A importância de manter os escores de condição corporal e massa muscular em pacientes renais crônicos
A verificação do escore de condição corporal (ECC) e do escore de condição muscular (ECM) deve fazer parte da rotina de avaliação clínica, por sua grande importância no diagnóstico e no prognóstico de diferentes enfermidades. Estudos demonstraram que animais com doença renal crônica (DRC) que no momento do diagnóstico apresentavam ECC maior ou igual a 5 numa escala de 9 pontos e ECM igual a 3 numa escala de 4 pontos apresentaram taxa de sobrevida maior do que aqueles que no momento do diagnóstico apresentavam ECC e ECM abaixo do ideal. Animais com DRC apresentam caquexia ao longo do curso da doença, em decorrência de mecanismos inflamatórios desencadeados pela própria enfermidade. Portanto, realizar as avaliações a cada consulta e tomar medidas buscando minimizar a caquexia e a perda de peso é imprescindível para a manutenção da qualidade de vida e a sobrevida desses pacientes.
As perdas de ECC e ECM estão frequentemente relacionadas à falta de apetite e à consequente diminuição na ingestão de energia e nutrientes essenciais pelo paciente. Portanto, a escolha do alimento e o manejo nutricional são essenciais para evitar a diminuição desses parâmetros. Recente pesquisa demonstrou que o fornecimento de um alimento com alta energia, enriquecido com aminoácidos de cadeia ramificada, aminoácidos essenciais e L-carnitina, favorece a ingestão energética diária, assim como a manutenção do peso, do ECC e do ECM em pacientes diagnosticados com DRC em estágios 1 e 2. Nesse estudo, os autores atribuíram a alta energia do alimento ao maior consumo de energia diária e à consequente manutenção do peso e do ECC, já que com menor quantidade de gramas os animais conseguiam atingir a sua necessidade energética. A menor perda de massa muscular foi atribuída ao enriquecimento de aminoácidos essenciais, que foram capazes de regular o metabolismo proteico e mitigar perdas em condições de deficiência de aminoácidos; à presença de aminoácidos de cadeia ramificada, que estimulam a síntese e reduzem a degradação muscular; e, por fim, ao enriquecimento com L-carnitina, que facilita a obtenção de energia ao favorecer a utilização das gorduras.
A linha Fórmula Natural Vet Care foi desenvolvida por médicos-veterinários sob os conceitos mais avançados de nutrição para cães e gatos enfermos, e por isso Fórmula Natural Vet Care Renal oferece perfil nutricional ideal para um alimento coadjuvante ao tratamento da DRC. Os alimentos da linha Fórmula Natural Vet Care Renal oferecem alta energia, são enriquecidos com aminoácidos essenciais e têm teores restritos de fósforo e proteína, além de prebióticos e probióticos; todos esses cuidados visam retardar a progressão da doença, reduzir a azotemia e favorecer a manutenção do ECC e do ECM do paciente.
As versões de alimentos úmidos de Fórmula Natural Vet Care colaboram ainda para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.
Adimax