
A PremieRpet, grande parceira da revista Clínica Veterinária, assim como da medicina veterinária do coletivo e do bem-estar animal, é a nossa homenageada nesta edição.
A PremieRpet começou suas atividades em 1995 e ao longo dos anos vem recebendo constantes investimentos em tecnologia, infraestrutura, inovação e nas pessoas. Pioneiros na fabricação de produtos super premium para cães e gatos no Brasil, é hoje uma das maiores, mais modernas e respeitadas empresas de pet food de toda a América Latina, desenvolvendo produtos de alta qualidade que refletem sua atuação na vanguarda do segmento de alimentos para animais de estimação.
Hoje a empresa conta com dois parques fabris, com instalações, estruturas e equipamentos de excelência para garantir produtos de alta qualidade: o parque fabril em Dourado, no interior de São Paulo, e o polo industrial de Porto Amazonas, no Paraná. Dourado concentra as fábricas de alimentos secos, de cookies, de úmidos (gourmet), além de outras estruturas, como o Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN) e o laboratório exclusivo, com alta capacidade de análises. Porto Amazonas conta com linhas de extrusão tecnológicas e laboratório exclusivo com alta capacidade de análises; a unidade foi planejada para receber a certificação Leed Gold, principal selo que reconhece edificações verdes que seguem padrões internacionais.
A empresa ainda apoia a pesquisa em universidades, bem como entidades e ONGs, empenhada no bem-estar e na preservação da qualidade de vida dos animais e na proteção ao meio ambiente.
Entre as ações de sustentabilidade, realiza eventos de conscientização ambiental na empresa; pratica o uso racional, o monitoramento, o controle e o tratamento da qualidade da água; aproveita água pluvial para utilização em sanitários, paisagismo e construção civil (captação de água das lagoas de retenção da fábrica); possui estação de tratamento de efluentes líquidos e lagoas de retenção, que evitam o assoreamento e a erosão do solo; utiliza energia fotovoltaica e energia elétrica de fontes renováveis; emprega caldeiras de biomassa e mantém plantação própria de eucaliptos (ciclo fechado de carbono); promove a coleta seletiva, o gerenciamento de resíduos sólidos e a reciclagem de óleo lubrificante e de outros materiais; treina e capacita profissionais especializados em manejo e conservação de predadores naturais; além de apoiar e desenvolver políticas públicas para a conservação das espécies e de seus habitats.
O apoio que a empresa dá à pesquisa também deve ser ressaltado, entre tantos outros méritos que a empresa vem acumulando ao longo de sua trajetória.
Um exemplo é a parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), no Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen pet). O espaço é uma realização da PremieRpet, fruto da maior parceria entre a iniciativa privada e o mundo acadêmico do setor pet. O convênio técnico-científico vem incentivando fortemente a pesquisa na área de nutrologia e nutrição de cães e gatos, conduzindo o Brasil à posição de destaque no cenário internacional.
Outro exemplo é o Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN). Referência no Brasil, o CDN conta com mais de 17 mil m2 de área total, onde a guarda responsável e o bem-estar animal estão entre as premissas básicas de funcionamento. Toda a infraestrutura foi pensada e voltada para os cuidados dos cães e gatos. Além dos necessários espaços para banho e tosa, o CDN dispõe de laboratório de análises clínicas e ambulatório próprio para check-ups. Para os cães, há parques de área verde, gramados com árvores e sombra natural, espaço com brinquedos, área de exercício e lazer com piscina, área de descanso com aquecimento e solário externo; na área dos felinos, além da sala de recreação há também área de descanso climatizada, quarentenas, maternidade, solário e parques de área verde com redes de proteção.
A empresa também conta com o Instituto PremieRpet, uma associação sem fins lucrativos, criada em 2013, que tem por finalidade apoiar e incentivar pesquisas, estudos e ações em prol da saúde de cães e gatos, bem como iniciativas que gerem qualidade de vida e longevidade a eles e, também, ações sociais diversas. O Instituto PremieRpet® possui um programa de venda de alimentos para cães e gatos que vivem em abrigos a um valor simbólico, cuja arrecadação mantém projetos que visam: apoiar ONGs pelo Projeto de Medicina Veterinária de Abrigos; apoiar projetos sociais diversos; e apoiar eventos e campanhas em prol da saúde única.
O Projeto Medicina Veterinária de Abrigos auxilia ONGs a desempenharem seu trabalho cada vez melhor, fornecendo suporte técnico gratuito e realizado por uma equipe de médicos-veterinários especializados em Medicina Veterinária do Coletivo.
Este projeto é realizado em parceria com a equipe da UFPR – Universidade Federal do Paraná e personalizado de acordo com a realidade de cada ONG. Juntos, por meio dessa iniciativa, promove-se o aumento do bem-estar dos animais nos abrigos e das taxas de adoções.
