Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias FMVZ/USP lança curso de MBA em Mercado Pet
MBA USP/FMVZ

FMVZ/USP lança curso de MBA em Mercado Pet

Pós-graduação visa formar profissionais que buscam empreender no segmento pet, que gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

24 de mar de 2023


As inscrições estão abertas para o primeiro curso de MBA da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). O MBA em Mercado Pet USP/FMVZ visa capacitar profissionais para empreender nesse setor, uma vez que o mercado pet brasileiro é o sexto maior do planeta em termos de faturamento, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). As aulas se iniciam no dia 13 de setembro.

O curso de pós-graduação lato sensu é realizado no modelo de ensino a distância (EaD), com aulas ao vivo que são gravadas e ficam disponíveis para que os alunos as acessem. As aulas semanais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 23h. O curso tem certificação da USP e duração média de um ano e meio.

 

Mercado pet

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com mais animais de estimação, de acordo com a Abinpet. O mercado pet brasileiro tem destaque na busca por serviços e produtos para cuidados dessa grande população.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ramo registrou um crescimento de 33% na abertura de novos negócios de pet shop no primeiro semestre de 2022 em relação ao período pré-pandemia. Atualmente, esse mercado gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil, segundo a Abinpet.

O curso tem o objetivo de divulgar conhecimentos administrativos específicos que possibilitem o gerenciamento e a rentabilidade de negócios nesse setor.

 

Grade curricular

O MBA em Mercado Pet USP/FMVZ é dividido em três módulos, que abordam fundamentos da gestão nesse segmento, gestão de negócios e tendências em serviços e tecnologias pet. Essa divisão visa contextualizar o aluno sobre as áreas acadêmica, corporativa e mercadológica desse setor em expansão.

O curso aborda questões como o segmento pet no Brasil e sua importância; a relação homem/animal na contemporaneidade; gestão moderna de clínica veterinária; tendências e novas tecnologias na produção de pet food; zoonoses e gestão de crises sanitárias; gestão de compras, vendas e custos no segmento pet – entre outros.

 

FMVZ/USP

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP é uma das três instituições brasileiras com acreditação aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Além disso, está entre as 50 melhores do mundo na área, de acordo com as classificações universitárias anuais QS World University Rankings,  publicadas pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido.

 

Coordenadores

O coordenador do MBA em Mercado Pet FMVZ/USP é Marcio Brunetto, professor associado do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP e responsável pelo Serviço de Nutrologia Veterinária (SNV) do Hospital Veterinário da FMVZ/USP. Além disso, é vice-diretor do Hospital Veterinário da FMVZ/USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutri Pet).

O vice-coordenador do curso é Augusto Hauber Gameiro, que também é professor associado da FMVZ/USP, além de ser coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e pesquisador convidado no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG/USP).

 

Para inscrição e mais informações sobre o curso, os interessados podem acessar o site http://www.mbauspfmvz.com.