2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades Conselhos CRMV-SP CRMV-SP lançou relatório de gestão 2021-2024
CRMV-SP

CRMV-SP lançou relatório de gestão 2021-2024

Documento demostrou a integração entre profissionais, entidade e sociedade

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

24 de jul de 2024


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lançou em 19/07/24 o Relatório de Gestão 2021-2024, durante apresentação do presidente, Odemilson Donizete Mossero, para os colaboradores, integrantes do Plenário – conselheiros e diretores executivos – e presidentes de comissões e grupos de trabalho. O documento traz as principais ações e os acontecimentos que marcaram os últimos três anos, fornecendo um panorama do período.

Em suas 247 páginas e 17 capítulos, o relatório contempla diversos aspectos sobre a integração realizada, unindo conexões humanas, tecnologia, participação política, e investimento em infraestrutura, entre outros. “Mudanças, modernização e aproximação com as classes, o poder público e outras instituições. Essa foi a integração realizada”, destacou o presidente do CRMV-SP.

Ao longo dos três anos, o Regional passou a ter uma abordagem mais técnica e orientativa aos profissionais e empresas em suas fiscalizações, passando a adotar também a modalidade de fiscalização remota; percorreu 24 cidades com o projeto CRMV-SP Escuta, ouvindo e buscando solucionar as demandas apontadas; e prezou pela qualidade da educação, promovendo a aproximação com as instituições de ensino superior.

Além disso, foram realizados investimentos importantes em tecnologia para a disponibilização de um amplo rol de serviços on-line; e foram iniciadas parcerias inéditas, celebradas com o governo estadual, para integrar a operação “São Paulo sem fogo”, contribuindo para a preservação da vida animal e do meio ambiente, e com o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7), para auxílio mútuo em crimes contra os animais, exercício ilegal da profissão e situações de risco à saúde pública.

Segundo o presidente do CRMV-SP, um dos principais avanços conquistados foi a informatização de todos os procedimentos, especialmente os relacionados a inscrição profissional e registro de empresas, por meio da plataforma de serviços on-line – Solução Integrada de Gestão (SIG). “A digitalização de todos os processos da autarquia foi sendo implantada aos poucos, levando à desburocratização e maior agilidade nos serviços, bem como conferindo mais segurança aos dados”.

­

Créditos: CRMV-SP

­

Personalidades e autoridades

O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Romulo Miranda, representando a presidente Ana Elisa Almeida. “Não poderia deixar de estar presente nesta data histórica e tão importante. O dr. Odemilson marcou sua gestão de forma brilhante e por isso não poderia deixar de vir prestigiá-lo”, declarou.

Além do vice-presidente do CFMV, estavam presentes a conselheira do Federal, Mitika Kuribayashi Hagiwara; a presidente eleita para a próxima gestão do CRMV-SP, Daniela Chiebao; os ex-presidentes do CRMV-SP, Francisco Sérgio Pereira Jardim, José Alberto Pereira da Silva, e Mário Eduardo Pulga; o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira; e a secretária-geral do CRMV-PE, Fernanda Cajú.

O evento contou também com profissionais que integraram gestões anteriores do CRMV-SP: os ex-conselheiros Abrahão Buchatsky (gestão 2022-2015), membro do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical); Alexandre Jacques Louis Develey (gestões 1981-1984 e 2012-2018), membro da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet); Antonio Guilherme Machado de Castro (gestão 2009-2022), diretor técnico de divisão do Instituto Biológico (IB); José Antonio Visintin (gestão 2012-2015), diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP); Denise Aparecida de Souza Campos (gestões2006-2012); Eliana Kobayashi (gestões 2006-2012), que também foi tesoureira da gestão 2012-2015 do CRMV-SP.

­

Créditos: CRMV-SP

­

Valorização

O CRMV-SP, ao longo do último triênio, empenhou-se em valorizar os médicos-veterinários e zootecnistas, mostrando sua importância para a sociedade. Por meio das comissões técnicas e de parcerias, a divulgação do conhecimento foi promovida com a realização de campanhas, de 87 eventos técnicos, assim como a publicação de 12 guias e manuais orientativos com diversos temas de interesse.

Com o período pós-pandemia e os desafios da vida moderna, com a aceleração e o excesso de informação, a saúde emocional dos profissionais também foi motivo de preocupação. Portanto, além do conhecimento técnico, foi preciso um olhar mais apurado para essa questão. A criação do Grupo de Apoio Mútuo (GAM) “Cuidando de Quem Cuida” teve como objetivo proporcionar suporte e um espaço para compartilhamento de experiências e estratégias de autocuidado e autocompaixão.

“Trabalhamos intensamente para valorizar a medicina veterinária e a zootecnia, para modernizar o atendimento e todos os processos da autarquia, para fornecer conhecimento técnico e suporte emocional, para ampliar nossas ações com vistas ao bem-estar animal e à Saúde Única, e para continuar oferecendo suporte à sociedade nos temas ligados às nossas profissões”, afirmou o presidente do CRMV-SP.

­

Créditos: CRMV-SP

­

Certificados

Para agradecer o empenho de todos os membros da Diretoria Executiva, assim como de conselheiros, das 25 Comissões Técnicas e dos cinco Grupos de Trabalho do CRMV-SP, e dos representantes regionais foram entregues certificados a todos os que estavam presentes. Representando os colaboradores do Regional, o funcionário Vagner Neris, responsável pela frota de veículos do CRMV-SP, foi homenageado pelos 25 anos de dedicação a autarquia.

Foi apresentado, ainda, um vídeo em homenagem ao presidente do CRMV-SP, com momentos marcantes de sua gestão. Mossero, que também foi homenageado por integrantes das Comissões e por sua filha, e os demais diretores executivos: Fábio Manhoso, vice-presidente, Fernando Gomes Buchala, secretário-geral e Rosemary Viola Bosch, tesoureira, receberam dos funcionários uma placa de agradecimento.

