Como a alimentação natural pode beneficiar a saúde dos animais
Líder do segmento com as marcas Biofresh e Guabi Natural, BRF Pet tira dúvidas sobre essa categoria que tem ganhado cada vez mais destaque
A nutrição pet avança a passos largos no Brasil. A humanização dos animais de estimação – que ganhou ainda mais força após a pandemia – trouxe um nível de exigência maior dos tutores em relação ao tipo de alimento ofertado aos seus pets, o que vem refletindo em um aumento do interesse acadêmico pela nutrição de cães e gatos e na especialização constante dos times de pesquisa e desenvolvimento das indústrias de alimentação pet. Nesse contexto, cada vez mais os benefícios da categoria Super Premium Natural vêm conquistando destaque entre os veterinários e tutores, mas por ser um segmento relativamente novo, ele ainda gera dúvidas.
A médica-veterinária nutróloga Mayara Andrade, da BRF Pet, que é líder deste segmento com as marcas Biofresh e Guabi Natural, esclarece sobre esse tipo de alimentação e como os pets podem se beneficiar com esse alimento.
Quando surgiu essa categoria e por que ela tem sido a grande aposta do mercado e dos médicos veterinários?
Mayara Andrade (MA) – Com a busca por um estilo de vida mais equilibrado e saudável, e a relação com os pets cada vez mais próxima, os tutores frequentemente se entusiasmam com a prática de atividades físicas junto com seus pets e têm escolhido uma alimentação mais natural também para eles. A categoria Super Premium Natural surgiu através dessa busca por uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada. A partir disso, aliado ao maior vínculo afetivo de pets e tutores, formação de novas famílias multiespécies e a evolução da medicina veterinária, mais especificamente da nutrição, é que começou a crescente busca por esse tipo de alimento também para os pets. Quando olhamos o mercado pet, observamos essa crescente busca nas propostas de alimentos cada vez mais naturais pela indústria, mostrando que essa demanda já é uma realidade no Brasil.
A categoria, por ser mais recente, ainda gera algumas dúvidas. Um questionamento ainda muito comum é se o alimento extrusado, devido ao seu processo de fabricação, pode ou não pode ser considerado natural. Segundo a FEADIF (The European Pet Food Industry Federation), podemos considerar como alimento natural, os alimentos para animais de estimação sem eventuais aditivos e que apenas tenham sido submetidos a um processamento para torná-los aptos para produção pet food e a manutenção do conteúdo de todos os nutrientes essenciais. Por isso, alimentos que passaram por processos produtivos como cozimento ou extrusão, podem ser considerados naturais. Entretanto, nem todo alimento extrusado é considerado natural. É preciso lembrar que para ser considerado natural existem algumas características, como a conservação, que devem ser observadas também.
A Nutrição veterinária ainda é um assunto relativamente novo? Como a indústria de alimentos está incorporando esses conceitos em suas produções?
(MA) – Na última década vimos um aumento exacerbado da humanização, os pets ganharam status de membros das famílias e os tutores estão muito exigentes com o tipo de alimentação que estão ofertando e seus benefícios para a saúde dos cães e gatos. Esta exigência reflete em um aumento do interesse acadêmico pela nutrição de cães e gatos e na especialização constante dos times de pesquisa e desenvolvimento, bem como de comunicação científica das indústrias de alimentação. Além disso, a nutrição tem ganhado bastante espaço nos eventos científicos mais importantes no Brasil e no mundo, tanto com um maior número de eventos específicos sobre o tema quanto maior espaço e público em eventos mais generalistas, mostrando que mesmo o clínico geral está começando a entender mais sobre a importância e relevância do tema. Nossos times técnicos estão sempre atentos às novidades da área, sejam elas novas opções de ingredientes ou novas tecnologias de produção, bem como presença frequente em cursos e congressos. Tudo para atender uma gama crescente e cada vez mais específica de demanda dos tutores e dos veterinários
Quais são os cuidados e processos necessários para a fabricação de um alimento Super Premium Natural?
(MA) – Os cuidados com alimentos Super Premium Naturais começam com a escolha criteriosa de ingredientes e fornecedores, permeando todo o processo produtivo até a chegada do produto na casa do consumidor. São escolhidos ingredientes frescos ou minimamente processados que agregam sabor e nutrientes específicos para a composição de cada tipo de alimento; o processo de fabricação conta com etapas de controle que garantem a estabilidade dos produtos – inclusão de antioxidantes naturais e envase com atmosfera modificada que garantem o frescor do alimento. Além dos aspectos de produto, o cuidado com o desenvolvimento das embalagens é fundamental; são necessárias estruturas que protejam o alimento e mantenham suas características durante todo o prazo de vida útil do mesmo. Além disso, guias como NRC e FEADIF são utilizados para que as formulações atendam de maneira adequada todas as necessidades nutricionais e de energia das diferentes fases de vida e especificidades dos pets.
