O Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a Medicina Veterinária do Coletivo na América Latina por meio de eventos e capacitações de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as interações humano, animal e ambiente, principalmente nas temáticas ligadas à saúde coletiva. O objetivo do IMVC é trazer conhecimento, aprimorá-lo de acordo com a realidade e as necessidades nacionais, e capacitar gestores, agentes, médicos-veterinários e demais profissionais envolvidos nas políticas públicas para animais nos municípios brasileiros, sempre com os mais novos conhecimentos da ciência, com atitudes e técnicas mais éticas, contrapondo-se de forma efetiva ao que era proposto até então. A Medicina Veterinária do Coletivo é reconhecida como uma nova especialidade da medicina veterinária e o IMVC é a organização habilitada junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para conceder o título de especialista.
Diretoria atual
A atual diretoria do IMVC foi eleita em abril de 2024 e estará em ação até 2027, ficando a presidência do Instituto a cargo da médica-veterinária Ana Liz Bastos e como vice, o médico-veterinário Lucas Galdioli. Fazem parte da diretoria científica os médicos-veterinários Nestor Calderón e Laiza Bonela; e da diretoria de projetos e informações, as médicas-veterinárias Rosangela Gebara e Rita Garcia. A diretoria financeira está sob os cuidados de Taylison Santos e o instituto conta com o apoio dos médicos-veterinários e conselheiros Leonardo Nápoli e Paula A. S. Bastos. Participam como consultores técnicos os médicos-veterinários Daniela Patricia Tozetto, Lucas Belchior Souza de Oliveira, Yasmin da Silva Gonçalves da Rocha, Pierre Barnabé Escodro, Daniel Friguglietti Brandespim, Diana Cuglovici Abrão, Paulo Abilio Varella Lisboa, Andre de A. Prazeres Gonçalves, Brunna Gabriela Gonçalves de Oliveira Ferreira, Júlia Amorim Faria, Gustavo Xaulim, Lu Baldan, Ceres Berger Faraco, Camila Stefanie Fonseca de Oliveira e Vania Plaza Nunes, bem como a bióloga Fernanda Góss Braga e o juiz federal Vicente de Paula Ataide Junior.
Para essa nova gestão, o IMVC pretende dar mais apoio aos seus associados e está elaborando dois projetos intitulados “Cuidando de quem cuida” e “Medicina veterinária e espiritualidade”. Diante da realidade do adoecimento mental dos médicos-veterinários, a saúde mental dos veterinários tornou-se um tópico de crescente preocupação, com estudos revelando um alto risco de suicídio e desejo suicida (pensamentos de suicídio) na profissão, e de Síndrome de Burnout. Muitos profissionais convivem com a situação de abandono e maus-tratos com animais, levando-os ao adoecimento e à fadiga por compaixão, por isso o IMVC quer apoiá-los e ajudá-los a encontrar caminhos para saírem dessas situações.
Projetos e cursos atuais
Curso MVC/Foca;
Conferências Internacionais de MVC;
Capacitação para a gestão do manejo populacional de cães e gatos;
Curso de Capacitação em Medicina de Abrigos;
Especialização em MVC;
Capacitação teórico-prática em Manejo Etológico de Cães em abrigos;
Curso de formação para o enfrentamento de situações de maus-tratos a animais e sua conexão com a violência interpessoal;
Cursos e eventos isolados;
Prestação de serviços para empresas privadas e para serviço público;
Rodas de conversa virtuais;
Embaixadores do IMVC;
Parcerias.
Curso MVC/Foca
Curso de Medicina Veterinária do Coletivo e Formação de Oficiais de Controle Animal, que tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os participantes a serem agentes de uma transformação necessária e eficaz, e disseminadores da informação e da mudança na forma de trabalhar com os animais.
O Foca é o único curso no país que faz esse tipo de capacitação e treinamento com profissionais qualificados, sendo, portanto, pioneiro no Brasil. Já foram realizados 46 Focas e capacitados cerca de 3 mil profissionais em toda a América Latina e em Portugal e Inglaterra até o ano de 2023.
Conferências Internacionais de MVC
As Conferências de Medicina Veterinária do Coletivo são eventos pioneiros no Brasil, cujo objetivo principal é promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da medicina veterinária do coletivo, sempre com o que há de mais recente e moderno na área, trazendo discussões técnicas sobre uma área recente da medicina veterinária e que abrange conhecimentos interrelacionando diferentes áreas. Já foram realizadas 11 conferências, desde 2010, sendo a última realizada em Recife no ano de 2023. A próxima conferência será realizada nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2025 em Belém do Pará.
Capacitação para a gestão do manejo populacional de cães e gatos
O objetivo da capacitação é preparar profissionais para a implantação e a implementação do manejo populacional ético de cães e gatos, por meio de aulas teórico-práticas, de forma remota. Desde 2020, o IMVC oferece essa capacitação para municípios mineiros que fazem parte do Programa Regional de Defesa da Vida Animal – Prodevia, da coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público de Minas Gerais.
