7ª edição do livro Farmacologia aplicada à medicina veterinária
Fonte de consulta permanente e atual para o profissional
O clássico livro Farmacologia aplicada à medicina veterinária, de autoria de Helenice Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi, chegou à sétima edição, mantendo seu objetivo primordial de contribuir para a formação dos estudantes e a atualização dos profissionais de medicina veterinária engajados na visão integrada da saúde única: saúde humana, saúde animal e saúde ambiental.
Esta nova edição, com conteúdo totalmente revisado, apresenta projeto gráfico modernizado, novas imagens e diversas atualizações.
Também são apresentados novos temas relacionados ao registro de produtos veterinários e à farmacovigilância veterinária, que revelam os cuidados com a efetividade, a qualidade e a segurança em relação a medicamentos e produtos de uso veterinário no país.
A primeira edição do livro foi lançada em outubro de 1996 com o objetivo precípuo de informar o estudante de medicina veterinária a respeito das características e propriedades farmacológicas dos medicamentos empregados nas diferentes espécies animais.
No lançamento da primeira edição, havia uma grande dificuldade de fornecer aos alunos uma bibliografia atualizada em língua portuguesa, haja vista que as obras de farmacologia veterinária eram todas em língua estrangeira, e havia uma latência de muitos anos entre o lançamento de um livro no exterior e sua tradução para o português. Dessa maneira, não raras vezes verificavam-se nos livros que acabavam de ser traduzidos para o português citações de medicamentos que já haviam sido retirados do mercado. Além disso, muitas vezes medicamentos amplamente empregados em nosso país eram muito pouco citados em livros estrangeiros ou nem ao menos mencionados, a maioria dos quais por se referirem a afecções de expressiva relevância no Brasil, relacionadas ao clima tropical, e que em outros países, de clima temperado ou frio, são de ocorrência mínima ou inexistente.
Em função de o Brasil ser o maior exportador de proteína animal e o segundo maior mercado pet do mundo, existe aqui um grande avanço na busca de medicamentos cada vez mais espécie-específicos e com características compatíveis com nosso clima e condições de manejo, que propicia que esses produtos de uso veterinário sejam mais seguros e eficientes. Dessa maneira, é fundamental que o médico-veterinário se atualize constantemente nessa vasta área do conhecimento.
A cada edição do livro os capítulos foram atualizados, seguindo o avanço nos conhecimentos a respeito da farmacocinética e da farmacodinâmica das diferentes espécies animais, bem como o desenvolvimento de novas formas e formulações farmacêuticas. Além disso, desde o lançamento da obra, em cada nova edição foram introduzidos novos tópicos, com o objetivo de oferecer aos alunos e profissionais informações cada vez mais abrangentes relativas à farmacologia veterinária.
Os colaboradores, extremamente competentes e atentos aos avanços nas suas áreas, são fundamentais ao compartilhar suas experiências profissionais ao longo das sete edições.