Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades Conselhos CFMV Ana Elisa Almeida será a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Medicina Veterinária
CFMV

Ana Elisa Almeida será a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Medicina Veterinária

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

4 de jul de 2023

Diretoria e parte do grupo de conselheiros da Gestão 2023-2026 do CFMV. Créditos: CFMV Diretoria e parte do grupo de conselheiros da Gestão 2023-2026 do CFMV. Créditos: CFMV

A médica-veterinária Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida será a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ana Elisa liderou a Chapa 1, denominada Uma Visão para o Futuro, que acabou constando no pleito como única participante, devido ao indeferimento do registro da chapa concorrente.

Votaram presidentes e vice-presidentes (delegados-natos) e delegados eleitos (um de cada unidade da Federação), representando os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária que atenderam às exigências descritas no Ofício Circular 48/2023, enviado aos presidentes em 5 de maio deste ano. Ao todo, a Chapa 1 recebeu 68 votos, de um total de 78, e será empossada no dia 15 de dezembro deste ano, com mandato até dezembro de 2026.

“Já somos maioria na profissão, e nada mais natural que em algum momento uma mulher se tornasse presidente do CFMV. É uma honra ocupar esse lugar, e tenho consciência da responsabilidade que assumo perante os colegas e a sociedade. Temos o desafio de apoiar os regionais para que cumpram com excelência sua missão maior, que é a fiscalização do exercício profissional”, afirmou a presidente eleita.

 

Pós-resultado

Após a declaração do resultado, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, e a presidente eleita juntaram-se na mesa ao presidente da Comissão Eleitoral Federal, médico-veterinário Luiz Carlos Rodrigues Cecílio, e ao presidente da mesa eleitoral, Eder Rodrigo Carvalho. Cavalcanti agradeceu pelo trabalho de ambos, bem como aos funcionários do conselho e aos eleitores, e fez uma especial menção à equipe jurídica do federal, devido à sua atuação em prol da melhora da qualidade do ensino, o que lhe rendeu processos na Justiça.

“Muito me orgulha, hoje, ter a Ana aqui ao meu lado, eleita presidente. Respondi a seis processos e me orgulho de ter respondido a esses processos contra este ensino EaD para a medicina veterinária”, afirmou ele, que lembrou também a implementação do Sistema Unificado de Administração de Processos (Suap) nos conselhos e garantiu que seus planos, após 15 de dezembro, se resumem a pescar na praia, na cidade de Peruíbe (SP).

Emocionada, Ana Elisa Almeida fez um discurso de dez minutos, em que renovou os agradecimentos feitos pelo atual presidente e agradeceu pelos 87% de votos recebidos pela chapa, bem como aos 15 colegas que a compõem. “Hoje os senhores fizeram história, pois pela primeira vez, em 55 anos de existência, uma mulher foi eleita para conduzir a presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária e assumir toda a responsabilidade que esse honroso cargo traz”, declarou ela, que também exaltou o aprendizado conquistado como vice-presidente, ao lado de Cavalcanti.

Ao final, a médica-veterinária conclamou a união: “A partir de hoje, não temos mais disputa. Vamos todos juntos construir um novo futuro para o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, para a medicina veterinária e a zootecnia brasileiras. Com os 15 colegas que me acompanham nessa missão, reafirmamos em público o compromisso de fazer uma gestão participativa, com articulação institucional, fortalecimento e inovação dos processos, buscando sempre a valorização da nossa profissão. Os desafios são muitos, e estamos preparados para enfrentá-los”, disse Ana Elisa Almeida.

A voz embargada de Cecílio, por vezes até falha, resume o que foi desempenhar o papel de presidente da CEF nesse processo eleitoral. “Uma função bastante cansativa e estressante. Passei dias estudando a legislação que rege o processo. Agradeço aos colegas que me apoiaram de forma contundente na comissão eleitoral e agora, na mesa. Quero parabenizar a dra. Ana Elisa, que é uma pessoa por quem eu tenho todo o respeito e que chegou ao topo da carreira como presidente do Conselho Federal”, comentou.

 

Quem é Ana Elisa?

Primeira mulher a compor a Diretoria Executiva do CFMV, Ana Elisa Almeida tem longa atuação como professora e líder política da medicina veterinária. Foi secretária-geral e, por dois mandatos, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA). Atualmente, é a vice-presidente do federal, o que a faz estar presente no sistema há exatos 20 anos.

Formada pela Universidade Federal da Bahia, foi professora titular de Anatomia no mesmo curso e na mesma instituição em que se formou. Muito ligada à família, é casada há mais de 40 anos, mãe de um casal de filhos e avó de três netos. Quando eleita vice-presidente, em 2020, a médica-veterinária foi entrevistada pela Revista CFMV nº. 87.clique e conheça mais sobre ela.


Veja os nomes que vão compor a Gestão 2023-2026 do CFMV

Diretoria Executiva

Presidente – Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida – CRMV-BA nº. 1.130
Vice-presidente – Romulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda – CRMV-RJ nº. 2.773
Secretário-geral – José Maria dos Santos Filho – CRMV-CE nº. 950
Tesoureiro – Marcos Vinicius de Oliveira Neves – CRMV-SC nº. 3.355

 

Conselheiros Efetivos

Francisca Neide Costa – CRMV-MA nº. 539
Francisco Edson Gomes – CRMV-RR nº. 177
Mitika Kuribayashi Hagiwara – CRMV-SP nº. 521
Raimundo Alves Barrêto Júnior – CRMV-RN nº. 307
Roberto Renato Pinheiro da Silva – CRMV-MT nº. 1.364
Rodrigo Afonso Leitão – CRMV-MG nº. 833/Z

 

Conselheiros Suplentes

Adriano Fernandes Ferreira – CRMV-PB nº. 681
Estevão Márcio Cavalcante Leandro – CRMV-AM nº. 470
Evelynne Hildegard Marques de Melo – CRMV-AL nº. 797
João Vieira de Almeida Neto – CRMV-MS nº. 568
Lilian Müller – CRMV-RS nº. 5.010
Virginia Teixeira do Carmo Emerich – CRMV-ES nº. 568