Qual é a diferença e avanço nutricional da categoria Super Premium Natural em comparação às demais categorias?
(MA) – Temos observado no mercado brasileiro uma demanda crescente por alimentos formulados com ingredientes naturais. Esta demanda acompanha mercados como o europeu e o americano, onde os alimentos naturais já representam a maior parte dos alimentos para cães e gatos. Para atender essa demanda toda a cadeia produtiva tem se aperfeiçoado para oferecer novas possibilidades de ingredientes conservados naturalmente, melhoria nos processos de conservação e produção dos alimentos. Todos os avanços são suportados por estudos recentes de nutrição pet, que comprovam evoluções importantes para o setor.
O que há de mais exclusivo na formulação do alimento Super Premium Natural?
(MA) – Cada formulação tem suas aplicabilidades e particularidades, de acordo com o objetivo da dieta e proposta do alimento formulado. Porém quando pensamos em um alimento Super Premium Natural esperamos encontrar receitas sem a adição de corantes, aromas e conservantes artificiais, com ou sem a presença de grãos. Dessa forma, ingredientes naturais como carnes, frutas, legumes e ervas frescas ou não, cereais integrais ou fontes alternativas ao uso de grãos, inúmeros ingredientes funcionais e principalmente a conservação por antioxidantes naturais são premissas que esperamos encontrar nesta categoria.
Quais são os benefícios que a categoria apresenta para o dia a dia dos veterinários e para a saúde dos pets?
(MA) – Quando pensamos em benefícios, temos inúmeros benefícios que os alimentos da categoria Super Premium Natural podem trazer. Entre eles dois se destacam: a segurança alimentar e o atendimento dos requerimentos nutricionais de forma bastante adequada e precisa. Muitos não sabem, mas para que um alimento seja formulado, é necessária uma equipe multidisciplinar que inclua nutricionistas veterinários, engenheiros de alimentos, zootecnistas, entre outros para que se tenha uma combinação excelente de nutrientes e ingredientes altamente selecionados, atendendo os requerimentos nutricionais e energéticos de acordo com a necessidade dos pets. Além disso, para que o processo produtivo ocorra de maneira correta existem normas e padrões a serem seguidos, o que garante um padrão elevado em questão de segurança alimentar. Esse padrão, aliado a inclusão de ingredientes naturais e funcionais, auxiliam em qualidade de vida e longevidade, promovidos pelos benefícios de uma nutrição equilibrada e de qualidade. Isso não quer dizer que uma nutrição caseira seja ruim, já que há aplicabilidade de ambas. Porém, estudos mostram que em termos de não atendimento de requerimentos nutricionais ou possíveis deficiências, bem como em termos de segurança alimentar, os alimentos caseiros estão mais propensos a essas intercorrências já que podem sofrer inúmeras interferências como qualidade do ingrediente usado ou mudanças na lista de ingredientes prescrita. Vale ressaltar que um alimento natural caseiro bem formulado por um nutricionista veterinário formado e experiente, também pode ser adequado para alguns pets.
Há algum estudo científico que comprove os benefícios da categoria se comparadas com as demais?
(MA) – Sim, muitos! Ao falar sobre alimento natural, muitos confundem o tema e acham que o natural está atrelado ao empírico. Porém, a realidade é que o natural também tem o científico atrelado ao seu desenvolvimento e benefícios. Por exemplo, quando falamos de conservação com antioxidantes naturais existem diversos estudos que comprovam sua eficiência, que é tão eficaz quanto a promovida pelos antioxidantes sintéticos comumente usados em diversos segmentos do setor alimentício. Além disso, quando falamos das linhas Biofresh e Guabi Natural temos uma série de avaliações feitas em parceria com universidades renomadas, como a de Lavras e Unesp Jaboticabal, como avaliações de pH urinário, digestibilidade, palatabilidade e escore de condição fecal garantindo que nossos produtos tenham a qualidade que o médico-veterinário espera, contribuindo assim com a longevidade e qualidade de vida dos pets.
Como você enxerga o futuro da nutrição veterinária no Brasil? Há algum tema novo surgindo que caiba ressaltar?
(MA) – A nutrição pet avança a passos largos no Brasil, e seguindo as tendências mundiais, acredito que veremos cada vez mais produtos direcionados a atender necessidades específicas de cães e gatos, podendo chegar até em produtos exclusivos para cada pet. Recentemente, a SBNutriPet (Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos) junto com o CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) pleitearam um feito muito importante para a área: o reconhecimento da Nutrição e da Nutrologia Veterinária como especialidade junto ao CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), fato que mostra o quanto a nutrição tem evoluído e contribuído com a qualidade de vida dos pets e com a Medicina Veterinária no Brasil.