2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Virbac Cyclavance®: a mais nova “velha” solução para o controle da dermatite atópica canina
Virbac

Cyclavance®: a mais nova “velha” solução para o controle da dermatite atópica canina

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

15 de maio de 2020

Cyclavance®, ciclosporina líquida em microemulsão com alta biodisponibilidade nas apresentações de 15 mL, 30 mL e 50 mL. Créditos: Divulgação Virbac Cyclavance®, ciclosporina líquida em microemulsão com alta biodisponibilidade nas apresentações de 15 mL, 30 mL e 50 mL. Créditos: Divulgação Virbac

De acordo com estudos publicados, a dermatite atópica é uma doença alérgica que pode atingir até 15% da população canina. De base genética, a doença envolve diversas alterações, desde a estrutura da pele até o sistema imune, e se manifesta principalmente em cães jovens.

O prurido é o principal sinal clínico da doença, e pode ser tão intenso a ponto de causar autotraumatismo, atrapalhando muito a qualidade de vida dos cães e de seus tutores.

Além do prurido, outro sinal clínico é a inflamação, caracterizada por eritema e, eventualmente, cronificação do quadro, que muitas vezes é mal diagnosticado e cujo tratamento nem sempre é realizado conforme as orientações corretas. O tratamento, aliás, pode envolver vários produtos tópicos ou sistêmicos, o que gera um alto custo para os tutores, que podem se frustrar quando a doença não é controlada da maneira esperada.

“As opções terapêuticas disponíveis no mercado são muitas, e cabe ao médico-veterinário escolher o tratamento mais apropriado para cada caso”, afirma Ricardo Cabral, gerente técnico da Virbac, empresa multinacional pioneira em dermatologia veterinária.

De acordo com Cabral, alguns tipos de medicamentos podem ser mais específicos e agir em receptores e alvos mais especializados, trazendo menos efeitos colaterais. Tais medicamentos, no entanto, podem não ser úteis nas fases mais crônicas e graves da doença. “Nesse momento, pode ser necessária uma medicação mais abrangente, que vai agir em diferentes alvos que desencadeiam os sinais clínicos da dermatite atópica. Até pouco tempo atrás, as únicas opções disponíveis eram os corticoides e a ciclosporina humana ou manipulada.”

Os problemas do uso crônico dos corticoides são os efeitos colaterais, já que essa classe de fármacos pode levar a alterações metabólicas importantes. Já no caso da ciclosporina, o problema é o efeito: as ciclosporinas de uso humano e manipuladas podem não ter uma boa biodisponibilidade e, dessa forma, não apresentar bons resultados.

Nesse contexto, a Virbac traz para o mercado brasileiro a primeira ciclosporina veterinária do país. “Cyclavance ® é uma ciclosporina líquida em microemulsão que garante alta biodisponibilidade e doseamento correto de acordo com o peso do paciente. As apresentações de 15 mL, 30 mL e 50 mL garantem um custo de tratamento adequado aos diferentes tamanhos de cães e ao bolso de seus tutores”, afirma Cabral.

De acordo com o prof. dr. Ronaldo Lucas, dermatologista-veterinário e líder de opinião da Virbac, responsável pela condução dos estudos submetidos para aprovação do produto junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essa é uma ciclosporina que garante resultados superiores, se comparada aos produtos existentes no mercado.

 

Virbac

https://br.virbac.com