O número de gatos e cães acima do peso tem crescido de forma alarmante. Estudos realizados em vários países indicam que cerca de 59% dos cães e 52% dos gatos estão com sobrepeso ou obesos e, com isso, sujeitos a doenças como diabetes, problemas articulares e dificuldades respiratórias.
Para alertar sobre esse cenário e compartilhar com profissionais veterinários as informações mais recentes sobre o controle dessa epidemia, a Royal Canin ® promoveu a 3ª edição do Fórum Internacional Royal Canin , realizado em 27 de outubro no Hilton São Paulo, com a participação de uma das maiores autoridades em obesidade de gatos e cães do mundo, o britânico Alex German, médico-veterinário e professor da Universidade de Liverpool, onde também lidera a Weight Management Clinic. German tem mais de 20 anos de experiência no combate à obesidade animal e trouxe os resultados de recentes pesquisas na área, mostrando para os cerca de 200 veterinários convidados de que maneira podem e devem alertar os tutores sobre o impacto da obesidade na qualidade de vida dos animais.
“O que ocorre com os animais de estimação é parecido com o que acontece conosco”, afirmou o dr. Alex German. “Trabalhar a prevenção ainda é a melhor maneira de promovermos um estilo de vida saudável para gatos e cães. Precisamos concentrar nossos esforços desde a primeira vez em que esses animais vão ao veterinário, ainda quando filhotes, para que a obesidade não se torne uma realidade no futuro”, completa.
O evento contou também com a participação da dra. Viviani De Marco, especialista em endocrinologia e presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária, que abordou as consequências metabólicas e o diagnóstico diferencial da obesidade em cães e gatos.
A professora Ceres Faraco, especialista em etologia animal e presidente da Associação Latino-americana de Zoopsiquiatria apresentou a palestra “Família, pets e alimentação”.
Os doutores Archivaldo Reche Junior e Pedro Horta, do hospital paulistano 4Cats, o primeiro integralmente dedicado a felinos do Brasil, que trataram dos benefícios e desafios de promover práticas do programa Cat Friendly Practice, da American Association of Feline Practitioners, em clínicas veterinárias.
“O Fórum reforça um de nossos propósitos: compartilhar conhecimento científico”, destacou Carolina Padovani, diretora de Assuntos Científicos da Royal Canin® Brasil. “Nosso objetivo é dividir com médicos-veterinários de todo o país as práticas mais inovadoras que estão sendo implementadas ou desenvolvidas por pesquisadores ao redor do mundo”, explicou.
Veja o álbum com as fotos no nosso Facebook: https://web.facebook.com/pg/VetAgenda/photos/?tab=album&album_id=2594744257251941