MBA USP/FMVZ apresenta ferramentas para a gestão de negócios no mercado pet
Instituição disponibiliza e-book gratuito com orientações para a elaboração de plano de negócios para auxiliar empreendedores do setor
O MBA USP/FMVZ (pós-graduação Iato sensu ao vivo, 100% online e com certificado USP) lançou um e-book para orientar profissionais interessados em empreender no mercado pet, com os primeiros passos para formular um plano de negócios e considerações sobre características do setor. O material é gratuito e realizado com o apoio do corpo docente da instituição.
O e-book informativo visa fornecer aos empreendedores do mercado pet uma contextualização sobre as ferramentas necessárias para seus negócios. O material oferece planilhas detalhadas de plano de negócios e plano financeiro desenvolvidas pelos especialistas do MBA USP/FMVZ com o objetivo de facilitar a compreensão e a aplicação dos conceitos de gestão.
O conteúdo do e-book é resultado da contribuição dos professores do MBA USP/FMVZ Augusto Hauber Gameiro, coordenador do MBA em mercado pet e livre-docente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP), o especialista Thiago Vendramini, médico-veterinário e professor na FMVZ/USP, e a assistente de coordenação Lara Cyrillo, médica-veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Temas abordados
Algumas das principais áreas abordadas no e-book incluem as oportunidades de novos negócios no mercado pet, desenvolvimento de um plano de negócios, elaboração de um plano financeiro eficiente, análise de mercado e identificação de público-alvo.
O e-book Gestão de negócios no mercado pet está disponível gratuitamente para download. Para mais informações sobre o e-book Gestão de negócios no mercado pet e outras iniciativas do MBA USP/FMVZ, acesse o site no endereço https://mbauspfmvz.com/.
Gestão no mercado pet
De acordo com Gameiro, “o mercado empresarial está cada vez mais competitivo, e o sucesso de qualquer negócio está intimamente relacionado com seu planejamento e sua gestão empresarial”. Para essa gestão, o docente recomenda a elaboração do plano de negócios, documento descritivo das etapas necessárias para atingir os objetivos da empresa.
O plano de negócios comporta todas as faces de um empreendimento, como planejamento jurídico e tributário, análise de mercado, identificação de oportunidades, estudo de concorrentes, estudo de fornecedores, principais produtos e serviços, e plano de marketing, entre outros.
O documento também pode auxiliar na captação de recursos, por meio da conquista de investidores, empréstimos e financiamentos. Além disso, contém informações para o planejamento das estratégias de gestão que formarão a cultura da empresa e seu estilo gerencial.
“A formulação e a implementação de um plano de negócios configuram-se como ferramentas importantes de tomada de decisões tanto para novos negócios quanto para negócios já existentes”, pontua o professor. Nesse contexto, o objetivo do e-book é introduzir os primeiros passos para estruturar um planejamento que auxilie na gestão empresarial.
Sobre o MBA USP/FMVZ
O MBA USP/FMVZ é um programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), instituição pública de ensino superior situada em São Paulo.
A FMVZ/USP é uma das três únicas instituições brasileiras com acreditação aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, tem 5 estrelas no Guia do Estudante e está atualmente entre as 50 melhores do mundo na área de medicina veterinária, de acordo com as classificações QS World University Rankings.
Mais informações
Baixe o e-book gratuitamente:
Acesse o site do MBA USP/FMVZ https://mbauspfmvz.com/ para saber mais sobre a instituição ou sobre o MBA em mercado pet https://mbauspfmvz.com/cursos/mercado-pet