Baixa supersaturação urinária
A importância dessa estratégia nutricional para o tratamento e a prevenção das urolitíases em felinos
Frequente na rotina de atendimento clínico de felinos, a urolitíase é uma desordem multifatorial caracterizada pela presença de cálculos (urólitos) no trato urinário e tem ganhado grande relevância em estudos científicos, não somente pela sua morbidade e mortalidade, mas também pela sua alta complexidade.
Atualmente, existem 5 tipos principais de cálculos urinários identificados pelos centros de análises de urólitos. Desses, os urólitos de estruvita e oxalato de cálcio (OxCa) se destacam como os mais frequentes, com incidência em gatos variando de 47,1% a 46,2%, respectivamente.
Independentemente de sua composição, o crescimento dos urólitos está diretamente relacionado à supersaturação urinária (SSR). A SSR é um índice que avalia o risco de cristalização na urina, classificando a saturação urinária em três níveis:
• subsaturação: nível de saturação urinária em que as concentrações de precursores de cálculos estão abaixo da solubilidade da solução. A formação de novos urólitos é ainda mais desfavorecida, os urólitos preexistentes não apresentarão crescimento, e os urólitos de estruvita, por exemplo, podem ser dissolvidos;
• metaestável: nível de saturação urinária em que as concentrações de precursores de cálculos equivalem à solubilidade da solução. A formação de novos urólitos é desfavorecida, e os urólitos preexistentes apresentam crescimento mínimo;
• supersaturação: nível de saturação urinária em que as concentrações de precursores de cálculos excedem a solubilidade da solução. Pode ocorrer a formação espontânea de urólitos, e os urólitos preexistentes apresentam crescimento máximo.
Por isso, a baixa SSR é considerada a estratégia nutricional ideal para o tratamento e a prevenção das urolitíases em gatos, uma vez que possibilita a manutenção da urina em um nível de subsaturação que favorece a dissolução de urólitos de estruvita e, ao mesmo tempo, previne a formação e o crescimento de urólitos de oxalato de cálcio.
Para que seja possível instituir uma baixa SSR para estruvita e oxalato de cálcio, é necessário ofertar exclusivamente um alimento coadjuvante formulado para esse fim. Quanto ao alimento ideal, a ração Fórmula Natural Vet Care Urinária é um alimento coadjuvante desenvolvido para auxiliar na dissolução de cálculos de estruvita e na prevenção de urólitos recorrentes de estruvita e oxalato de cálcio em gatos adultos por meio da baixa SSR e do auxílio no controle do pH urinário. A ração Fórmula Natural Vet Care Urinária também oferece diferenciais únicos que atendem aos tutores que buscam por um alimento coadjuvante sem conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos, e ainda apresenta a versão úmida, que, além de oferecer todos os benefícios da versão seca, contém alto teor de água, o que contribui para ingestão hídrica involuntária e baixa SSR.
Um estudo realizado em parceria entre a Adimax e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp) utilizando as versões seca e úmida do alimento Fórmula Natural Vet Care Urinária demonstrou que, embora os dois alimentos (seco e úmido) tenham sido eficazes em manter supersaturação urinária na zona subsaturada tanto para oxalato de cálcio quanto para estruvita (SSR < 1), a ingestão exclusiva de alimento úmido foi capaz de reduzir ainda mais a densidade urinária (1,020), a SSR para estruvita (0,02) e oxalato de cálcio (0,2) quando comparada com a utilização apenas do alimento seco, que foi respectivamente de 1,050, 0,1 e 0,58. A ração úmida Fórmula Natural Vet Care Urinária oferece controle dos minerais precursores de cristalização e de pH urinário, evitando assim a supersaturação urinária para oxalato de cálcio e estruvita, além de promover uma baixa SSR, pelo seu alto teor de água, que favorece a ingestão hídrica involuntária e desfavorece a agregação de cristais formadores de cálculos.
Adimax