Fórum Nacional da Educação na Medicina Veterinária da ANMV
A busca de excelência na educação veterinária como base de uma grande transformação
Cumprindo com uma de suas missões institucionais – que é a de contribuir para o aperfeiçoamento do cenário e dos caminhos futuros da medicina veterinária brasileira –, a Associação Nacional dos Médicos Veterinários promoveu dia 15 de agosto de 2023, em São Paulo, SP, o Fórum Nacional da Educação na Medicina Veterinária da ANMV.
O presidente da ANMV, dr. Márcio Mota, e os demais membros da diretoria entendem que as maiores e melhores transformações da medicina veterinária virão com a excelência da educação veterinária.
Para discutir o ensino médico-veterinário vigente e, sobretudo, sinalizar estratégias para a melhora de uma situação sabidamente preocupante, foram convidados a participar de um dia inteiro de falas e discussões representantes das universidades, do sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Conselhos Regionais, da indústria, da própria ANMV e de outras associações, além da imprensa especializada e de muitos colegas.
Os temas apresentados foram:
• Observatório da Medicina Veterinária (pelo dr. Felipe Wouk);
• Diretrizes curriculares nacionais (pelo dr. Rafael Mondadori);
• Situação atual dos cursos de medicina veterinária no Brasil (pela dra. Maria José de Sena); e
• Certificação de cursos de medicina veterinária pelo CRMV-SP (pelo dr. Antonio Aguiar).
Ao final das apresentações teve lugar um debate contando com as entidades, universidades, indústria e instituições governamentais, com a participação do dr. Cristiano de Sá, diretor de Marketing da Vetnil, Márcio Mota e Hélio Autran de Morais, da ANMV, e de todos os conferencistas.
Desse debate participaram também de forma muito ativa os convidados presentes ao evento. O ponto alto do dia foi o debate, por ter permitido estabelecer um consenso sobre as estratégias prioritárias a serem conduzidas sinergicamente por todos os entes (universidades, CFMV-CRMVs, associações profissionais e indústria), com vistas à plena implantação das diretrizes curriculares e ao fortalecimento das ações políticas junto ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional para o controle da abertura de novos cursos de medicina veterinária.
Essas ações serão acompanhadas pela ANMV, que em um ano realizará o segundo Fórum da Educação em Medicina Veterinária, quando então será avaliado e discutido o resultado dessas ações.