­

Créditos: CRMV-SP

­

Homenagens

Entre as homenagens entregues durante o evento também estão do presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, que veio a São Paulo para agradecer o apoio do Regional paulista durante a tragédia no estado do Rio Grande do Sul. O presidente do CRMV-SP e integrantes das Comissões de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres e de Clínicos de Pequenos Animais foram condecorados: Ester Espejo, Claudio Zago, Márcio Mota e Paulo Côrte Neto.

“Nessa crise tivemos a união dos médicos-veterinários, mostrando a força que nossa profissão tem. Agradeço a todos os colegas de São Paulo que nos ajudaram, porque fizeram a diferença. Tínhamos cerca de 3 mil cães alojados em galpões e esses profissionais fizeram resgates, atendimentos e organização dos animais e dos atendimentos. Agradeço também ao apoio dado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária”, declarou Moreira.

O presidente do CRMV-SP também fez a entrega de votos de congratulações e placas de homenagem do Regional paulista aos mesmos profissionais que atuaram no Rio Grande do Sul, sob a orientação do CRMV-RS, e também ao presidente da Comissão de Resgate Técnico Animal, Leonardo Maggio, que atuou nos resgates de animais com a equipe do Corpo de Bombeiros de São Paulo que se deslocou até o Sul do País.

­

Créditos: CRMV-SP

­

Edifício-sede foi rebatizado

Entre as conquistas patrimoniais, destacam-se a aquisição do imóvel da Unidade Regional de Fiscalização e Atendimento (Urfa) em Campinas, de nova frota de veículos para os fiscais, assim como a venda da antiga sede do Regional localizada na rua São Samuel, além da reinauguração da sede própria do CRMV-SP, na capital paulista, após um longo período de reformas.

Durante os eventos da última sexta-feira, o edifício-sede foi rebatizado com o nome do ex-presidente do Regional e do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, em homenagem ao profissional que tanto contribuiu para as classes e que faleceu em maio deste ano. A esposa de Almeida, Lucinda Constantino de Almeida e suas filhas compareceram para o descerramento de letreiro na fachada do prédio.

“É com imenso orgulho que, em nome da família do dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, que dedicou a vida inteira em prol da medicina veterinária e zootecnia, agradeço ao CRMV-SP essa homenagem póstuma. A certeza é o dever cumprido por ele com simplicidade, maestria e honestidade, principalmente. À frente do CRMV-SP por três gestões, tinha um amor, orgulho e carinho muito grande por esse prédio. Agradeço a oportunidade de ter seu legado lembrado com esta homenagem, e desejo que todos se sintam acolhidos e bem nesta sede, pois o Conselho é de todos” declarou Lucinda Almeida.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, contou um pouco da história da aquisição até a compra e inauguração da sede. “Orgulho de estar aqui, onde tantos batalharam para estar e em especial o dr. Francisco, o responsável pela compra desse prédio e pela idealização do projeto de reforma.”

O ex-presidente do Regional, Mário Pulga, responsável por dar início ao projeto de reforma, relembrou também o legado de Almeida e ressaltou que a homenagem é mais que merecida. “Em um texto sobre o dr. Francisco, escrevi ‘esqueceram de dizer que a tarefa era impossível; ele foi lá e fez’. Essa é a essência que eu tenho do Chico”, declarou Pulga.

 

­

Créditos: CRMV-SP

­

Galeria de presidentes

As vésperas da celebração dos 55 anos do Regional, outro momento importante marcou o dia. Um desejo antigo de homenagear todos os dirigentes que ajudaram a construir uma trajetória de conquistas, a inauguração da Galeria de Presidentes do CRMV-SP aguardava a conclusão da reforma do edifício-sede e ocorreu na presença de integrantes de gestões anteriores e atual do Regional, além de familiares. “Os esforços para a compra e reforma da sede própria do CRMV-SP vem ocorrendo há algumas gestões. Conseguimos fazer a reinauguração no ano passado e agora para celebrar e honrar os 55 anos do Regional é com muita alegria que inauguro esta galeria de presidentes”, afirmou Mossero.

A neta do primeiro dirigente do CRMV-SP (Oswaldo Domingues Soldado), Roberta Ferreira Leite, médica-veterinária doutoranda em reprodução animal pela FMVZ-USP, disse ter se emocionado com a homenagem. “Desde pequena eu lembro do meu avô batalhando para conseguir fundar o Conselho, um dos primeiros passos para chegar aqui. Eu sou médica-veterinária muito por causa dele. Ele ficou muito feliz que eu ia fazer medicina veterinária e falava assim ‘eu estou fazendo tudo isso porque eu quero um futuro melhor pra você’.”

O ex-presidente Francisco Sérgio Pereira Jardim, que estudou com Francisco Cavalcanti de Almeida na Universidade Federal Fluminense, afirmou ser motivo de grande honra participar do evento e lisonja por poder ainda por cima prestar homenagem ao colega de turma. “Sempre entendi que cada profissional devia dar um pouco do seu tempo para a sua classe e a participação no Conselho é muito importante. Tem que participar e colaborar para sentir o processo. Vim para São Paulo após prestar para o Ministério da Agricultura. Vi aqui lideranças muito fortes da medicina veterinária buscando um espaço, como o dr. Soldado, o dr. Matera (Ernesto Antonio Matera) e muitos outros. O espírito que nós vimos nos eventos de hoje aqui é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido a longo dos anos”, destacou.

 

Fonte: CRMV-SP

https://crmvsp.gov.br/crmv-sp-lanca-relatorio-de-gestao-2021-2024-durante-evento-repleto-de-homenagens/