Hospital Veterinário da FMVZ/USP inaugurou primeiro Núcleo de Multicuidados para animais de estimação das Américas
PremieRpet investiu R$ 1 milhão no Núcleo de Multicuidados que tem equipamento inédito para o tratamento da obesidade em cães e gatos
O Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), em parceria com a PremieRpet, inaugurou em 28 de novembro de 2024, o primeiro Núcleo de Multicuidados no âmbito da nutrição, da obesidade e dos cuidados paliativos de cães e gatos.
O Núcleo coloca o Brasil em uma referência global nesse tipo de tecnologia e serviços. Ele recebeu um investimento de cerca de R$ 1 milhão da PremieRpet, que incluiu a compra do equipamento de Absorciometria Bifotónica de Raio X, conhecido como Dexa, de uso humano, adaptado para uso em animais que terão exames precisos de composição corporal, sem dor.
Também fizeram parte do investimento os sistemas de prontuário e digitalização do Hovet. A ação conjunta visa fomentar a pesquisa e o tratamento da obesidade em cães e gatos, uma das principais doenças que afetam esses animais no mundo, além de pesquisas em nutrologia em diversas áreas, como a oncologia e a gastroenterologia, e prevenção da perda ou a recuperação de massa muscular em pacientes sarcopênicos ou caquéticos.
Avaliações de composição corporal fornecem informações valiosas sobre o paciente e vão além do que é observado em um exame físico convencional. As mudanças na composição corporal – como a proporção de tecido magro, gordura, água e tecido ósseo – podem oferecer insights importantes para entender a patogênese de doenças crônicas e agudas de forma precisa, e também direcionar pesquisas em torno do tratamento e da promoção de longevidade.
Uma pesquisa realizada pela FMVZ/USP revelou que 40% dos cães do estado de São Paulo estão acima do peso. No mundo, esse índice chega aos 50%. Números parecidos com o de obesidade em seres humanos. O Núcleo de Multicuidados também vai viabilizar estudos científicos nas demais áreas da nutrologia de pequenos animais, cuidados paliativos, tratamento da dor, reabilitação, caquexia, doenças crônicas (congênitas e adquiridas), oncologia e gastroenterologia.
Equipamento inédito no país
O Dexa, aparelho utilizado para estudo da composição corporal em humanos, foi importado da China pela PremieRpet, e adaptado para oferecer aos pets um exame de composição corporal rápido, indolor e com exposição radiológica mínima, sendo um ótimo método para avaliar e monitorar o estado nutricional dos animais.
“Trabalhamos ao lado da USP há muitos anos pela saúde, qualidade de vida e longevidade dos pets. A parceria entre a indústria e o mundo acadêmico propicia projetos pioneiros como este, em uma inciativa público-privada relevante, que traz um aprimoramento significativo no tratamento da obesidade. Sabemos que este é um problema grave em cães e gatos e é fundamental tratar e conhecer mais sobre o tema. O Núcleo de Multicuidados será fundamental e fomentará a geração de novos conhecimentos científicos na área, que é um dos pilares da PremieRpet”, afirma Ana Carolina Duprat, head de parcerias estratégicas da empresa.
O Núcleo de Multicuidados
O espaço conta com três salas, uma para o Dexa e duas para atendimento que contará com uma esteira aquática para reabilitação e outros equipamentos para fisioterapia, bem como para programas de emagrecimento e de cuidados paliativo. Além do atendimento para a área de nutrição, áreas como a cardiologia e a ortopedia também utilizarão o espaço.
“O Núcleo de Multicuidados da USP desempenhará um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar dos animais, oferecendo cuidados especializados. O foco no controle da dor, no manejo de doenças crônicas e na prevenção de complicações, como a obesidade, é crucial para garantir que nossos animais possam envelhecer com dignidade e conforto. Um dos grandes diferenciais desse centro é a parceria com a PremieRpet, que tem sido um apoio imprescindível, fornecendo produtos e recursos que complementam os cuidados oferecidos aos animais. Essa colaboração fortalece ainda mais o compromisso com a ciência brasileira. É gratificante saber que existem instituições e parcerias como essas, que realmente se importam com a qualidade de vida dos nossos companheiros de quatro patas, proporcionando o melhor para cada fase da vida deles”, afirmou Thiago Vendramini, coordenador do projeto e docente da FMVZ-USP.
O Hovet da FMVZ/USP, ativo desde 1981, apresenta o maior número de casos atendidos na América Latina, cerca de 20 mil, e foi pioneiro no oferecimento de especialidades médicas e cirúrgicas no Brasil.
Parceria de longa data
Esse investimento faz parte das diversas iniciativas da PremieRpet em parceria com a FMVZ/USP na busca pela excelência contínua de atendimento no local e pela inovação da medicina veterinária. Uma das principais iniciativas dessa parceria é o Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen Pet), fruto da maior parceria entre a iniciativa privada e o setor acadêmico do setor pet. Inaugurado em 2017 na USP Pirassununga, o Cepen Pet tem visa colaborar na formação de profissionais e potencializar a geração de conhecimento em prol da realização de pesquisas de alto nível e impacto na área de nutrição de cães e gatos.
Entre os investimentos recentes no Hovet da FMVZ/USP, estão a sala para atendimentos pré-anestésicos exclusiva para felinos, idealizada para promover uma experiência de acolhimento diferenciado para os gatos que passam por cirurgia e para seus tutores; e um novo sistema de gestão veterinária, oferecendo funcionalidades inovadoras e tecnológicas para o dia a dia do hospital.
Cerimônia de inauguração
Na cerimônia de inauguração do Núcleo de Multicuidados, destacaram-se as presenças de muitos professores da FMVZ/USP, entre eles os diretamente envolvidos com o projeto como Denise Fantoni e Thiago Vendramini; Jose Visintin – diretor da FMVZ/USP – e André Zoppa – diretor do Hovet –; Flavio Maluf, presidente do Grupo GrandFood, Fabio Maluf, CEO da PremieRpet, e Maria Arminda do Nascimento Arruda – vice-reitora da Universidade de São Paulo.
Fontes: FMVZ/USP e PremieRpet