Programa Amigo do Hovet
Oportunidade para pessoas e empresas fazerem uma doação ao Hovet da FMVZ/USP, para que ele amplie o atendimento gratuito
O Hovet, hospital-escola veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), lançou o programa Amigo do Hovet. O objetivo é captar recursos para poder ampliar o acesso ao atendimento gratuito de animais para tutores em situação econômica vulnerável.
Para isso, foi criada uma plataforma na qual pessoas físicas e jurídicas podem contribuir por meio de doações a partir de 20 reais.
Segundo o diretor do Hovet, André Luis do Valle De Zoppa, “a manutenção de grande parte da infraestrutura e dos insumos do hospital é realizada por meio da chamada renda industrial, ou seja, aquilo que é arrecadado com a prestação de serviços ao público”.
O convênio recentemente firmado entre a USP e a Prefeitura de São Paulo que permitiu o surgimento do Hospital Veterinário Público (Unidade Oeste) restringe a prestação de serviço gratuito aos moradores do município de São Paulo. Moradores de municípios próximos também procuram o Hovet e muitas vezes não têm condições de pagar pelos serviços.
A plataforma permite acompanhar de onde chegam os valores doados e como são utilizados, além de conhecer os doadores que aceitaram divulgar seus nomes. No momento em que o doador escolhe o valor que deseja doar, é direcionado para a plataforma gerida pela Fundação USP (FUSP). Os recursos arrecadados e repassados ao Hovet poderão ser utilizados também em campanhas sobre saúde animal e expansão de áreas já existentes.
Com a criação dessa plataforma, será possível acompanhar de onde chegam os valores doados e como são utilizados, além de conhecer os doadores que aceitarem que seu nome seja divulgado. No momento em que o doador escolhe o valor que deseja doar, ele é direcionado para a plataforma gerida pela Fundação USP (Fusp). Os recursos disponíveis para o Hovet poderão ser utilizados também em campanhas de saúde animal e na expansão de áreas já existentes.
Nesta entrevista, o professor André Zoppa nos ofereceu mais informações a respeito desse projeto tão importante do Hovet da FMVZ/USP.
Clínica Veterinária (CV): Qual o histórico da idealização desse projeto?
André Zoppa (AZ): Já existe há bastante tempo esse anseio de ter uma conta em que tutores e empresas parceiras possam realizar doações. Em gestões anteriores do Hovet, como a da profa. Silvia Ricci, já se comentava e se discutia essa possibilidade, mas na época ela não foi levada adiante por questões jurídicas. A expectativa do Hovet era ter uma conta por meio da qual, à semelhança do que ocorre nos Estados Unidos e em países da Europa, tutores e empresas interessados pudessem fazer doações financeiras. Era comum recebermos esse tipo de manifestação por parte de tutores, e não tínhamos como orientá-los.
CV: O que motivou a implantação desse programa?
AZ: O que nos incentivou a criar o programa foi a possibilidade oferecer aos nossos clientes e parceiros uma forma de contribuir com as ações do Hovet.
CV: Quem está envolvido nesse projeto?
AZ: Há um grande número de pessoas envolvidas, incluindo a direção da FMVZ, o grupo de gestão do Hovet e as áreas administrativas, de informática, de relações institucionais e de comunicação e imprensa – todos com o mesmo objetivo de tornar esse sonho realidade. A criação do programa Amigo do Hovet viabiliza as doações, que podem ser feitas seguindo diferentes caminhos. Pelo site da FMVZ/USP (http://portal.fmvz.usp.br), pode-se clicar no menu Serviços à Comunidade, no item Hospital Veterinário. Nesse conteúdo, deve-se clicar no botão Visite o Site. No site do Hovet, deve-se clicar no menu Amigo do Hovet e, nos botões de valores, em Faça a Sua Doação. A outra maneira de doar é entrar diretamente pelo site do Hovet (http://hovet.fmvz.usp.br), clicar no ícone Amigo do Hovet e, nos botões de valores, em Faça a Sua Doação. Pode-se ainda entrar diretamente no link: http://hovet.fmvz.usp.br/amigohovet/.
CV: Como é o processo de efetivação do recebimento de valores arrecadados pelas doações?
AZ: As doações são geridas pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), que administrará os recursos.
CV: Quais são as expectativas a partir da implantação desse projeto?
AZ: A expectativa da administração do Hovet é angariar recursos que também permitam a realização de campanhas, cujo objetivo seja auxiliar ainda mais a população de baixa renda. Existem vários projetos e inciativas em relação às campanhas, desde ações diretas com os animais até orientações aos responsáveis.
CV: Que espécies são beneficiadas com as doações?
AZ: O programa permite que todas as espécies animais sejam beneficiadas, o que torna essa inciativa muito mais ampla.
CV: Como será a destinação desses recursos?
AZ: Os recursos serão utilizados para viabilizar as campanhas, assim como para adqurir equipamentos e serviços que possam melhorar o atendimento hospitalar. No próprio site serão disponibilizadas as prestações de contas, para que todos saibam como os recursos foram aplicados.
CV: Quem pode doar?
AZ: A doação pode ser feita por pessoa física ou jurídica, diretamente pelo site, com valor mínimo de 20 reais.
CV: Há abatimento de impostos ou outros benefícios para as empresas que se dispuserem a realizar doações?
AZ: A empresas interessadas em doar não terão abatimento do imposto de renda ou qualquer outro tipo de benefício fiscal, mas poderão ser reconhecidas pela sua generosidade, pois a plataforma permite a identificação dos doadores que desejem divulgar suas ações.
A parceria entre a USP e a Prefeitura de São Paulo para a criação do Hospital Veterinário Público (Zona Oeste) foi um passo muito importante para melhorar a prestação de serviços veterinários à comunidade. A expectativa agora, com a implantação do programa Amigo do Hovet, é ampliar a inciativa para usuários de outros municípios com esses recursos fundamentais e indispensáveis.
O link para doação é:
http://hovet.fmvz.usp.br/amigohovet/
Informações sobre o programa podem ser obtidas também pelo email [email protected].