Manual prático de quimioterapia antineoplásica em cães e gatos
Lançamento da Editora MedVet, de autoria de Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira e Andrigo Barboza De Nardi
O Manual prático de quimioterapia antineoplásica em cães e gatos, de autoria de Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira e Andrigo Barboza De Nardi e novo lançamento da Editora MedVet, é um manual que compila informações de aplicação prática na rotina de atendimento de pacientes com câncer. O livro busca facilitar a consulta na procura de informações referentes ao tratamento do paciente oncológico, fornecendo conteúdo atualizado quanto a farmacologia, efeitos adversos e indicações dos quimioterápicos utilizados na rotina clínica. A obra reúne protocolos atuais e corriqueiramente utilizados no manejo terapêutico das mais variadas neoplasias presentes na rotina de atendimento clínico, sendo um material de grande valia ao acervo do médico-veterinário que atua na área da oncologia veterinária.
O Manual prático de quimioterapia antineoplásica em cães e gatos se divide em sete capítulos redigidos por 11 profissionais que abordam de forma clara e objetiva pontos importantes a serem considerados pelo médico-veterinário especialista ou especializado em oncologia antes e ao longo do tratamento de seus pacientes com câncer.
O capítulo 1, “Modalidades de quimioterapia antineoplásica”, descreve as diferentes modalidades quimioterápicas e suas indicações. O capítulo 2, “Classificação dos quimioterápicos antineoplásicos”, traz as principais apresentações comerciais dos fármacos, a farmacologia dos medicamentos, suas indicações, doses, toxicidades esperadas, interações com outros fármacos, contraindicações e precauções a considerar diante da utilização dos quimioterápicos. No capítulo 3, “Quimioterapia metronômica”, abordam-se os princípios da quimioterapia metronômica, indicações terapêuticas, protocolos e efeitos adversos que podem ser observados diante da administração dessa modalidade de tratamento. O capítulo 4, “Protocolos quimioterápicos antineoplásicos”, compila mais de 80 protocolos quimioterápicos que podem ser utilizados nas mais diversas afecções oncológicas que acometem cães e gatos. No capítulo 5, “Efeitos adversos induzidos pela quimioterapia”, apresentam-se os principais efeitos adversos que podem ser observados em pacientes submetidos à terapia antineoplásica, bem como a forma de manejar tais alterações. No capítulo 6, “Biossegurança em quimioterapia antineoplásica”, abordamse os cuidados que o médico-veterinário deve ter ao manipular quimioterápicos, bem como a forma adequada de proceder a sua administração e posterior descarte. Por fim, no capítulo 7, “Eletroquimioterapia”, explicam-se os mecanismos de ação dessa modalidade terapêutica, bem como suas indicações, possíveis protocolos e efeitos adversos oriundos da aplicação dessa técnica.
MedVet