2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal Projeto Medicina de Abrigos Brasil – infodados de abrigos de animais
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Projeto Medicina de Abrigos Brasil – infodados de abrigos de animais

Fórum Animal apoia primeira iniciativa do Brasil para mapeamento e coleta de dados

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

27 de abr de 2024

Créditos: Fórum Animal Créditos: Fórum Animal

O Fórum Animal anunciou apoio à primeira iniciativa do Brasil voltada para o mapeamento e coleta de dados de abrigos de cães e gatos: o projeto  Medicina de Abrigos Brasil – Infodados de Abrigos de Animais, que foi idealizado como uma forma de obtenção de dados representativos para o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o abandono de animais de estimação e promovam a adoção, além de promover a ciência da medicina de abrigos no país. 

Idealizada por pesquisadores vinculados ao Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a iniciativa Medicina de Abrigos Brasil parte da experiência e vivência desses profissionais na área da medicina de abrigos, buscando mitigar a dificuldade na obtenção de informações sobre a realidade dos abrigos brasileiros de animais e, também, ser fonte de informação científica e de boas práticas para abrigos já existentes, contribuindo assim para a mudança da atual realidade dessas organizações, visando o bem-estar animal.

Como forma de alavancar suas atividades, o projeto tem como principais objetivos: mapear e constituir um banco de dados nacional da dinâmica populacional dos cães e gatos em abrigos públicos, privados, mistos, protetores independentes e lares temporários; difundir a ciência da medicina veterinária de abrigos, facilitando o acesso a pesquisas e informações, fornecendo subsídios para colaboradores e profissionais envolvidos, visando melhorar a qualidade de vida dos animais; prevenir e combater o abandono; e possibilitar a interação entre abrigos e voluntários por meio de um programa de voluntariado.

Compreender o contexto envolvido no abandono dos animais é extremamente importante para planejar programas de manejo dessas populações, visto que o abandono foi identificado como um dos principais problemas na dinâmica populacional animal, e deve ser o principal alvo de qualquer programa de redução de animais em situação de rua. 

A inexistência de informações sobre a quantidade de animais abandonados dificulta a formulação de políticas públicas de prevenção e combate ao abandono. Por se comprometer com a atual lacuna na área, a Medicina de Abrigos Brasil representa um marco crucial na promoção da ciência da medicina de abrigos no país. Com este projeto, espera-se garantir, sobretudo, a implementação de melhores práticas nos abrigos brasileiros.

 

Como se engajar

Pessoas que atuem em um abrigo públicos, privados ou mistos ou em lares temporários, ou como protetores independentes que resgatem e/ou abriguem cães e gatos, e podem contribuir registrando seus dados da dinâmica populacional mensal pelo endereço: https://mvabrigosbrasil.com.br/login

Ao participar, terão acesso a um banco de dados objetivo e imparcial de suas próprias estatísticas do abrigo e também de outras instituições, tanto a nível local quanto nacional. Todos que apoiarem estarão ajudando a melhorar a compreensão sobre a realidade dos animais abandonados e em situação de risco, na construção de políticas públicas mais eficazes e na melhor alocação de melhor de recursos em vários abrigos ou provedores de serviços para animais.

 

Medicina de Abrigos Brasil 
https://mvabrigosbrasil.com.br/

Instagram
https://www.instagram.com/mvabrigosbrasil

Fonte: Fórum Animal
https://forumanimal.org/site/2024/04/26/forum-animal-apoia-primeira-iniciativa-do-brasil-para-mapeamento-e-coleta-de-dados-de-abrigos-de-caes-e-gatos/

 

 

 



Leia também

Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal Vítimas invisíveis das tragédias
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal Exposição Oceano Vivo