Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Adimax Osteoartrite e excesso de peso
Adimax

Osteoartrite e excesso de peso

Inter-relação e manejo nutricional

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

12 de set de 2023

Linha de produtos Fórmula Natural Vet Care. Créditos: Divulgação Adimax Linha de produtos Fórmula Natural Vet Care. Créditos: Divulgação Adimax

Existem diversos fatores que predispõem ao desenvolvimento da osteoartrite, sendo o sobrepeso e a obesidade um dos principais agravantes, já que, quanto maior o escore de condição corporal, maior será a sobrecarga mecânica nas articulações e mais intenso o efeito das adipocinas inflamatórias. Além disso, a osteoartrite e o excesso de peso são condições que se retroalimentam, pois a dor limita a atividade física, e quanto menor a atividade física, menor o gasto energético e maior a tendência ao ganho de peso excessivo – um ciclo que impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida do animal.

Para melhor ilustrar os efeitos das calorias sobre o desenvolvimento e o tratamento da OA, consideramos um importante trabalho de 2002 1 realizado ao longo do tempo de vida de 48 cães da raça labrador-retriever, em que se demonstrou que mesmo cães com moderado sobrepeso têm maior risco de desenvolver OA que aqueles que apresentam boa condição corporal. Nesse estudo, os cães foram divididos em dois grupos: o grupo A recebeu alimentação controlada ao longo de toda a vida, enquanto o grupo B recebeu o mesmo alimento fornecido ao grupo A, porém em quantidade 25% menor. O trabalho constatou que cães do grupo A apresentaram peso corporal 26% maior que os animais pertencentes ao grupo com alimentação restrita, bem como maior incidência e gravidade de OA de ombro, coxofemoral e cotovelo. O uso de medicamentos para o controle dos sinais de OA também se iniciou de forma precoce para os animais do grupo A: aos 10,3 anos, enquanto somente aos 13,3 anos os cães do grupo B tiveram que iniciar esse tratamento. Por se tratar de um trabalho prospectivo e de uma ingestão controlada de alimentos por um longo período, esse estudo indica que a restrição calórica e/ou o controle de peso são pilares importantes e eficazes para reduzir a progressão e casos graves de OA.

Outros estudos também evidenciaram a inter-relação entre obesidade e osteoartrite, como, por exemplo, o trabalho realizado em 2006 2, que constatou melhora significativa na força vertical de pico (força ao levantar-se) e no impulso vertical em animais com osteoartrite que apresentavam maior taxa de emagrecimento. 

Mediante todas essas evidências, oferecer uma dieta com moderada densidade calórica nas quantidades adequadas pode evitar o excesso de peso, auxiliando a mitigar a dor, a claudicação e os sintomas relacionados à OA por meio de uma redução do estresse biomecânico exercido nas articulações pelo excesso de peso. Ademais, será menor a sobreposição do efeito das citocinas inflamatórias liberadas pelo tecido adiposo à inflamação local da articulação, o que por si só já constitui um benefício. 

Cães com osteoartrite e que estejam obesos ou com sobrepeso primeiro devem ser tratados com um alimento coadjuvante para a obesidade. Após alcançarem o peso ideal, podem migrar para uma dieta coadjuvante para osteoartrite, que auxiliará na manutenção do peso ideal.

A linha de produtos Fórmula Natural Vet Care oferece alimentos para diferentes enfermidades, incluindo obesidade e osteoartrite, e tem diferenciais únicos, que atendem aos tutores que buscam um alimento coadjuvante sem conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos. Fórmula Natural Vet Care oferece ainda versões de alimentos úmidos, que colaboram para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.

 

Referências sugeridas

1-KEALY, R. D. et al. Effects of diet restriction on life span and age-related changes in dogs. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 220, n. 9, p. 1315–1320, 2002.

2-MLACNIK, E. et al. Effects of caloric restriction and a moderate or intense physiotherapy program for treatment of lameness in overweight dogs with osteoarthritis. Journal of the American Veterinary Medical Association, v. 229, n. 11, p. 1756–1760, 2006.

 

Adimax

https://vetcare.formulanatural.com.br/