O IMVC anuncia a XII edição da Conferência de Medicina Veterinária do Coletivo.
Local: Universidade do Amazonas – UNAMA – Belém, Pará
Data: 12 a 14 de agosto de 2025
As Conferências de Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) nasceram em 2010 na Universidade de São Paulo (2010 e 2011). Em 2012 e 2013 aconteceram na Universidade Federal do Paraná (UFPR); em 2014 e 2015 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em 2016 e 2017 na UniRitter Porto Alegre. A partir de 2017 a Conferência passou a ser bianual, com a edição de 2019 realizada na Universidade Federal do Paraíba (UFPB), em 2021 foi realizada remotamente por conta da pandemia do COVID-19, e a última em 2023 foi realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) de forma híbrida.
A próxima está prevista para ocorrer em 2025 em Belém.
A prática da MVC no Brasil tem se acelerado principalmente com as novas realidades jurídicas de cunho ético/moral de alguns estados que impedem a eliminação de animais sadios pelos serviços de controle de zoonoses. Nesse momento de delicada transição, a ciência precisa caminhar junto com a ética e a lei, oferecendo as bases para os médicos veterinários promoverem uma vida digna, sem sofrimentos aos animais.
A XII Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo pretende promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da Medicina Veterinária do Coletivo, atualizando os profissionais nos mais modernos preceitos da área, mediante a apresentação de experiências práticas, de estudos científicos nacionais e internacionais com diversos palestrantes, professores e pesquisadores com amplo conhecimento da área.
As temáticas que serão abordadas no evento são: Saúde única; Saúde Coletiva; Manejo Populacional de cães e gatos; Guarda responsável; Controle reprodutivo; Animais de companhia e riscos de agravos; Bem-estar animal; Violência interpessoal e os maus-tratos aos animais; Medicina de abrigos; Medicina Veterinária de Desastres; Medicina Veterinária indigenista e de Povos Tradicionais ; Interação humano-animal.