2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades WSAVA Parasitologista brasileiro recebe o Prêmio WSAVA One Health 2022
WSAVA

Parasitologista brasileiro recebe o Prêmio WSAVA One Health 2022

Filipe Dantas-Torres defende o controle da leishmaniose canina com repelentes e vacinação, em vez do abate

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

3 de out de 2022

Filipe Dantas-Torres. Créditos: Divulgação WSAVA Filipe Dantas-Torres. Créditos: Divulgação WSAVA

O parasitologista brasileiro ativo contra o extermínio de cães infectados com leishmaniose canina recebeu o Prêmio One Health deste ano da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (World Small Animal Veterinary Association – WSAVA). Presidente do Conselho Tropical para Parasitas de Animais de Companhia (Tropical Council for Companion Animal Parasites – TroCCAP), o doutor Filipe Dantas-Torres trabalha na educação de colegas veterinários e partes interessadas na América Latina sobre a importância de controlar a leishmaniose dos cães afetados por meio do uso, no âmbito da comunidade, de repelentes e vacinação, em vez recorrer ao abate.

Como premiação global de prestígio, o WSAVA One Health é concedido a um indivíduo ou organização que tenha promovido um aspecto de Saúde Única relevante para os animais de companhia.

Pesquisador do Departamento de Imunologia do Instituto Aggeu Magalhães, no Recife; o médico-veterinário especialista em parasitologia é filiado ao EBVS (European Board of Veterinary Specialists), tem metrado em Saúde Pública e doutorado em Saúde Animal e Zoonoses. Além de seu papel na presidência do TroCCAP, é editor-chefe de Parasitas e Vetores e diretor da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology). Ele recebeu o prêmio durante o Congresso Mundial da WSAVA de 29 a 31 de outubro em Lima, Peru e palestrou sobre os “Desafios e oportunidades para lidar com doenças de animais de companhia transmitidas por vetores na América Latina”.

O doutor Michael Lappin, presidente do Comitê One Health da WSAVA, afirmou: “O trabalho que o doutor Dantas-Torres está concluindo expressa bem a missão do Comitê de Saúde Única da WSAVA. Ele tem trabalhado incansavelmente para melhorar a vida dos cães e de seus tutores e seu trabalho vem tendo impacto ao redor do mundo”.

O doutor Dantas-Torres declarou: “Estou sensibilizado por receber este prestigioso prêmio do Comitê de Saúde Única da WSAVA. Ele reconhece os esforços de muitas pessoas com as quais tive o prazer de trabalhar. Dedico este prêmio aos tutores de animais de companhia que perderam seus cães durante o programa de controle da leishmaniose visceral no Brasil e em outros países endêmicos”.