CRMV-MS normatiza realização de mutirões de castração de cães e gatos
CRMV-MS normatiza realização de mutirões de castração de cães e gatos
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Maro Grosso do Sul (CRMV-MS) com o intuito de normatizar os Procedimentos de Contracepção de Cães e Gatos em Ações Pontuais (mutirões) e/ou Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional no Estado do Mato Grosso do Sul dá ampla divulgação da Resolução CRMV-MS nº 91 de janeiro de 2020.
De acordo com o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva os procedimentos de contracepção de cães e gatos em ações pontuais (mutirões) e/ou programa de esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional em MS, devem fazer parte das políticas públicas que atendem à saúde única e ao bem-estar dos animais. “Pois só com acompanhamento periódico por profissional médico-veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do pet de estimação”.
É importante frisar que o CRMV-MS é completamente a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto para com a autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização e que cumpra o disposto na lei, em especial, as resoluções do CFMV nº 962/2010 e nº 1275/2019 e do CRMV-MS nº 091/2020.
Por fim, o CRMV-MS reforça o compromisso com a sociedade e a saúde única – união indissociável da saúde animal, humana e ambiental – e seguirá atuante nas fiscalizações e apurações de todas as denúncias que chegam ao regional em desfavor de qualquer profissional que aja em desacordo com Legislação vigente.