Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades ANMV Fórum Nacional da Educação na Medicina Veterinária da ANMV
ANMV

Fórum Nacional da Educação na Medicina Veterinária da ANMV

A busca de excelência na educação veterinária como base de uma grande transformação

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

7 de set de 2023

Abertura do Fórum Nacional de Educação na Medicina Veterinária, pelo presidente da ANMV, Marcio Mota. Créditos: Michel Barbossa/ANMV Abertura do Fórum Nacional de Educação na Medicina Veterinária, pelo presidente da ANMV, Marcio Mota. Créditos: Michel Barbossa/ANMV

Cumprindo com uma de suas missões institucionais – que é a de contribuir para o aperfeiçoamento do cenário e dos caminhos futuros da medicina veterinária brasileira –, a Associação Nacional dos Médicos Veterinários promoveu dia 15 de agosto de 2023, em São Paulo, SP, o Fórum Nacional da Educação na Medicina Veterinária da ANMV. 

O presidente da ANMV, dr. Márcio Mota, e os demais membros da diretoria entendem que as maiores e melhores transformações da medicina veterinária virão com a excelência da educação veterinária. 

Para discutir o ensino médico-veterinário vigente e, sobretudo, sinalizar estratégias para a melhora de uma situação sabidamente preocupante, foram convidados a participar de um dia inteiro de falas e discussões representantes das universidades, do sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Conselhos Regionais, da indústria, da própria ANMV e de outras associações, além da imprensa especializada e de muitos colegas. 

 

Da esquerda para direita: Gustavo Roland (diretor da ANMV), Franz Yoshitoshi (diretor da ANMV), Antônio Felipe Wouk (diretor científico da ANMV), Maria José de Sena (professora da UFRPE), Nazaré Fonseca de Souza (presidente do CRMV-PA), Mitika Hagiwara (professora aposentada da FMVZ/USP), Hélio Autran (diretor e professor da Oregon State University, EUA), Tatiana Machado (vice-presidente da ANMV), Marcio Mota (presidente da ANMV) e Antônio José de Araujo Aguiar (professor da FMVZ/Unesp-Botucatu). Créditos: Michel Barbossa/ANMV

 

Os temas apresentados foram:

• Observatório da Medicina Veterinária (pelo dr. Felipe Wouk);

• Diretrizes curriculares nacionais (pelo dr. Rafael Mondadori);

• Situação atual dos cursos de medicina veterinária no Brasil (pela dra. Maria José de Sena); e 

• Certificação de cursos de medicina veterinária pelo CRMV-SP (pelo dr. Antonio Aguiar). 

 

Os professores Rafael Gianella Mondadori (à esquerda) e Antônio José de Araújo Aguiar, dois dos palestrantes do Fórum. Créditos: Michel Barbossa/ANMV

 

Ao final das apresentações teve lugar um debate contando com as entidades, universidades, indústria e instituições governamentais, com a participação do dr. Cristiano de Sá, diretor de Marketing da Vetnil, Márcio Mota e Hélio Autran de Morais, da ANMV, e de todos os conferencistas. 

Desse debate participaram também de forma muito ativa os convidados presentes ao evento. O ponto alto do dia foi o debate, por ter permitido estabelecer um consenso sobre as estratégias prioritárias a serem conduzidas sinergicamente por todos os entes (universidades, CFMV-CRMVs, associações profissionais e indústria), com vistas à plena implantação das diretrizes curriculares e ao fortalecimento das ações políticas junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional para o controle da abertura de novos cursos de medicina veterinária.

 

Da esquerda para direita: Antônio Felipe Wouk (diretor científico da ANMV), Marcio Mota (presidente ANMV) e Thomas Marzano (tesoureiro da ANMV). Créditos: Michel Barbossa/ANMV

 

Essas ações serão acompanhadas pela ANMV, que em um ano realizará o segundo Fórum da Educação em Medicina Veterinária, quando então será avaliado e discutido o resultado dessas ações.