São Paulo ganhou mais um hospital veterinário público
Convênio entre a Prefeitura da capital paulista e a FMVZ/USP viabilizou essa grande oportunidade de atendimento da população
A Prefeitura de São Paulo, cumprindo a responsabilidade da administração pública de zelar pela qualidade de vida das populações humanas e animais, inaugurou em julho de 2022 mais um hospital veterinário público na cidade: o Hospital Público Veterinário Zona Oeste. Desta vez, por meio de um convênio entre a Prefeitura da capital e a Universidade de São Paulo (USP), o tradicional Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Hovet/USP) assume agora nova frente de atuação, e, além do usual atendimento de casos de interesse didático e científico, estabelece a extensão acadêmica com atendimento gratuito da população paulistana que possui cães e gatos que não teriam acesso a assistência veterinária no setor privado. Essa prestação de serviços à comunidade em prol da saúde pública e do bem-estar animal é forma indissociável que viabiliza a relação transformadora entre a universidade, o poder público municipal e a sociedade.
As zonas Leste, Sul e Norte já contam há alguns anos com Hospitais Veterinários da Prefeitura, em colaboração com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP).
A partir da inauguração, a Zona Oeste passa a contar também com o serviço em convênio com a USP. A iniciativa desse importante convênio é uma grande realização das instituições, com potenciais benefícios para os moradores paulistanos e seus animais, mas ainda com a possibilidade de ampliação das atividades científica e melhora do campo de atuação dos estudantes que se formam na conceituada instituição acadêmica que é a FMVZ/USP, bem como para os colegas da capital, que poderão direcionar pacientes comprovadamente de baixa renda para o Hospital Veterinário Público Zona Oeste, como já fazem nas outras regiões da capital. Nesta entrevista à revista Clínica Veterinária (CV), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da sua assessoria de imprensa, esclarece os principais pontos dessa importante iniciativa.
CV – Quando foram criados cada um dos atuais hospitais veterinários públicos e como é o seu funcionamento, em termos do tipo de atendimento?
SMS: Atualmente, há quatro hospitais veterinários públicos na cidade de São Paulo: unidade Zona Leste (inaugurado em 2012), unidade Zona Norte (inaugurado em 2014), unidade Zona Sul (inaugurado em 2020) e unidade Zona Oeste (inaugurado em 2022).
O objetivo dessas unidades é atender à população de baixa renda, preferencialmente a assistida por programas sociais, lembrando que esse serviço é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga, com exceção dos casos de urgência e emergência, que são socorridos durante todo o período de funcionamento. O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.
Atendimentos novos, de baixa e média complexidade, são feitos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas. O número de atendimentos diários é limitado à capacidade de cada unidade. Na unidade Zona Oeste, além da ordem de chegada, é realizada triagem por assistente social.
CV – Quantos atendimentos foram realizados nos últimos anos em cada uma das unidades?
SMS: Em 2019, contávamos com duas unidades, totalizando 73.587 atendimentos: a unidade Zona Leste realizou 49.402, e a unidade Zona Norte, 24.185. Em 2020, com o incremento da terceira unidade, em agosto de 2020, passamos para o total de 96.917 atendimentos, sendo 50.038 na Zona Leste, 28.931 na Zona Norte e 17.948 na Zona Sul. Em 2021, com as três unidades funcionando durante todo o ano, contemplamos o total de 122.395 atendimentos, sendo 48.888 na Zona Leste, 30.679 na Zona Norte e 42.828 na Zona Sul. Com a inauguração da unidade Zona Oeste, em 2022, pretendemos ampliar ainda mais o atendimento à população.
CV – Que espécies são atendidas?
SMS: Cães e gatos.
CV – Quais são as especialidades oferecidas? São as mesmas em todas as unidades?
SMS: Os hospitais oferecem serviços gratuitos em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
CV – Qual o público alvo?
SMS: O serviço visa atender à população de baixa renda, preferencialmente a assistida por programas sociais, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo.
CV – Quais são os serviços gratuitos oferecidos?
