CFMV discute políticas de enfrentamento ao abandono de animais no Ministério do Meio Ambiente
Dados relacionados ao abandono de animais no Brasil e no mundo foram apresentados em 14 de março, durante o evento “Dia Nacional dos Animais: avanços e desafios da pauta animal no governo federal”, na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília. O encontro reuniu diversos atores da causa, como Rosagela Gebara do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) e Vanessa Negrini do MMA, e também o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) representado por Leonardo Napoli.
O Índice de Abandono Animal, um levantamento exclusivo e inédito lançado durante o evento, mostra que um em cada três animais de companhia não tem onde morar no país – um total de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil. Em todo o mundo, o número passa dos 362 milhões.
Ao participar do painel “Políticas públicas para o enfrentamento do abandono de animais”, o gerente administrativo do CFMV Leonardo Napoli defendeu o manejo ético de animais abandonados e destacou que um dos pilares para o controle do problema é a esterilização. “Só estamos diante de animais abandonados porque não temos o manejo ético. Depende de uma série de pilares, entre eles, a esterilização de animais. É um problema que envolve toda a sociedade”, analisou. Outros aspectos como questões culturais, crescimento de famílias multi-espécie, guarda responsável e campanhas educativas também estiveram em pauta.
Fonte: CFMV