2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Boehringer Ingelheim Antiparasitário de tripla ação para cães
Boehringer Ingelheim

Antiparasitário de tripla ação para cães

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

13 de jul de 2017


Frontline Tri-Act® é o mais novo integrante da família Frontline, que, além de tratar e prevenir as infestações por pulgas e carrapatos, também se destaca pelas ações: repelente contra flebótomos transmissores da leishmaniose visceral; repelente e inseticida contra os vetores transmissores da dirofilariose; repelente e inseticida contra os vetores da dengue, zika e chicungunha aos seres humanos.

“Estamos trazendo ao Brasil mais um produto de uma marca líder mundial, de alta qualidade e eficácia já comprovada em outros países. Frontline Tri-Act® chega para oferecer maior proteção aos cães como uma solução rápida e completa contra os principais parasitas em um único produto”, afirma Carolina Galli, diretora da Unidade de Negócios de Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

“Frontline Tri-Act® é inovador porque apresenta uma fórmula única de uma associação de fipronil e permetrina. A permetrina tem ação repelente, com excelentes resultados no combate a carrapatos, mosquitos, moscas e flebótomos. Sua ação também é responsável pela queda das pulgas cinco minutos após o contato da pulga com o cão tratado, e o produto se mantém ativo por um período de 30 dias”, explica Jaimes Dias, gerente-técnico de Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Frontline Tri-Act® demonstrou eficácia inseticida superior a 85% contra as pulgas em apenas duas horas. No combate aos carrapatos, o produto também se destacou apresentando efeito acaricida superior a 90% em apenas seis horas. Além de trazer conforto aos animais, contribui de forma efetiva para a redução da transmissão da doença do carrapato.

 

Mecanismo de ação

O fipronil é um inseticida e acaricida altamente efetivo, pertencente à família dos fenilpirazóis. Seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio pré e pós-sináptico da passagem dos íons cloro pelos neurotransmissores GABA, matando os artrópodes parasitas por hiperexcitação. Fipronil apresenta afinidade com a gordura presente na superfície da pele e nos folículos pilosos, sendo constantemente re-excretado junto à secreção sebácea sobre a pele e o pelo dos animais, o que resulta em seu longo período de efeito residual. A permetrina é um piretroide que atua como repelente, acaricida e inseticida. Ela atua nos canais de sódio voltagem-dependente na membrana das células nervosas, prolongando a ativação desses canais mantendo-os abertos. Isso provoca hiperatividade, tremores e paralisia do inseto, carrapato ou piolho. A atividade repelente da permetrina impede que esses artrópodes suguem o sangue do cão, reduzindo o risco de transmissão de doenças por esses vetores, ela também auxilia na prevenção da dermatite por picada de moscas. A permetrina é muito menos tóxica para os mamíferos do que para os insetos.