Entre os dias 21 e 22 de fevereiro, em Nottingham, no Reino Unido, a Royal Canin realizou evento exclusivo para veterinários e enfermeiros-veterinários sobre o controle de peso dos animais de estimação: o Royal Canin®Weight Management Congress. Entre os temas, a ciência da obesidade, a interação homem/animal, os riscos anestésicos do animal obeso e o efeito da obesidade sobre o comportamento felino. Como palestrantes, especialistas de renome: Alex German, Brian Faulkner, Jon Bowen e Georgia Woods (en fermeira-veterinária). Também foi oportuno compartilhar disso, a pesquisa revelou que 61% dos entrevistados desconheciam que os animais com excesso de peso podem ser suscetíveis a diabetes e doenças ortopédicas e, consequentemente, à redução da qualidade de vida em 53%, ao risco de doença cardíaca em 53% e a um tempo de vida mais curto para 51%.
Outra constatação apontou que 67% dos tutores de cães e gatos gostariam que seu médico-veterinário os aconselhasse mais ativamente sobre o peso do animal de estimação, e 82% gostariam de ter diretrizes mais claras sobre o peso ideal e conselhos para mantê-los aptos e saudáveis.
“Nossa pesquisa mostra que os os resultados de pesquisa realizada durante janeiro e fevereiro de 2018 com uma amostra de 5.309 tutores de cães e gatos que são responsáveis pela saúde de seus animais desde o seu nascimento. O número total de tutores compreendeu 1.068 do Brasil, 1.036 da China, 1.111 da Rússia, 1.023 do Reino Unido e 1.071 dos Estados Unidos. A análise dos resultados revelou que:
• 54% dos tutores de gatos e cães sempre ou muitas vezes cedem aos apelos dos pets e oferecem mais alimento quando eles “pedem” por isso;
• 22% dos tutores de gatos e cães muitas vezes oferecem alimento em excesso aos seus animais de estimação para mantê-los felizes;
• apenas 20% sempre medem a quantidade de alimento que oferecem aos pets;
• 87% dos entrevistados oferecem a quantidade que eles acham que o animal precisa em cada refeição.
Muitas pessoas monitoram seu próprio peso regularmente, porém 40% não sabem quanto pesam seu gato ou cão, e 22% dizem que seu animal de estimação nunca foi pesado. Do total de entrevistados, 72% disseram que seu médico-veterinário havia falado com eles sobre os benefícios emocionais da prática de exercícios e de uma alimentação saudável.
Na pesquisa, 59% dos tutores de cães e gatos disseram que se sentem recompensados ao alimentar seu animal de estimação, e 77% disseram que seu animal fica feliz quando lhe oferecem alimento. Infelizmente, muitos tutores não estão plenamente conscientes das consequências do excesso de alimentação ao animal de estimação. Além tutores de animais de estimação estão abertos a receber mais orientações sobre como manter seus gatos e cães em forma e saudáveis”, comentou a dra. Sandra McCune, líder científica de interação humano/animal da Mars Petcare. “O foco do nosso trabalho em WALTHAM™ é cada vez mais encontrar maneiras de mostrar aos tutores como manter seus animais saudáveis e felizes.”
Plano de emagrecimento
Em setembro de 2017 foi publicado o artigo Sucesso de um plano de emagrecimento para cães com sobrepeso: os resultados de um estudo internacional sobre perda de peso (Success of a weight loss plan for overweight dogs: The results of an international weight loss study), que se encontra disponível na internet no seguinte endereço: http://doi.org/10.1371/journal.pone.0184199. Foram acompanhados 926 cães com excesso de peso em 340 clínicas veterinárias de 27 países. O desfecho primário foi a perda de peso percentual; os principais desfechos secundários foram mudanças na atividade, na qualidade de vida e no comportamento de procura de alimentos, que foram subjetivamente determinados a partir das descrições dos tutores. Esse é o maior estudo internacional de perda de peso realizado até o momento sobre cães obesos. A maioria dos cães perdeu uma quantidade clinicamente significativa de peso. Embora a duração de curto prazo do estudo não tenha permitido que a maioria dos cães atingisse seu peso-alvo, os tutores observaram mudanças comportamentais positivas, incluindo melhor atividade e melhor qualidade de vida.