Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Ceva Ceva lança campanha de combate à leishmaniose visceral canina
Ceva

Ceva lança campanha de combate à leishmaniose visceral canina

Ação de conscientização sobre a doença contará com apoio de influencers digitais caninos e parceria com Taciele Alcolea e com médicos-veterinários

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

7 de jul de 2019


Com alto poder endêmico, a leishmaniose está presente nas cinco regiões do país e anualmente infecta mais de três mil pessoas, e uma quantidade incontável de cães. Pesquisas indicam que cada caso humano registrado equivale a até 200 animais contaminados. A doença é transmitida para os cães principalmente por meio da picada do flebótomo Lutzomyia longipalpis infectado, popularmente conhecido como mosquito-palha.

A prevenção da leishmaniose visceral canina, ou calazar, é fundamental para conter os avanços da doença, que se espalha silenciosamente pelo Brasil. Por isso, para conscientizar os tutores sobre a importância de medidas preventivas, a Ceva lançou a Campanha de Prevenção à Leishmaniose Visceral Canina.

O objetivo da ação é difundir o conceito de Double Defense (“dupla defesa”), que engloba duas frentes de proteção para os cães: a vacinação e o uso de produto repelente. Para isso, a empresa lançou um Alerta em suas redes sociais, no qual apresenta aos tutores a forma de transmissão, os riscos da doença e a prevenção para os cães.

“Os casos de leishmaniose visceral canina são crescentes. Por isso, criamos uma ação lúdica, em que os próprios cães explicam aos tutores como a enfermidade é transmitida, e a importância da prevenção para conter os avanços da doença. Nossa principal missão com essa ação é difundir conhecimento e instruir o tutor a procurar o médico-veterinário para fazer a prevenção da doença, que apesar de não ter cura, ainda é pouco conhecida pelo grande público”, explica Priscila Brabec, médica-veterinária e gerente de produtos da Ceva.

Para auxiliar nessa missão, a Ceva convidou 14 cães influencers de diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Campinas, Divinópolis, Lambari, Recife, Cuiabá e Nova Lima. São eles: @caopanheirolabra; @gigioespinheira, @golden_frederico, @golden_ninaberiba, @pirigueti_bc, @batatinha.v, @tequilaagolden, @venusafrodite, @fridamayaethor, @macgoldenretrieverr, @pug.peppa, @preciosa_shihtzu, @vidadenalu e @boris.dalmata. 

A escolha dos animais levou em consideração as localizações endêmicas para a leishmaniose. A campanha conta também com o reforço de peso de Taciele Alcolea, uma das embaixadoras da campanha que, junto com seus cães Pipoca, Babalu e Kelvin, auxiliará na conscientização dos tutores sobre a importância da prevenção da leishmaniose visceral canina em conjunto com o médico-veterinário.

A campanha também contará com vídeos explicativos sobre a doença e a importância da prevenção, apresentados pelos médicos-veterinários Claudio Rossi e Fabiano Granville. “Sempre preconizamos que o tutor consulte o médico-veterinário para fazer a prevenção da doença e saber mais sobre as medidas preventivas”, conta Priscila.

Ao longo da campanha, realizada de maio a setembro, são publicados vídeos sobre a leishmaniose nas redes sociais da Ceva e dos parceiros. O site Leishmaniose Visceral Canina é o canal oficial da ação. Nele são disponibilizadas informações sobre a doença e sobre sua prevenção com o uso da vacina e repelente. Os tutores e médicos veterinários podem conferir esses e outros conteúdos em: http://www.leishmaniosevisceralcanina.com.br.

A ação será encerrada com a 1ª Cãominhada Contra Leishmaniose Visceral Canina. O encontro, que trará muita informação e diversão para os tutores e cães, acontecerá em cinco cidades do país, entre os meses de agosto e setembro.

 

Conceito Double Defense

Para ajudar na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o conceito Double Defense, que visa proteger os cães contra o vetor transmissor e o patógeno causador da doença.

Para isso, a Ceva Saúde Animal conta com dois produtos exclusivos, a Leish-Tec, única vacina recombinante do mercado contra a leishmaniose visceral canina, e o Vectra 3D, uma formulação sinérgica inovadora (Dinotefuran, Permetrina e Piriproxifen), que repele e mata o mosquito transmissor da doença, além de proteger contra pulgas e carrapatos e outros insetos. “O uso combinado dos produtos ajuda na proteção dos cães contra a picada do vetor, que é a principal forma de transmissão da doença e, também, contra a infecção pela Leishmania. Por isso, a aplicação do conceito Double Defense pode ajudar na prevenção da enfermidade”, finaliza Priscila.

 

Parceria com a Arca Brasil

Em continuidade às ações de conscientização sobre a leishmaniose visceral canina, a Ceva Saúde Animal firmou parceria com a Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), entidade que realiza um forte trabalho na manutenção dos direitos animais no país.

A Ceva, em união com a instituição, irá divulgar a campanha Prevenção é a melhor solução. “Estamos muito contentes com essa parceria. Nosso objetivo é levar informação para os tutores e profissionais da área através das mídias sociais e do site da Arca, desmistificando a leishmaniose e principalmente mostrando a importância de implementar medidas preventivas”, afirma Priscila.

A Arca trabalha com foco na conscientização sobre os riscos da leishmaniose visceral canina há mais de 20 anos, abordando o tema em congressos, seminários e treinamentos. A campanha contra a doença foi lançada em 2012. “A ação foi iniciada com o objetivo de organizar e distribuir conhecimentos, de qualidade e com embasamento técnico, sobre formas de prevenir e combater a LVC, fomentando políticas públicas e estimulando novas e mais acessíveis abordagens no controle dessa doença. Ao apoiar essa campanha, a Ceva atua como um agente fundamental para a sustentabilidade e a preservação do projeto e colabora para a difusão de conhecimento científico bem embasado”, afirma o presidente da ARCA, Marco Ciampi.

 

Fonte: Ceva

https://www.ceva.com.br