2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Edições Editorial Abre-alas para 2020
Editorial

Abre-alas para 2020

Editorial 143

Matéria escrita por:

Maria Angela Sanches Fessel

1 de nov de 2019


O ano de 2019 chega ao fim – felizmente, dirão alguns. De fato, o ano começou para parte da população com algumas expectativas positivas, de reativação da economia, de uma justiça mais efetiva, de gestão eficaz de recursos públicos. O que vemos, porém, é um intenso e desconcertante choque de realidade. A economia não anda, a justiça revela tristes bastidores, a gestão pública patina num grau alarmante. 

Gostaríamos de ver nosso país com menor desigualdade social, menos violência, impunidade e corrupção. O que vemos é a liberação de armas e o incentivo à violência policial e geral, o desamparo da educação e da saúde, o desmatamento e a invasão de terras indígenas liberados, a negação dos fundamentos científicos, o cerceamento da liberdade de expressão e a apatia diante dos efeitos do desequilíbrio ambiental – queimadas na Amazônia, desastres como o de Brumadinho, liberação sem critério de agrotóxicos, petróleo em nossas praias, e nada disso é enfrentado como poderia e deveria ser.  

Ficaríamos muito felizes se pudéssemos tratar neste editorial de fim de ano de assuntos mais positivos, mas a trajetória atual aponta para um cenário nada otimista nos planos econômico, social e institucional. Não podemos fechar os olhos. A pesquisa científica agoniza – com grande evasão de pesquisadores para países que valorizam esses profissionais –, a cultura e o conhecimento parecem estar abandonados a um terceiro plano. Sobram manifestações de ideologização e faltam soluções efetivas para os graves problemas do país, que parece estar nas mãos de Deus – ou talvez nas de seu velho oponente.

Para nós, médicos-veterinários, resta-nos tentar extrair desse choque de realidade algo de positivo. Em primeiro lugar, continuar a valorizar o trabalho sério e dedicado, o esforço de preservar nesse universo tão combalido os nossos preceitos de uma ética profissional e pessoal rigorosa, e de seriedade e competência científica. Vemos exemplos magníficos desse esforço em todos os setores da medicina veterinária, na esfera acadêmica, na pesquisa, no trabalho diário de profissionais e empresas. 

Para além das questões e dos factoides que preenchem a mídia e as redes sociais – que muitos querem nos fazer crer que são o que há de mais importante –, é hora de voltarmos os olhos para o que há de bom, para a vida, para o respeito, para o bem-estar de todos os seres e para os excelentes profissionais, professores, diretores de entidades e de empresas que continuam valorizando o trabalho sério, a busca de soluções sensatas, apoiadas no conhecimento, na convivência harmoniosa, na percepção de que vivemos em uma sociedade múltipla e complexa, na qual nossa ação tem certamente uma importância decisiva.

Feliz 2020 a todos.