2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Especialidades Impressão 3D acessível aos clínicos e cirurgiões
Especialidades

Impressão 3D acessível aos clínicos e cirurgiões

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

18 de nov de 2017

Impressões 3D para uso no planejamento cirúrgico Impressões 3D para uso no planejamento cirúrgico

A parceria criada entre o Provet e a equipe multidisciplinar do dr. Roberto Fecchio lança um novo serviço: o de impressão 3D acessível aos clínicos e cirurgiões.

Inicialmente, o Provet vai oferecer a impressão 3D para o planejamento cirúrgico de procedimentos ortopédicos complexos e também para a fabricação de guias cirúrgicos, a partir das imagens adquiridas por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Por meio do modelo 3D impresso, o cirurgião pode planejar o procedimento cirúrgico. “Em muitas cirurgias ortopédicas, como as correções de desvios angulares pelo fechamento precoce dos discos epifisários, a realização dos cortes ósseos e moldagem das placas exigem muito tempo do cirurgião. Com uma réplica 3D da lesão, ele pode deixar essas etapas preparadas previamente, e assim, diminuir significativamente o tempo anestésico e cirúrgico”, comenta Fecchio.

Além disso, a impressão 3D também permite testar diferentes abordagens operatórias na peça impressa antes da realização da cirurgia, bem como demonstrar aos clientes as condutas terapêuticas. A materialização da lesão do animal permite que o tutor compreenda melhor a necessidade da cirurgia e melhora a comunicação entre ele e o médico-veterinário.

A impressão 3D complementa os exames de imagem de alta tecnologia já oferecidos pelo Provet, e tem três objetivos iniciais:

• planejamento – modelos destinados a facultar o treinamento real do cirurgião, antes de ele realizar o procedimento no animal, promovendo maior precisão e diminuindo o tempo cirúrgico-anestésico;

• treinamento – o uso de modelos possibilita o refinamento das técnicas cirúrgicas e dos procedimentos complementares com precisão e realismo, sem o uso de modelos animais ou cadáveres;

• determinação de margens – a réplica da lesão permite uma visualização fiel por parte do cirurgião, facilitando a determinação das margens cirúrgicas a serem instituídas.

A equipe do dr. Fecchio desfruta de reputação internacional pelo pioneirismo nas reconstituições protéticas, como em bicos de araras e de tucanos e em cascos de jabutis. Inclusive, mantém um grupo voluntário conhecido como Animal Avengers, que já salvou mais de 10 animais com o uso de tecnologia 3D.

­

Reconstituição de casco de tartaruga

­

A impressão 3D também é um recurso que vem sendo usado no Laboratório de Ortopedia e Traumatologia da FMVZ/USP. Inclusive, seu responsável, o prof. dr. Cássio R. Auada Ferrigno fará uma palestra sobre o tema na conferência NOR Science, que se realizará nos dias 4 e 5 de abril de 2018 – http://www.feirasuperpet.com.br/.