Homenagem no Senado Federal à medicina veterinária e à primeira presidente do CFMV
90 anos da primeira regulamentação da medicina veterinária 55 anos da criação dos conselhos federal e regionais de medicina veterinária
Com plenário e galeria lotados, o senador Wellington Fagundes do MT presidiu a sessão especial, realizada no Plenário do Senado Federal, em 15 de dezembro de 2023.
As nove décadas do Decreto nº. 23.133/1933 e as cinco décadas e meia da Lei nº. 5.517/1968 reuniram representantes de entidades ligadas à medicina veterinária e à zootecnia, como o centenário médico-veterinário Milton Thiago de Mello; Josélio de Andrade Moura, presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (ABMV); Carlos Alberto Bastos Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV); Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ); e Walter Motta Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ).
Encerrando o mandato à frente da presidência do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida foi o primeiro a discursar e focou sua fala nos agradecimentos: ao senador, por promover a solenidade; ao apoio da família; e também aos diretores e conselheiros que compuseram suas duas gestões.
Ana Elisa Almeida, por sua vez, destacou que o dia 15 de dezembro, em que se tornou a primeira mulher a presidir o CFMV, entraria para a história da medicina veterinária brasileira.
“Assim como 9 de setembro de 1933 e 23 de outubro de 1968, o dia 15 de dezembro de 2023 também entrará para a história. Fomos oficialmente empossados e, pelos próximos três anos, teremos a honra de conduzir o Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão maior da nossa amada profissão”, afirmou ela.
Premiações do CFMV
Foram realizadas as premiações anuais do CFMV. O ex-presidente e a atual presidente da autarquia alternaram-se na função de entrega das placas, certificados e medalhas aos vencedores.
Elizabeth Regina Rodrigues da Silva, primeiro-tenente do Exército Brasileiro (EB), recebeu a Comenda Muniz de Aragão 2023, homenagem à medicina veterinária militar.
O Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, voltado aos médicos-veterinários que contribuíram para o desenvolvimento da profissão e da pecuária no país, reuniu os vencedores dos anos 2022 – Alberto Neves da Costa – e 2023 – Ekaterina Akmovna Botovchenco Rivera.
O Prêmio Professor Octávio Domingues reconheceu os zootecnistas Rui da Silva Verneque (2019), João Ricardo Albanez (2021), Antelmo Teixeira Alves (2022) e Aldi França (2023).
Autoridades presentes
A cerimônia teve a presença de autoridades e personalidades diversas, a exemplo do diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DSA/SDA/Mapa), Eduardo Cunha; do ex-ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin, que é médico-veterinário; de Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhaes Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e da Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev), que na ocasião representou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (Senar/CNA); de Morgana Freire, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, seção Bahia (Anclivepa-BA); de José Carlos de Andrade Moura, membro da Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev) e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), entre muitos outros presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV