Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades Ministério da Agricultura e Pecuária Coronavirus e os animais de companhia
Ministério da Agricultura e Pecuária

Coronavirus e os animais de companhia

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

10 de mar de 2020


O Departamento de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DSA/Mapa),  já publicou nota técnica  com esclarecimentos acerca do Coronavírus.

A recomendação do ministério é que os veterinários devem manter um alto nível de vigilância e relatar às autoridades veterinárias qualquer evento incomum detectado em qualquer espécie animal, notificando imediatamente o Serviço Veterinário Oficial pelo e-SISBRAVET.

Para a população, o Mapa orienta que “ao visitar mercados ou feiras de venda de animais vivos, carnes, peixes ou produtos de origem animal frescos, devem ser aplicadas medidas gerais de higiene e prevenção, como: lavagem das mãos após tocar os animais e produtos de origem animal; evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos e evitar contato com animais doentes ou produtos animais deteriorados”. Também aconselha evitar “o consumo de produtos animais não inspecionados, crus ou mal cozidos. Carne crua, leite ou órgãos animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar contaminação cruzada com alimentos crus, conforme boas práticas de higiene alimentar.”

Para mais informações sobre o assunto, acesse a página específica criada pelo Ministério da Saúde, com as últimas atualizações da situação do Brasil sobre o Coronavírus, boletins epidemiológicos e publicação para profissionais de saúde:  saude.gov.br/novo-coronavirus.

O Ministério da Saúde lançou também o aplicativo “Coronavírus SUS”, com área de dicas, contato da unidade de saúde mais próxima e muita informação. Baixe o aplicativo e confira!

O Comitê Científico (SC) e o Comitê de Saúde Única (OHC) da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA, sigla em inglês) prepararam, em colaboração com indivíduos interessados em Saúde Única em todo o mundo, o documento informativo “O Novo Coronavírus e Animais de Companhia”.

Junto com a nota há uma lista de perguntas frequentes sobre o assunto. “Estamos cientes de questões relacionadas ao abandono de animais na China e esperamos que essas informações sejam úteis para veterinários de todo o mundo lidarem com as preocupações de seus clientes”, diz o documento.

Acesse o documento aqui!

 

 

 

 



Leia também

Ministério da Agricultura e Pecuária Influenza aviária