2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Virbac Tratamento da leishmania visceral canina
Virbac

Tratamento da leishmania visceral canina

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

27 de jan de 2017


No início de dezembro de 2016 a Virbac realizou o primeiro evento de lançamento do Milteforan, nome comercial da miltefosina, droga usada para tratar a leishmaniose visceral canina na Europa desde 2007.

Em 2013, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou protocolo de estudo apresentado pelo laboratório Virbac. Um canil experimental foi construído segundo as normas de segurança estabelecidas pelo órgão e o estudo terminou em 2014. O relatório foi apresentado para aprovação em 2015 e, em setembro de 2016, foi publicada nota técnica interministerial que liberou o Milteforan para o tratamento canino no Brasil: http://goo.gl/e4Mw8a.

O processo de aprovação contou com o apoio e influência de membros do Brasileish (Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal), que há oito anos lutam junto com a Virbac pela aprovação da comercialização do Milteforan no Brasil, tendo em vista que este é o principal medicamento para tratamento da doença em outros países, principalmente na Europa. “Essa vitória é extremamente importante, pois se trata de um assunto de saúde pública, já que os cães infectados, quando tratados corretamente, deixam de ser reservatórios para o mosquito que transmite a doença para o homem”, afirma Valdir Avino, gerente de assuntos regulatórios da Virbac.

Os animais tratados com Milteforan requerem monitoramento periódico. A cada quatro meses, todos os animais devem ser reavaliados por seus médicos veterinários para que um novo ciclo de tratamento de 28 dias seja instituído.

Por conta disso, para facilitar o acompanhamento criterioso de todos os casos em tratamento, foi criado o Virbac Clube Pet APP. O sistema serve como suporte ao planejamento e rotina de visitas e retornos dos pa cientes em tratamento. Inclui ferramenta de envio de SMS para os veterinários e para os tutores.

 

Confira o folheto técnico do Milteforan

http://goo.gl/Lf35VJ