
Desde o final de janeiro, milhares de pessoas começaram a ser impactadas pela campanha “Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”, lançada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), com o objetivo de alertar as pessoas sobre a guarda responsável de animais domésticos. No dia 13 de fevereiro, teve início uma segunda etapa da campanha, com o lançamento de um vídeo de dois minutos nas redes sociais.
O curta conta os dramas vividos por um cachorro abandonado nas ruas por sua tutora. O vídeo é embalado pela música “Sozinho”, do compositor Peninha. O artista e a Peermusic do Brasil Edições Musicais autorizaram o uso da canção para a campanha gratuitamente, por serem solidários com a causa de abandono de animais.
A música deu base a toda a campanha, que pretende sensibilizar as pessoas sobre um tema que não pode ser deixado de lado. Afinal de contas, estima-se que existam mais de 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono no Brasil e mais de 200 milhões em todo o mundo, de acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apenas na cidade de São Paulo, as instituições de acolhimento e os abrigos recolhem mais de 500 animais por mês. “O abandono de animais é um problema global que merece a atenção de toda a sociedade. É preciso mais comprometimento de todos com a saúde e o bem-estar dos animais, assim como com a saúde humana e ambiental”, afirma o Mário E. Pulga, presidente do CRMV-SP.
Para a médica-veterinária Vânia de Fátima Plaza Nunes, presidente da comissão de médicos-veterinários de ONGs do CRMV-SP, um futuro tutor deve avaliar criteriosamente a decisão de adotar um animal doméstico.
“A relação entre o homem e os animais domésticos é muito forte, e vai além do fator físico-biológico. Os cães, por exemplo, têm necessidade de conviver com as pessoas. E quando há um rompimento, um abandono, o sofrimento psicológico acaba sendo o principal problema. Por isso, é essencial considerar a compra ou adoção de um animal doméstico com muita calma”, avalia Vânia.
Além do vídeo, a campanha foi literalmente para as ruas de São Paulo com peças de comunicação veiculadas no metrô, nos ônibus da capital e nos principais terminais rodoviários, além de ações em colaboração com ONGs de amparo animal, escolas e formadores de opinião.
“A intenção dessa campanha é, de uma maneira lúdica, conseguir conscientizar e educar a população sobre a importância da guarda responsável de animais”, esclarece o presidente do Conselho.