A Rede One Health Brasil realiza nesta sexta-feira (27), às 15h, a videoconferência “Saúde Única e a pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus – SARS-CoV-2”.
As discussões abordarão temas como: origem zoonótica e contribuições da virologia; aspectos epidemiológicos relacionados à pandemia atual; resposta dos serviços de saúde; e impactos econômicos no Brasil e no mundo. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.onehealthbrasil.com/eventos/
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reforça a importância do médico-veterinário como protagonista da saúde única, abordagem que representa uma visão integrada entre a saúde humana, animal e ambiental, considerando-as indissociáveis.
A interligação das três áreas da saúde é reconhecida por organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O conceito propõe a atuação conjunta da Medicina Veterinária, da Medicina Humana e de outros profissionais da saúde.
“A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade”, esclarece o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
A Rede One Health Brasil é formada por profissionais da área, com a finalidade de facilitar, orientar e apoiar esforços por meio da promoção de competências e ações interinstitucionais em prol da Saúde Única no Brasil.
Webinar – Videoconferência
Data: 27/3 (sexta-feira)
Horário: 15h (horário de Brasília)
Moderação: Prof Christina Pettan-Brewer (Rede One Health Brasil) e Gabriel Beltrão – Liga Acadêmica de Saude Unica (LASUNI/UEMA)
Convidados:
Profa. Juliana Arena Galhardo – Origem zoonótica e contribuições da virologia
Prof. David Soeiro Barbosa – Aspectos epidemiológicos relacionados à pandemia atual
Prof. Daniel Friguglietti Brandespim – Resposta dos serviços de saúde
Prof. Luiz Arreguy Maia Filho – Impactos econômicos no Brasil e no mundo
Fonte: CFMV