Menu

Clinica Veterinária

Início Edições PremieRpet® divulga as vencedoras do seu 8º Prêmio de Pesquisa
PremieRpet

PremieRpet® divulga as vencedoras do seu 8º Prêmio de Pesquisa

Iniciativa contempla os melhores trabalhos científicos sobre nutrição de cães e gatos

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

6 de jun de 2022


PremieRO Prêmio de Pesquisa faz parte de uma série de ações e investimentos permanentes da PremieRpet® para fomentar o conhecimento, que contemplam parcerias com universidades, financiamento de pesquisas, realização de eventos científicos, investimentos no Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN), dentro do parque fabril da PremieRpet®, e no Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos na FMVZ/USP de Pirassununga (Cepen Pet), que consolida a maior parceria público-privada do segmento.

O investimento na geração de conhecimento científico é um dos fatores fundamentais para impulsionar a evolução na área de nutrição de cães e gatos no Brasil. Por isso, a PremieRpet® reconhece e destaca o trabalho de pesquisadores por meio de seu Prêmio de Pesquisa, que está na oitava edição e acaba de registrar seus ganhadores.

 

Incentivo ao conhecimento

A diretora de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da PremieRpet®, Madalena Spinazzola, destaca que o Prêmio de Pesquisa proporciona incentivo e reconhecimento aos pesquisadores que se dedicam à nutrição de cães e gatos, fomentando ano após ano o desenvolvimento do setor.

“Promovemos o estreitamento do vínculo entre as áreas acadêmica, clínica e a indústria, gerando resultados efetivos que envolvem os cuidados com a nutrição, o manejo alimentar e a inovação em produtos com conceitos nutricionais diferenciados”, completa Madalena.

O prof. dr. Marcio Antonio Brunetto, responsável pela disciplina de nutrição de cães e gatos na FMVZ/USP e coordenador do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen Pet), foi o orientador da primeira e da terceira colocadas desta edição, bem como de ganhadores de edições passadas. Ele destaca a alta relevância desse investimento contínuo realizado pela PremieRpet®.

“O prêmio é um reflexo de todo o empenho e envolvimento para tornar as pesquisas cada vez mais consolidadas no Brasil e no exterior. É uma iniciativa que promove na prática o desenvolvimento dos pesquisadores, mobilizando alunos e acadêmicos rumo à geração de conhecimento”, aponta.

 

Vencedores

O 1º lugar foi conquistado por Mariana Fragoso Rentas, orientada pelo prof. dr. Marcio A. Brunetto, com o trabalho “Análise metabolômica aponta influência de biomarcadores consequentes à obesidade felina na evolução de outras comorbidades”. Como prêmio, ela participará do American College of Veterinary Internal Medicine Forum – ACVIM Forum 2022.

Mariana Rentas

“Quero agradecer à PremieRpet® pela oportunidade oferecida a todos os pesquisadores na área de nutrição de cães e gatos. Foi um trabalho árduo, com anos de pesquisa e análise de dados; então, ganhar esse prêmio é muito gratificante, por ver que toda essa dedicação está rendendo frutos importantes. O investimento que a indústria está fazendo no Brasil vai além de incentivar um pesquisador e mostra que nós temos muito potencial e que a pesquisa brasileira impacta o desenvolvimento da pesquisa mundial”, declarou Mariana.

O 2º lugar ficou para Camila Goloni, orientada pelo prof. dr. Aulus Carciofi, com o trabalho: “Consumo de proteína e amido na composição corporal, gasto energético, saciedade, atividade física voluntária e metabolismo de água de gatos domésticos”. O prêmio para o segundo colocado é a participação no 41º Congresso Brasileiro da Anclivepa.

Camila Goloni

“Essa conquista é importante como reconhecimento de todo o estudo realizado para o desenvolvimento da pesquisa, principalmente após o período crítico de pandemia. O prêmio é um incentivo à produção científica de qualidade, para que mais avanços na área sejam realizados e difundidos, promovendo cada vez mais o conhecimento sobre a nutrologia de cães e gatos. Nosso trabalho compila estudos científicos sobre o fornecimento de amido e proteína na nutrição de gatos saudáveis, um assunto relevante e bem discutido pela comunidade científica”, declarou Camila.

Mariana Pamplona Perini, orientada pelo prof. dr. Marcio A. Brunetto, ganhou o 3º lugar com o trabalho “Vantagens e desvantagens das diferentes ferramentas moleculares para avaliação da disbiose intestinal em cães e gatos” e recebeu como prêmio o kindle e e-book Applied Veterinary Clinical Nutrition, de autoria de Andrea J. Fascetti e Sean J. Delaney.

Mariana Perini

“Todos os anos me sinto estimulada a participar do Prêmio, por sua importância e relevância no desenvolvimento da ciência. Este ano tive a surpresa de receber o 3º lugar, e fiquei muito honrada por esse título, que, sem dúvida, me incentiva a continuar sendo pesquisadora. As pesquisas trazem inovações na área de nutrição de cães e gatos, como é o caso da determinação de disbiose em cães e gatos, um tema de grande relevância, mas ainda pouco abordado”, declarou Mariana.

O 8º Prêmio de Pesquisa PremieRpet® recebeu 21 trabalhos originados em sete universidades brasileiras. Todos os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN) da PremieRpet®, além da especialista internacional convidada, dra. Cecília Villaverde Haro, membro da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition (ESVCN), e da dra. Luciana Domingues, médica-veterinária, mestre e doutora em nutrição de cães e gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp). A metodologia utilizada garante o anonimato dos candidatos em todas as etapas da avaliação.

 

Fonte: PremieRpet

https://www.premierpet.com.br/universitarios/premios-de-pesquisa/8o-premio-de-pesquisa-premierpet/