Criado oficialmente em 28 de julho de 1969 para atender aos estados da Bahia e Sergipe, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) já vinha sendo gestado há muito tempo. Povoava os sonhos de médicos(as)-veterinários(as) baianos que ansiavam por uma entidade de classe que os representasse e acolhesse.
Situada em Salvador, a primeira sede do CRMV-BA funcionava nas instalações do antigo Instituto Biológico da Bahia, e coube à Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia organizar e criar o Conselho, conforme previsto na Lei 5.517/68. A primeira sede própria, uma sala no Centro Histórico, foi adquirida em 1970, ainda na primeira gestão da diretoria. Em 1996, foi adquirida nova sede própria, para melhor atender aos profissionais do estado.
Em 2019, uma sede nova, toda reformada, foi entregue aos profissionais. Com novas instalações, modernizando e melhorando a estrutura física e de equipamentos, buscou-se a excelência no atendimento e nas práticas sustentáveis, a exemplo da energia solar e dos sistemas informatizados implantados – Siscad, Suap e Inofisc.
“Nestes 55 anos de atuação, o Regional da Bahia tem cumprido sua missão maior: proteger a sociedade, fiscalizando o exercício profissional do médico-veterinário e do zootecnista, punindo o mau profissional, combatendo o charlatanismo e protegendo a imagem das profissões. Estamos nos preparando, cada dia mais, para encarar o futuro e proteger a sociedade e a nossa classe de possíveis questões adversas”, destaca Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV-BA.
No total, a Bahia tem hoje 9.886 profissionais inscritos, sendo 9.183 médicos-veterinários e 703 zootecnistas, além de 4.267 empresas, o que faz do CRMV-BA um dos maiores do país.
Com uma forte política de interiorização, o CRMV-BA estende sua atuação aos mais recônditos pontos do estado, indo ao alcance de todos os profissionais. Presente em eventos e exposições por toda a Bahia, o CRMV-BA busca atender e orientar os profissionais e as pessoas jurídicas, esclarecendo dúvidas e regularizando situações cadastrais dos inscritos. Apenas no ano de 2023, apoiando a capacitação continuada, foram realizados 16 eventos, com um total de 2.105 inscrições e público efetivo de 1.200 pessoas, entre profissionais e estudantes universitários.
Com fiscalização atuante, capacitação continuada e muita força de vontade de todos os colaboradores, diretores e profissionais apoiadores, o CRMV-BA mantém o entusiasmo e o desejo de, não apenas continuar a ser relevante, mas também, em sinergia com os profissionais, colocar em crescente e merecida evidência a medicina veterinária e a zootecnia. É importante conhecer mais a história do CRMV-BA, pois isso nos permite o encantamento com os casos de zelo e de amor à profissão presentes nesses 55 anos.
CRMV-BA