Curso de Capacitação em Medicina de Abrigos
Os abrigos no Brasil possuem diversas particularidades, tornando complexo o estabelecimento de protocolos. Existem escassos estudos nacionais sobre o número de abrigos no país, o número de animais abrigados, informações sobre o perfil dos animais abrigados, relatos sobre os manejos realizados nos abrigos. Inexistem estudos que apresentem o quanto os colaboradores atuantes na área têm consciência a respeito dessa ciência. Sendo assim, o objetivo do curso é capacitar médicos-veterinários, gestores e funcionários de abrigos públicos, privados ou mistos, sobre os fundamentos da ciência da medicina de abrigos.
O Curso de Capacitação em Medicina de Abrigos (CCMA) é único e pioneiro em nível nacional. Já contou com 7 edições e formou mais de 1.000 inscritos, que tiveram acesso a um conteúdo exclusivo e de alta qualidade.
Especialização em MVC
É realizada em parceria com a UFPR, e tem como objetivo capacitar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades na área de medicina veterinária do coletivo, incrementando também a produção científica por meio de projetos de intervenção desenvolvidos individualmente pelos estudantes, propiciando a eles qualificação profissional mediante proposta curricular fundamentada na teoria e na prática.
Capacitação teórico-prática em Manejo Etológico de Cães em Abrigos
Curso único no Brasil, com comprovação científica, voltado para preparação de colaboradores de abrigos em relação a etologia de cães de abrigo, com protocolos de interação humano-cão (IHC) e treinamento (TR) e protocolo de redução de latidos (PRL) como estratégias para aumentar a taxa de adoção e melhoria do bem-estar animal. O objetivo do curso é capacitar gestores e colaboradores de abrigos públicos, abrigos mistos e privados (ONGs) sobre o manejo etológico dos cães para aumentar a taxa de adoção e promover o bem-estar desses animais.
Curso de formação para o enfrentamento de situações de maus-tratos a animais e sua conexão com a violência interpessoal
Os maus-tratos aos animais possuem a mesma dinâmica de poder e controle exercidos pelo agressor num contexto de violência doméstica. Maus-tratos são fenômenos generalizados que trazem sérias implicações não apenas para o bem-estar animal, mas também para o bem-estar individual e social. Diante dessa realidade, o curso foi criado para conscientizar e capacitar profissionais de diversas áreas sobre a conexão entre os maus-tratos aos animais e a violência interpessoal.
Cursos e eventos isolados
O IMVC realiza diversos eventos técnicos de âmbito regional tais como seminários e fóruns. Esses encontros têm o objetivo de difundir a medicina veterinária do coletivo e incentivar a implantação de políticas públicas para animais em todo país.
Prestação de serviços para empresas privadas e para o serviço público
O IMVC presta consultorias para prefeituras para implantação de manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG). Juntamente com a empresa AAC&T tem conduzido pesquisas e prestado serviços no Brasil para estimar a população de cães e gatos nos municípios brasileiros. Os programas de MPCG para serem bem-sucedidos precisam basear-se em dados confiáveis, evitando informações imprecisas ou incorretas a respeito da população animal. Por isso, cada município deve buscar formas de obtenção de informação sobre o tamanho real da população canina e felina, incluindo os animais semi e os não domiciliados, que muitas vezes não são contabilizados nos censos gerais.
Atualmente o IMVC está prestando serviço para o Estado do Rio Grande do Sul em ações de recuperação após a enchente que afetou o Estado.
Rodas de conversa virtuais
O IMVC promove, desde a pandemia, rodas de conversa virtuais que têm como objetivo esclarecer e prestar auxílio a médicos-veterinários sobre diversos assuntos relacionados a área da MVC. As rodas de conversa são conduzidas por um mediador, que geralmente faz parte da diretoria do Instituto e contam com a presença de um ou mais profissionais com experiência no assunto em tela.
Embaixadores do IMVC
O grupo de Embaixadores do IMVC é composto por associados que sejam alunos de graduação ou recém-formados em medicina veterinária que, além do interesse na área da MVC, queiram contribuir de forma voluntária com a promoção de interações positivas entre os seres humanos, os animais e o ambiente.
O tempo de participação dos embaixadores no projeto varia de 6 meses a 3 anos, prazo máximo de permanência no grupo. Objetiva-se que o embaixador participe em um dos projetos do IMVC ou atue no mercado de trabalho dentro das temáticas da medicina veterinária do coletivo.
Parcerias
O IMVC possui diversas parcerias, dentre elas o Instituto Premierpet, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da UFPR, a Revista e Portal Clínica Veterinária, a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR e a VP Diagnóstico Distribuidora de Kits Veterinários.
IMVC
https://institutomvc.org.br/site/