SMS: São oferecidos atendimento clínico, exames laboratoriais e de imagem, procedimentos cirúrgicos e internação.
CV – Há atendimento de animais de moradores de outros municípios? Como funcionam os serviços nesses casos?
SMS: Não há atendimento gratuito aos animais de outros municípios pelos Hospitais Veterinários Públicos da Cidade de São Paulo. Nesses casos, orientamos os tutores a procurar o serviço similar oferecido pela prefeitura do município onde residem.
CV – O que muda no Hovet a partir dessa parceria?
SMS: O Hospital Veterinário Público Zona Oeste funcionará dentro do já constituído Hospital Veterinário da FMVZ/USP (Hovet), que tem mais de 40 anos de atividade ininterrupta com prestação de um serviço de excelência à população. O atendimento gratuito aos munícipes de São Paulo, por meio desse convênio, ocorrerá conforme critérios sociais e de forma distinta da efetuada aos demais usuários atendidos pelo Hovet. As duas modalidades de atendimento (Hospital Veterinário da FMVZ/USP e Hospital Veterinário Público Zona Oeste) terão entradas e triagens distintas, e após condução inicial, compartilharão a mesma estrutura física.
CV – O número de profissionais deve aumentar? Haverá mais vagas para residentes? Serão contratados mais médicos-veterinários e técnicos?
SMS: A FMVZ-USP, conforme plano de trabalho, vai incrementar as atividades-meio como administração, recepção, assistente social, auxiliar veterinário e técnico em radiologia e laboratório. Haverá ampliação de no mínimo nove médicos-veterinários especialistas em diferentes áreas do conhecimento, que, juntamente com os contratados do Hovet e docentes, realizarão a supervisão dos novos 27 residentes até o próximo ano.
CV – Quais as implicações para a FMVZ/USP e o que muda no funcionamento do hospital (horário de atendimento, internações, pagamento por serviços)?
SMS: As duas modalidades de atendimento ocorrerão de forma harmônica e com entradas distintas. O horário de atendimento se mantém das 7 às 17 horas, e o serviço de internação já está funcionando 24 horas.
CV – Em termos gerais, quais os benefícios que a parceria traz para o público, para o próprio Hovet e para os alunos da FMVZ/USP?
SMS: Para o público, o principal objetivo é realizar atendimento à população aproveitando a pujança e a qualidade do corpo docente da faculdade, composto por cerca de 100 professores em diversas áreas do conhecimento na medicina veterinária, somado à equipe técnica já instalada na instituição. Para o hospital veterinário e os alunos da FMVZ/USP, haverá ampliação do programa de aprimoramento e educação continuada, além de trazer casuística e imersão dos alunos na área profissional, mantendo a qualidade e a excelência dos serviços ofertados, potencializadas com os insumos e mão de obra viabilizada pelo convênio.
CV – Há planos de expansão desses serviços?
SMS: O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2022 previa a implantação de um quarto equipamento para ampliar a assistência em saúde animal, garantindo maior cobertura do serviço à população. Esse objetivo foi alcançado com a abertura da unidade Zona Oeste.
CV – Que outras informações gostariam de oferecer ao nosso leitor?
SMS: Os médicos-veterinários podem orientar os tutores residentes no município de São Paulo, que tenham necessidade de passar pelo atendimento público, que eles deverão apresentar os seguintes documentos no momento da consulta:
– documento de identificação oficial com foto, RG e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
– comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo paciente, que deverá estar presente no ato da consulta;
– RGA (Registro Geral do Animal), se houver;
– cartão/comprovante de programa social ou outro documento que comprove a condição social, se houver.
As quatro unidades estão localizadas nos seguintes endereços:
– Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde.
– Unidade Zona Leste: Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé.
– Unidade Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba.
– Unidade Zona Oeste: Av. Prof. Dr. Orlando de Marques Paiva, 87, Butantã.
É importante ressaltar que os Hospitais Veterinários Públicos não dispõem de serviço de transporte animal e não se responsabilizam pelo seu deslocamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscara nos locais.