I Congresso Latino-Americano de Patologia Mamária Canina e Felina e V Encontro de Patologia Mamária
Evento reuniu pesquisadores renomados de diversos países da América Latina
Nos dias 5 e 6 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, foi realizado o I Congresso Latino-Americano de Patologia Mamária Canina e Felina e V Encontro de Patologia Mamária. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre oncologistas, clínicos, cirurgiões e patologistas veterinários, profissionais atuantes, professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação do Brasil e de outros países da América Latina.
Palestrantes do Brasil e de outros países da América Latina discutiram as principais novidades e o panorama da oncologia mamária em seus países. Os representantes do Brasil foram Paulo Jark, Rodrigo Horta, Marina Rios de Araújo, Karen Nakagaki e Geovanni Cassali. Matías Tellado, da Argentina, Alejandro Cervantes, do México, Alicia Barboza, do Uruguai, Oscar Sierra, da Colômbia, Jorge Luis Álvarez, do Equador, e Edie Avilla, da Guatemala, contribuíram cada um com a realidade de seu país.
Na mesa-redonda discutiu-se o foco do próximo consenso, a ser escrito com a participação dos nossos colegas latino-americanos. Definiu-se que o tema seriam as perspectivas de diagnóstico, prognóstico e tratamento dos tumores de arranjo sólido. Além disso, e certamente o mais importante, a possibilidade de parceria, troca de conhecimento e experiência entre os diversos países da América Latina na área de patologia mamária veterinária.
No dia 5 ocorreu também o lançamento da segunda edição do livro Patologia mamária canina e felina: do diagnóstico ao tratamento, pela Editora MedVet.