As ações da PremieRpet podem ser conhecidas por meio de seu site.
ONGs parceiras: https://premierpet.com.br/ongs/
Instituto PremieRpet®: https://premierpet.com.br/sobre-nos/instituto-premierpet/
Para homenagear esta grande empresa parceira, trazemos uma entrevista com Ana Carolina Duprat, Head de Parcerias Estratégicas da PremieRpet, para compartilhar com o leitor os valores e atividades da empresa.
Clínica Veterinária (CV) – Como a PremieRpet descreveria sua relação com os veterinários e qual a importância dessa parceria para o modelo de negócios?
Ana Carolina Duprat (AD) – O médico-veterinário é um parceiro essencial no nosso ecossistema de negócios. Sua colaboração, tanto interna quanto externamente, impacta nas decisões de todas as etapas dos processos. Trabalhamos juntos no desenvolvimento de novos produtos, no apoio às pesquisas científicas e no constante monitoramento de tendências, necessidades e desafios emergentes na nutrição animal.
Além disso, os médicos-veterinários desempenham um papel crucial na recomendação de alimentos que atendem às necessidades específicas de cada pet, garantindo que os tutores façam escolhas conscientes e seguras para a saúde e bem-estar dos animais.
Essa parceria longa e sólida não apenas reforça nossa credibilidade no mercado, mas também amplia nossa capacidade de atender a um público cada vez mais exigente, que busca produtos de qualidade e eficiência comprovada.
CV – Ao analisar a trajetória da empresa, como você definiria o propósito original e de que forma o posicionamento da marca evoluiu até o momento?
AD – A empresa foi fundada com o propósito de oferecer alimentos de alta qualidade para cães e gatos e seguimos fielmente esse compromisso até hoje. Desde o início, nossa missão tem sido criar produtos que atendam às necessidades nutricionais dos pets, sempre baseados em inovação e ciência. Com produtos formulados para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos animais, nossa linha foi pioneira no lançamento de alimentos super premium no Brasil e continuamos a aprimorar constantemente nossos produtos para garantir uma nutrição de alta precisão.
Ao longo dos anos, nossa marca se consolidou não apenas pela excelência de nossos produtos, mas também como sinônimo de bem-estar animal. Nossas campanhas, projetos incentivados e parcerias com ONGs e instituições de defesa são a prova do nosso compromisso com a causa animal. Atualmente, nos posicionamos como uma empresa que promove uma alimentação equilibrada e desenvolve soluções que atendem desde os pets mais saudáveis até aqueles com necessidades especiais, como dietas específicas.
CV – Como você avaliaria o desempenho da empresa em 2024, considerando os principais desafios e conquistas do ano?
AD – O ano de 2024 foi marcado por um balanço muito positivo para a empresa. Apesar dos desafios econômicos globais, conseguimos superá-los com uma gestão focada em inovação e eficiência operacional.
Continuamos a investir fortemente na pesquisa científica, área em que somos reconhecidos internacionalmente pela participação recorde em congressos, com trabalhos apoiados pela PremieRpet premiados, como aconteceu no ESCVN. Também direcionamos esforços ao desenvolvimento de novos produtos, aumentando linhas e oferecendo as melhores soluções para cada etapa de vida dos cães e gatos. Em paralelo, expandimos a operação, como por exemplo com a inauguração da quarta linha de produção em Porto Amazonas, PR, o maior polo industrial de alimentos para pets da América Latina.
CV – Quais são as principais metas e perspectivas da empresa para 2025, e como pretende alcançar esses objetivos?
AD – Em 2025, vamos continuar investindo em ciência, que é o DNA da PremieRpet. Estaremos, mais uma vez, nos principais congressos veterinários tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, vamos ampliar nossas parcerias estratégicas com os mais diversos públicos, como médicos-veterinários, por exemplo, garantindo que possamos ajudar a criar e compartilhar o conhecimento no desenvolvimento do setor, marcando a nossa vocação como uma empresa que fomenta e ajuda a desenvolver o mercado como um todo.
Temos lançamentos já programados para a nossa linha de produtos, com foco em inovações que atendam às diversas necessidades nutricionais dos pets. Nosso consumidor é o centro de tudo que fazemos e, por isso, ouvimos muito o que eles buscam. Por isso, vamos ampliar a linha PremieR Nutrição Clínica, PremieR Formula, entre outros tantas novidades que teremos para 2025.
Outro investimento é na qualificação do canal especializado, já que a PremieRpet é a única empresa que só está nesse canal de vendas. É também parte fundamental do nosso planejamento estratégico. Já lançamos uma campanha de marketing focada nesses lojistas e vamos ter uma série de outras iniciativas para atender a esse público.
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