A decisão do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, publicada no dia 8 de outubro de 2013, vale para todo país. A íntegra do documento pode ser acessada no portal do Supremo Tribunal Federal, através do endereço eletrônico http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao/ , sob o número 4653209.
No documento assinado pelo ministro encontra-se citação de matéria sobre o Brasileish publicada em edição de 2012 da revista Clínica Veterinária – http://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/: “A petição da interessada também traz publicação mais recente, contida no número 101, ano XVII, da revista Clínica Veterinária, novembrodezembro de 2012, p. 28-29. O texto apresenta as conclusões de encontro do Brasileish – Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal, ocorrido em 26 de outubro de 2012, e ressalta a necessidade de se adotarem iniciativas preventivas como o controle da população canina por meio de esterilização, a vacinação e o cadastramento de proprietários, bem como o incentivo pelo poder público a” utilização de inseticidas, em especial os colares, cuja utilização nos cães é considerada imperativa. O grupo também recomenda que o diagnóstico da leishmaniose visceral seja feito exclusivamente por médico-veterinário, por meio de exames que não se restrinjam ao de sorologia, devendo ser adotado o critério de duplo teste a fim de excluir falsos positivos. Por fim, o Brasileish também sugere que o proprietário do animal seja previamente informado das alternativas existentes diante da confirmação do diagnóstico de leishmaniose visceral canina. Se a opção for pelo tratamento, o médico-veterinário responsável deve realizá-lo por meio de protocolos que confiram melhora ou cura clínica do animal e redução da carga parasitária, a serem atestadas por meio de exames clínicos e laboratoriais”.
Brasileish
A Anclivepa Minas e o Brasileish vão realizar, de 13 a 15 de dezembro, em Belo Horizonte, MG, o X Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina. O evento, sempre na vanguarda, promete continuar surpreendendo, qualificando e elevando as discussões.