2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Inscrições do Prêmio Jabuti Acadêmico vão até 20 de março
Notícias

Inscrições do Prêmio Jabuti Acadêmico vão até 20 de março

As inscrições para a premiação vão até esta quinta-feira

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

17 de mar de 2025


As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), estão abertas até 20 de março de 2025, por meio do site www.premiojabuti.com.br/academico. A premiação, que visa prestigiar obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais tem 30 categorias.
Podem concorrer ao prêmio, as obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, considerando como inéditas aquelas que nunca tenham sido publicadas em qualquer formato. Além disso, os títulos devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil no ano passado, atendendo às exigências legais.
O Jabuti Acadêmico está dividido em dois eixos: Prêmios Especiais, que conta este ano com a nova categoria Tradução, além de Ilustração e Divulgação Científica. E, também, o eixo Ciência e Cultura, com 27 categorias, dentre elas, medicina veterinária, zootecnia e recursos pesqueiros, onde a avaliação de conteúdo das obras inscritas será baseada em quatro critérios:
Relevância e pertinência científica – Serão consideradas relevantes as obras que demonstram consistência teórica, empírica, analítica e/ou crítica, aliadas a uma coerência e integração dos conceitos e da terminologia utilizada. É valorizada a contribuição para o desenvolvimento científico da área, sua capacidade de abordar e propor soluções para problemas nacionais e/ou internacionais relevantes. A atualidade da temática, além da expressividade e qualidade da escrita, incluindo a clareza e objetividade do conteúdo no que se refere à proposição, exposição e desenvolvimento dos temas tratados, também são avaliados. E, também, o rigor científico, a precisão de conceitos e dados empíricos, o senso crítico no exame do material estudado e uma bibliografia que denote amplo domínio de conhecimento.
Qualidade editorial – Este critério se refere ao processo realizado durante a publicação e à apresentação final da obra. Engloba diversos aspectos, como: rigor no processo editorial, a qualidade e precisão dos dados apresentados, a excelência das ilustrações, gráficos e tabelas, quando aplicáveis. O design gráfico deve ser atraente e funcional, facilitando a leitura e compreensão do conteúdo. A linguagem deve ser clara, coesa e adequada ao público-alvo. A estruturação lógica e coerente dos capítulos e seções é avaliada, bem como a qualidade da impressão e do material utilizado, no caso de obras físicas. A formatação deve ser adequada e consistente ao longo da obra, e a presença de elementos pré-textuais e pós-textuais bem elaborados, como sumário, índice e glossário, é valorizada. Considera-se também a efetiva política editorial da editora, com a presença de um Conselho Editorial qualificado, e a adequação às normas técnicas e bibliográficas vigentes.
 Inovação – Classificam-se como obras inovadoras aquelas que apresentam originalidade na apresentação dos dados empíricos e na formulação do problema de investigação. Valoriza-se o caráter inovador do objeto, da formulação teórica, da pesquisa empírica realizada e/ou da metodologia adotada. A contribuição renovadora para o campo do conhecimento é um aspecto crucial, assim como a originalidade na abordagem, linguagem ou métodos utilizados. Também se considera o potencial da obra para aplicações técnicas e/ou sociais inovadoras.
Potencial de Impacto – Como um prêmio voltado à edição acadêmica e, enquanto tal, cabe considerar a circulação dos livros, sua presença como elemento básico da indústria cultural e da disseminação do conhecimento. Assim, serão valorizadas as obras que sejam veículos adequados para a socialização do conhecimento de excelência, com impacto evidenciado pelo potencial de circulação e distribuição previsto. O impacto em questão pode igualmente ser previsto pelos possíveis usos no âmbito acadêmico e nas mais diversas facetas do espectro social, sempre refletindo a presença e circulação públicas da obra em análise.
 

O regulamento na íntegra está no site da premiação: www.premiojabuti.com.br/academico.
 

Mais sobre o Jabuti Acadêmico

Os autores premiados receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil; e as editoras das obras premiadas também receberão uma estatueta do Jabuti. As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local de realização da cerimônia de entrega da premiação serão divulgadas durante o ano. As definições serão noticiadas no site, nas redes sociais @cbloficial, no Instagram @jabuticademico, e por comunicados à imprensa.

Pelo segundo ano, o curador é o professor doutor Marcelo Knobel, renomado físico, conhecido por sua defesa ativa das universidades e da ciência. O Conselho Curador é formado por 7 profissionais, com vasta bagagem no meio acadêmico. A premiação conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.