2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Especialidades Bem-estar animal Força-tarefa Brasileira de Bem-estar Animal
Bem-estar animal

Força-tarefa Brasileira de Bem-estar Animal

Conectar setores, ampliar as discussões, disseminar valores e proporcionar base para atualização de legislações brasileiras

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

3 de abr de 2025


Pesquisadores, produtores, jornalistas, educadores e representantes de diferentes setores reuniram-se no dia 13 de fevereiro deste ano para sonhar os primeiros passos de uma força-tarefa brasileira de bem-estar animal.

Entre os diversos presentes destacaram-se Thomas Timm, idealizador do projeto e presidente do Instituto Sócio-Cultural Brasil Alemanha (ISCBA); Stefan Timm, consultor em proteção e bem-estar animal; Paulo César Maiorka, professor titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo; Mateus Paranhos, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista; Francisco Matturro, diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que apoia o projeto; Nina Plöger, presidente do Forbes Mulher Agro, que junto com Thomas coordena a força-tarefa; José Tejon, jornalista que encabeça a comunicação; Carmen Perez, pecuarista; José Ciocca, diretor executivo da Produtor do Bem; Sheila Guebara, diretora de sustentabilidade da Seara; e Darren Vanstone, diretor na Chronos Sustainability.

­

Da esquerda para a direita, Thomas Timm, Carmen Perez e Stefan Timm

­

O bem-estar animal e a saúde única envolvem a saúde de seres humanos, dos animais e do meio-ambiente, independentemente de serem animais utilizados na produção animal, animais de estimação, animais silvestres ou aqueles utilizados na pesquisa e na experimentação.

As práticas de bem-estar animal nas diversas áreas vêm se desenvolvendo e, na pecuária, já há diversas ações em andamento. Especificamente na produção de proteína animal nacional, questões como manejo, transporte, sanidade animal, capacitação dos trabalhadores, entre tantas outras, precisam ser encaradas dentro das exigências do consumidor atual, de forma semelhante àquelas do mercado internacional.

Todos os setores e espécies de animais são relevantes, e a iniciativa quer unir os setores público e privado e atualizar as legislações vigentes no país.

O sonho dessa união de esforços recebeu grande repercussão da midia do setor, o que estimulou a todos ainda mais.

­

Participantes brindam o encontro que deu início ao sonho da Força-tarefa Brasileira de Bem-estar Animal. Créditos: Divulgação ISCBA

­

Segundo Thomas Timm, “O ISCBA procura desenvolver e implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Brasil e Alemanha são unidos por valores morais e éticos parecidos. Esse é um momento oportuno para discutir o bem-estar animal, e faltava unir esforços dos dois países para avançar nos debates sobre o tema. Há maior sensibilização ao tema e novas demandas, como o Acordo UE-Mercosul, e mais valor agregado em práticas que priorizam o bem-estar animal”. Timm realiza desde 2019 o congresso Don’t Forget the Animals, que já está na sua 6ª edição, e acontecerá em 15 e 16 de outubro de 2025.

O objetivo da Força-tarefa Brasileira de Bem-Estar Animal é começar pelas práticas na pecuária, um setor sensível e onde já há um trabalho em andamento e, continuar com ações em outros setores e espécies de animais.

No dia 19 de março, realizou-se a primeira reunião oficial da força-tarefa, que é uma ⁠iniciativa inédita para impulsionar o processo, na qual se definiram atores e ações iniciais, que têm como focos a comunicação, a divulgação, o treinamento, a qualificação e a legislação. A próxima reunião está agendada para abril.

Reuniões mensais estão programadas para dar sequência ao desenvolvimento do projeto a partir da fundação do Instituto Brasileiro de Bem-estar Animal, assim como eventos, cursos de capacitação, avanços legislativos, etc.

 

Informações
[email protected]