermatite atópica.
Tecnologia já bastante utilizada na medicina humana para o tratamento de doenças crônicas, os anticorpos monoclonais agora também são importantes ferramentas no tratamento da dermatite atópica em cães. Injetável e administrado somente por médicos-veterinários, Cytopoint diminui significativamente o prurido já no primeiro dia e tem ação efetiva por 4 a 8 semanas.
O dr. Alexandre Merlo explicou: “Dispor dessa opção de tratamento para dermatite atópica em cães é um passo bastante importante e abre caminhos para o futuro da medicina veterinária. A recomendação de um tratamento deve ser realizada sempre por um médico-veterinário, de acordo com o histórico e o diagnóstico de cada paciente, e a escolha do método a ser utilizado deve ser feita em conjunto com o tutor do animal”.
Zoetis